fbpx

Vale a pena comprar apartamento na planta?

4 minutos para ler

Um dos momentos mais gratificantes na vida de uma pessoa é quando ela tem a oportunidade de adquirir um imóvel residencial, principalmente, se for o primeiro. A compra é uma demonstração que a vida dela está progredindo.

Porém, esse momento especial costuma gerar alguns questionamentos. E um deles é: vale a pena comprar apartamento na planta? Para que você tome uma decisão consciente, apresentamos algumas das vantagens da compra de um imóvel nessa situação. Acompanhe!

Valorização do apartamento

A maior vantagem de se comprar um apartamento na planta é a valorização que esse imóvel terá. Dependendo da sua localização e das comodidades oferecidas pelo condomínio, o valor de mercado da propriedade, quando as obras estiverem concluídas, pode ser bastante atrativo em relação à cifra paga no início da construção.

A possibilidade de um retorno financeiro maior do que outros investimentos é um dos motivos que fazem com que investidores que atuam no mercado imobiliário adquiram imóveis na planta, com o intuito de revenda futura.

Condições de pagamento mais vantajosas

Ao adquirir um imóvel na planta, você consegue negociar condições de pagamento mais vantajosas do que se estivesse comprando um apartamento pronto. Isso acontece porque a negociação pode ser feita diretamente com a construtora.

Normalmente, é necessário quitar em torno de 30% do valor do empreendimento até a entrega das chaves. O pagamento da dívida restante pode ser feito por meio de um financiamento com a construtora ou com uma instituição bancária.

Personalização do imóvel

O que você acha de escolher o tipo de piso ou o acabamento que será utilizado na cozinha ou nos banheiros? Nada mal, não é mesmo? Saiba que algumas construtoras permitem que o comprador do imóvel na planta faça algumas alterações no projeto original, para que a propriedade tenha as comodidades e necessidades que interessam a ele.

Apenas uma ressalva. Não são todas as construtoras que consentem mudanças no desenho do empreendimento. Portanto, é aconselhável tratar esse assunto antes da assinatura do contrato.

Outra facilidade que a compra do apartamento na planta oferece é a possibilidade de você selecionar qual a unidade de sua preferência. Escolher, por exemplo, um andar específico, um apartamento que receba uma maior iluminação natural em determinado período do dia ou um que tenha uma vista privilegiada.

Prazo para preparar a mudança

Quando opta por adquirir um apartamento na planta, você tem uma certeza: terá um certo tempo para programar a mudança. Sabendo utilizar bem esse período, entre outras vantagens, é possível:

  • economizar na compra do mobiliário;

  • pesquisar opções de decoração;

  • matricular os filhos na escola desejada;

  • vender ou alugar o imóvel anterior, se for o caso.

Sem custos de manutenção

Outra vantagem que a compra do apartamento na planta proporciona é não ter custos adicionais com a manutenção do empreendimento pelos 5 primeiros anos. Essa responsabilidade será da construtora.

Já quem adquire uma propriedade usada não tem esse privilégio. O novo proprietário do imóvel terá que arcar com as despesas não planejadas, caso haja problemas estruturais, hidráulicos e elétricos.

Quando você decidir que vale a pena comprar apartamento na planta, não se esqueça de pesquisar o histórico da construtora. Saiba, por exemplo, se ela já enfrentou problemas financeiros ou na demora da entrega das chaves. Compre apenas de construtoras sérias e compromissadas com o cliente.

Nosso artigo ajudou você? Curta a nossa página no Facebook e aproveite para deixar o seu recado. Sua opinião é muito importante para nós.

Posts relacionados

Deixe um comentário