fbpx

Vistoria de apartamento: dicas para não deixar nada passar!

4 minutos para ler

Comprar um imóvel já faz parte dos planos de muita gente. E na hora de financiá-lo sempre vem aquela vontade de se mudar o mais rápido possível, afinal, quem é que não gosta de ter o seu próprio espaço, não é mesmo?

Mas antes disso, contenha a sua ansiedade e acompanhe cada passo da obra. Leve em consideração que realizar vistoria de apartamento é uma prática fundamental para que o seu sonho não se torne um pesadelo, com infiltrações, janelas quebradas, entre outras falhas técnicas. Veja agora de que forma você pode realizar a inspeção antes mesmo de pegar as suas chaves definitivamente.

1. Acompanhe cada detalhe

No ato da vistoria a construtora fornece o boletim de vistoria com todos os itens a serem verificados do imóvel. Com base nesse documento, anote antes tudo o que precisa ser reparado.

2. Separe itens básicos e vá acompanhado

Para que a qualidade da inspeção seja realizada corretamente, você pode levar um celular ou câmera fotográfica para tirar fotos, outros itens como balde, para que você avaliar o escoamento do box, deverão ser fornecidos pela construtora. Normalmente um profissional da construtora fica presente no apartamento durante a visita, mas não se intimide, pois a verificação precisa ser bem detalhada por você.

3. Verifique as tomadas e interruptores

Se o medidor de energia foi instalado, veja se os disjuntores estão identificados no quadro de luz. Teste todas as tomadas com o carregador de celular e em cada ponto para confirmar o funcionamento dos interruptores, caso os soquetes estejam instalados. Não se esqueça de realizar o teste no interfone para ver se campainha está funcionando.

A construtora sempre realiza os testes de energia, porém, no ato da vistoria sua energia ainda pode estar desligada, já que apenas quando você tem as chaves em mãos é possível solicitar o ligamento da sua energia.

Nos casos onde a energia do apartamento não estiver ligada e a conferência não puder se realizada, considera-se como item de vício oculto. Os vícios ocultos são aqueles que podem aparecer com o uso da unidade e que não são detectados por ocasião na vistoria da sua unidade. Esses itens são atendidos pela assistência técnica da sua construtora.

4. Observe torneiras e vasos sanitários

Cheque os registros e abra todas as torneiras para verificar a saída de água nas tubulações, entupimento nos ralos ou vazamento no encaixe das peças. Acione a descarga do vaso sanitário para avaliar a vazão da água e observe se também apresenta vazamento. Se existirem riscos e manchas nas louças e metais, solicite a troca.

5. Inspecione a pintura

A qualidade da pintura também deve ser avaliada, fique atento as paredes, teto e principalmente a manchas. Além disso, observe atentamente se existem sinais de umidade principalmente no teto e na área das janelas, pois pode ser sinal de infiltração.

6. Teste as cerâmicas

Para cada mancha ou trinca, tire uma foto para que a construtora realize a troca. Os rejuntes e o nivelamento entre as peças também precisam ser olhados com bastante atenção. O caimento do piso para os ralos também é muito importante, fique atento para o box do banheiro e ralos na sacada. Com o uso de um balde, você pode jogar uma quantidade considerável de água em suas proximidades para ver se ocorre o seu escoamento corretamente.

7. Avalie portas e janelas

Manchas de ferrugem e pintura descascada são sinais de que a construtora precisa realizar o reparo. Verifique se todas as portas estão trancando. Abra e feche todas elas algumas vezes para verificar algum tipo de problema. Nas janelas, observe se os vidros foram bem colados e, se estiverem quebrados, marque com um adesivo.

8. Fotografe todos os defeitos

É importante que você analise bem cada detalhe e fotografe todos os defeitos para que a construtora corrigir os erros. Lembre-se que esta etapa é importantíssima e pode diminuir as chances de atraso na entrega do seu imóvel.

De toda forma, uma vistoria de apartamento que apresente o mínimo de reparo possível reflete em uma construtora de qualidade. Para conhecer seu Bild novo entre em contato com a gente! 

Posts relacionados

Deixe um comentário