fbpx

Como trabalhar em casa: dicas para realizar um bom home office

8 minutos para ler

Trabalhar em casa se tornou uma tendência no ano de 2020. O desejo de muitas pessoas de fazer seu próprio horário passou a se tornar uma realidade.

Para garantir uma rotina de trabalho confortável em casa, aqui vão algumas dicas essenciais para manter a produtividade, de forma organizada e com um ambiente preparado para receber o home office.

Como trabalhar em casa?

Para algumas pessoas, pode parecer um desafio, afinal, não é possível controlar alguns barulhos dos vizinhos ou das crianças em casa. 

Entretanto, existem alguns fatores cruciais que podem contribuir para um espaço de trabalho mais produtivo, o que certamente irá te ajudar a aproveitar as vantagens do trabalho em casa.

Para trabalhar em casa é preciso ser responsável, estar num espaço confortável e propício para garantir um conforto que seja suficiente para evitar distrações e produzir de forma saudável.

Cômodo silencioso e bem-iluminado

Conversas paralelas na cozinha, brincadeiras das crianças na sala ou sons externos do condomínio podem atrapalhar a sua produtividade. No entanto, você pode optar por um cômodo mais afastado dessas distrações.

Escolha um espaço propício para fazer seu trabalho e instale uma espécie de escritório lá. Basta uma mesinha de trabalho, um computador e uma cadeira. Pronto! Contanto que você esteja num ambiente mais calmo, ter o essencial já é suficiente.

Opte por um ambiente bem-iluminado, que ajude na concentração, foco e produtividade.

E para tornar o ambiente ainda mais agradável, opte por um espaço que possui janelas. Afinal, a iluminação natural evita o cansaço visual que os eletrônicos e as telas podem causar.

Apenas evite que o computador esteja de frente para a janela, onde muita luz pode te atrapalhar, ou então atrás da janela, evitando o reflexo no monitor. O ideal é posicionar sua mesinha ao lado. Assim você aproveita a luz natural, mas não se prejudica com a luminosidade.

Caso seja necessário, você pode instalar uma cortina para controlar a incidência da luz.

Ambiente confortável

Para melhorar ainda mais o ambiente, você também deve atentar-se a outros detalhes que podem contribuir com mais serenidade, conforto e concentração.

As cores e a temperatura do ambiente podem interferir. Portanto, se possível, escolha um cômodo com cores mais frias e, de preferência, que também contribuam com a luminosidade do ambiente.

Em relação à temperatura, evite extremos. Cômodos muito frios podem gerar tensão muscular. Cômodos quentes demais causam desconforto. Ambos contribuem com a desconcentração e atrapalham a produtividade.

Opte por um ambiente fresco, aconchegante e ventilado.

A decoração também pode contribuir

Além das cores, a decoração também influencia no conforto dos ambientes.

Móveis amadeirados e de tons mais claros contribuem com o conforto. Assim como o uso das plantas, que, além de proporcionar uma estética mais serena e agradável, ajudam no frescor do ambiente.

decoração para trabalhar em casa
Vale a pena investir em em um decoração para o escritório, que ofereça estilo e serenidade.

Assim, contanto que o cômodo esteja bem-iluminado e refrescado, e a atenção possa ficar voltada ao trabalho, sem distrações, você também pode aliar seu estilo à decoração.

Use a criatividade e foque no conforto.

Atenção à ergonomia

É natural que você passe grande parte do dia em uma cadeira. Portanto, alguns dos principais fatores que merecem atenção são: o assento que será utilizado, a altura da tela do computador ou do notebook, e a mesa ou a escrivaninha que será utilizada.

Portanto, para evitar dores, lesões ou desconforto, é essencial optar por móveis adequados que favoreçam uma postura adequada e movimentos mais livres e confortáveis, a fim de evitar prejuízos graves à saúde de médio e longo prazos.

Por isso, escolha uma cadeira que possua controle de altura. Contanto que sua lombar esteja totalmente apoiada no encosto da cadeira e os pés encostem no chão, tudo certo.

Em relação à escolha da mesinha, opte por um móvel que o permita apoiar seus braços, de forma que fiquem paralelos ao chão, e você possa se movimentar para digitar no teclado e clicar no mouse livremente.

Além disso, a altura do monitor ou da tela deve estar alinhada aos seus olhos. Sem que seja necessário abaixar ou levantar a cabeça. Isto evita dores musculares no pescoço e garante maior conforto.

