Veja o que deve constar na checklist para vistoria do imóvel

Quando chega a hora de avaliar a qualidade da obra do tão sonhado apartamento, é preciso constatar se a construtora cumpriu o combinado de acordo com o contrato. Mas antes de realizar a vistoria do imóvel, é aconselhável fazer uma lista de tarefas que ajudará a conferir minuciosamente a sua estrutura e todas as instalações.

Além da checklist, é importante levar:

  • câmera fotográfica;
  • adesivos ou etiquetas;
  • trena;
  • carregador de celular;
  • lâmpada;
  • bolinha de gude e balde;
  • esquadro;
  • cabo de vassoura com ponta de borracha;
  • cabo da chave de fenda;
  • memorial descritivo — documento que relaciona tudo o que vai constar no empreendimento.

Agora que você sabe o que levar na hora da vistoria, veja, a seguir, o que não pode faltar na sua checklist.

Pintura

Observe se as paredes de todos os cômodos — bem como as das áreas comuns do prédio — estão sem manchas ou rachaduras, pois qualquer indício de infiltração é assunto sério e deve ser reportado. A parede também deve estar lisa e a pintura não pode apresentar marcas de tinta escorrendo.

Nivelamento

O contrapiso em desnível pode prejudicar o assentamento do porcelanato ou da cerâmica. A verificação pode ser feita visualmente, mas o uso de um esquadro vai eliminar suas dúvidas, já que as quinas entre as paredes precisam formar um ângulo de 90 graus. Também é possível utilizar uma bola de gude para verificar a falta de nivelamento.

Pisos dos banheiros precisam ter saídas para o escoamento natural da água. Poças não devem existir! Uma dica é colocar uma bola de gude no chão e verificar o seu percurso até o ralo. Utilizando um balde, você pode jogar uma quantidade considerável de água no local e ainda identificar uma possível existência de poças.

Revestimentos

Com o memorial descritivo em mãos, veja se a qualidade dos materiais descritos é a mesma que consta no imóvel. Observe atentamente cada piso e azulejo, pois nenhuma peça pode apresentar riscos ou trincas e todas elas precisam estar bem coladas e rejuntadas.

Para verificar se os revestimentos estão bem assentados, bata levemente com o cabo da chave de fenda em cada azulejo. Quanto ao teste dos pisos, utilize a ponta do cabo da vassoura. Um som oco vai dar uma resposta mais precisa durante essa avaliação.

Pedras, louças e metais

Durante a vistoria do imóvel, verifique se as características dos materiais são as mesmas que constam no memorial descritivo. Analise o estado das pias, vasos sanitários e torneiras, pois pode ser que estejam trincados ou até mesmo com riscos e manchas. Em relação a bancadas de mármore ou granito, confira as medidas com o uso de uma trena.

Portas e janelas

Abrir e fechar portas e janelas é o teste mais simples para atestar a qualidade desses itens. Também é preciso ter atenção a outros detalhes:

  • as portas não podem fechar ou abrir sozinhas, pois isso indica uma falha no caimento durante a instalação;
  • veja se as chaves trancam todas as fechaduras e se as dobradiças não rangem;
  • se o acabamento da porta de madeira for em verniz, observe a qualidade;
  • as janelas precisam ser vedadas corretamente e os vidros não podem trepidar com a ventania;
  • se a estrutura das janelas apresentar riscos ou trincas, marque com o adesivo e fotografe.

Instalações hidráulicas

Abra as torneiras para comprovar a saída de água e feche-as em seguida para verificar se alguma delas vai ficar pingando. Vazamentos nas pias e no sifão também podem ser identificados nesse momento.

Acionar 3 vezes a descarga ajuda a constatar um possível vazamento na instalação, além de mostrar se a vazão da água dos vasos sanitários é o suficiente para a sua finalidade.

Instalações elétricas

Os disjuntores precisam estar identificados no quadro de luz. Se não tiver energia elétrica no apartamento, não se esqueça de comunicar formalmente à construtora que essa inspeção não foi realizada. Com base no memorial descritivo, veja se as tomadas e interruptores estão de acordo em termos de quantidade e especificidades.

Utilize o carregador do celular para o teste das tomadas. Para testar os interruptores, conecte uma lâmpada a todos os bocais. Verifique também o funcionamento da campainha e do interfone.

Viu só como a vistoria do imóvel pode evitar transtornos na hora de pegar as chaves com a construtora? Entre em contato com a gente para conhecer o seu Bild novo!

Deixe um comentário

Share This