fbpx

Vale a pena morar em condomínio fechado? Veja desafios e vantagens

4 minutos para ler

Quando o assunto é decidir onde morar, é normal que muitas dúvidas venham à tona. Isso porque são muitas possibilidades: casa, condomínio, enfim, cada opção tem seus prós e contras. Certamente você já se perguntou se vale a pena morar em condomínio fechado, por exemplo.

E o foco deste post é exatamente esse. Por isso, se você quer saber os principais desafios e vantagens de morar em um espaço assim continue a leitura!

Quais as vantagens de morar em condomínio fechado?

Acredite, há muitos pontos positivos, e é justamente por isso que aumenta cada vez mais a procura por casas e apartamentos em condomínios fechados. Confira os principais:

Segurança

A maioria dos condomínios conta com serviços de portaria, em que a entrada de pessoas e veículos é controlada. Além disso, câmeras de monitoramento também são comuns, bem como rondas nas áreas comuns.

Isso tudo certamente tornará a sua rotina mais tranquila, afinal, a exposição ao perigo é significativamente reduzida.

Privacidade

Se você nunca vivenciou, certamente conhece alguém que passou pela experiência de receber visitas frequentes sem aviso prévio. Vendedores ambulantes e entregadores de panfletos também costumam atrapalhar a rotina de quem preza pelo sossego.

Se você gosta de tranquilidade e privacidade, um condomínio fechado pode contribuir para esse aspecto.

Proximidade entre vizinhos

Sabe aquele medo de não conhecer quem mora perto? Em um condomínio fechado isso não acontece. O convívio diário e as reuniões se mostram como uma forma de estimular a amizade e fortalecer o vínculo entre vizinhos. A consequência disso é o aumento da sua tranquilidade, pois você sabe que pode confiar nos outros moradores.

Espaço para crianças

Se você tem ou pretende ter filhos, saiba que um condomínio fechado oferece muitas opções de entretenimento para a criançada. Piscina, campo de futebol e até parquinho são espaços comuns. A melhor parte disso é não precisar sair de casa para proporcionar momentos de lazer para os pequenos, ou seja, aí está mais uma vantagem: praticidade.

Opções de lazer

E não é só criança que tem espaço garantido. Opções de lazer para adultos não faltam também. Alguns dos espaços comuns são: academia, salão de festas, churrasqueira, piscina e área de esporte.

E quais são os desafios de se viver em um condomínio?

Como em todas as opções, no condomínio também há um lado negativo. Contudo, nem sempre isso é um problema.

Cuidado com o barulho

É comum que condomínios tenham um conjunto de regras que devem ser obedecidas pelos moradores. Essas regras incluem, principalmente, acordo em relação ao barulho. Nos horários estabelecidos não é permitido som muito alto, latido de cachorro e gritos.

Taxa condominial

O valor da segurança e os itens de lazer estão inclusos em algum lugar, e é na taxa condominial, a qual também engloba os custos com limpeza, energia e manutenção.

Distância dos centros urbanos

É comum que os condomínios estejam afastados dos centros urbanos, e isso tem um motivo: proporcionar mais qualidade de vida aos moradores por meio de um ambiente mais silencioso e, consequentemente, propício ao descanso.

Rigidez nas regras

Como falamos, há um conjunto de regras nos condomínios, as quais são debatidas nas assembleias. Embora novas regras possam ser propostas, o processo não é muito simples.

Primeiro é preciso apresentar a nova ideia, sendo necessária a aprovação da maioria dos moradores para que ela seja colocada em prática. Ou seja, mudar as regras não é muito fácil.

Como saber se vale a pena morar em condomínio fechado?

Agora que você já conhece os prós e contras é hora de colocar na balança. De todos os itens abordados, quais são essenciais para a sua rotina? E quais você abre mão? A questão é que a decisão de morar ou não em um condomínio fechado é uma decisão muito individual, isto é, depende de cada pessoa e seus desejos e objetivos.

Se você prefere segurança, tranquilidade e não se importa em seguir regras, certamente um condomínio será o lugar perfeito para construir seu lar! Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens basta avaliar se vale a pena morar em condomínio fechado ou não.

Se você gostou das informações apresentadas, assine a nossa newsletter e receba os próximos posts direto em seu e-mail!


Posts relacionados

Deixe um comentário