Determine horários específicos e faça pausas

Estipule horários específicos para trabalhar, pois, apesar de você ter mais liberdade para realizar suas tarefas, ter horários específicos ajuda na organização e favorece a produtividade.

Além disso, também contribui para que você não trabalhe em excesso ou fique sobrecarregado(a) por causa de uma possível desorganização em relação aos horários.  

Por meio de pequenas pausas entre as tarefas, pisque e mantenha os olhos fechados por alguns segundos. Levante um pouco, estique as pernas e alongue seus braços e costas.

Desta forma, você evita a tensão no corpo, mantém a disposição física e melhora a concentração.

Quais as maneiras de trabalhar em casa?

Quais as opções para trabalhar em casa, de acordo com as diferentes formas de trabalho?

Em termos de conforto, produtividade e infraestrutura, você já sabe como trabalhar em casa. Mas quais são as diferenças em relação às formas de trabalho? É possível fazer home office em todos os casos?

Confira a seguir de quais maneiras é possível trabalhar em casa, de acordo com três diferentes formas de trabalho.

Autônomo

Sem relação fixa de trabalho, o profissional autônomo trabalha de acordo com a demanda de diferentes projetos que são solicitados a ele e acordados numa relação de trabalho entre ele e o contratante. É o que faz um freelancer, por exemplo.

Sua remuneração depende da quantidade de horas trabalhadas ou do número de projetos feitos. O que também contribui com maior liberdade criativa, dependendo dos casos, flexibilidade e autonomia. 

Funcionário CLT

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, também é possível trabalhar em casa sendo um profissional com carteira assinada. Afinal, atualmente existem muitas empresas que contratam profissionais para exercer seus serviços remotamente, o que exclui a necessidade de trabalhar presencialmente.

O trabalho CLT também garante alguns benefícios, como vale-alimentação, por exemplo. Um ponto que contribui bastante com as despesas de casa, sem necessitar se deslocar até o escritório.

Empreendedor

Os empreendedores trabalham por meio de um negócio próprio, portanto não prestam serviços para terceiros.

Inclusive, com o avanço digital, muitos empreendedores têm se lançado no mercado, por meio de lojas on-line de produtos, como vestuário, decoração e, até mesmo, serviços.

O empreendedor que trabalha em casa tem como principais vantagens: conter custos e aumentar as possibilidades de lucro e até investir em mais horas de trabalho, por exemplo, mas, claro, de acordo com as suas possibilidades.

Vantagens de trabalhar em casa

Trabalhar em casa pode contribuir de forma muito positiva com a sua rotina e qualidade de vida.

O home office inclui algumas vantagens que, inclusive, podem contribuir com uma maior produtividade no trabalho.

Dispensa deslocamentos

Por meio de responsabilidade, disciplina e organização, é possível trabalhar em casa com tranquilidade. E a melhor parte: você não precisará enfrentar o estresse do trânsito, afinal, está trabalhando de casa.

Dispensando o deslocamento até o escritório, você também economiza gasolina, despesas com o carro e, inclusive, pode economizar o valor da passagem de ônibus ou metrô, caso você utilize esses transportes.

O autogerenciamento também pode contribuir com uma maior produtividade e concentração no trabalho.

Economia

Trabalhar em casa pode ajudar a economizar o dinheiro do combustível, mas também pode contribuir com a economia em relação ao almoço.

Afinal, trabalhando em casa, você pode se organizar e deixar as refeições preparadas previamente. Assim, não precisa gastar com restaurantes ou delivery, como é o caso de quem trabalha no escritório, por exemplo.

Melhor organização

Sem o tempo que você normalmente gasta no deslocamento até o escritório, trabalhar em casa pode ser a oportunidade perfeita para organizar a sua rotina de maneira mais efetiva.

Aproveite ao máximo a flexibilidade do horário para produzir e também garantir qualidade de vida durante a semana.

Afinal, com mais horas disponíveis dentro de casa, você pode praticar um hobby que você gosta, começar a se exercitar ou, até mesmo, ler o livro que está parado na estante há algum tempo devido à falta de tempo.

Para isto, a chave é se organizar. Crie uma rotina real que você possa seguir e, além de produzir, possa também se alimentar melhor, descansar a mente e o corpo, assim como realizar atividades que te deem prazer e alegria.

Equilíbrio é tudo.

Esta matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de imóveis novos do Brasil.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário