fbpx

Saiba o que é importante na hora de escolher onde morar

3 minutos para ler

Escolher o lugar onde morar nem sempre é uma tarefa fácil. A localização de um imóvel pode determinar uma série de fatores que impactam na qualidade de vida. Mas você sabe quais são os critérios necessários para acertar nessa escolha? Confira neste post!

1. Comodidade

Nada melhor do que sair de casa a pé e encontrar um mercado logo ali na esquina, não é mesmo? Esse tipo de comércio básico próximo à residência otimiza o tempo das pessoas. A localização do imóvel também precisa contribuir positivamente com a sua rotina diária. Avalie o trajeto e o tempo de deslocamento que você levaria para chegar à escola, ao trabalho ou à academia.

Morar perto de amigos ou membros da família também é fator decisivo para muita gente. Além de não precisar se deslocar tanto para ver as pessoas de sua afinidade, você vai ter companhia para fazer uma simples caminhada no bairro e também pode contar com eles em situações emergenciais, como ser levado até um hospital, por exemplo.

Região com opções de lazer proporciona melhor qualidade de vida para os moradores, principalmente quando não é necessário se deslocar muito para ir a shoppings, cinemas, parques ou praças. Mas se você é daqueles que não abre mão de receber amigos e familiares em casa, verifique se existem áreas para estacionamento de veículos na sua rua.

2. Mobilidade

Interferindo significativamente na vida das pessoas, o trânsito envolve toda a sociedade, enchendo ruas e avenidas de automóveis e ônibus. Diante de engarrafamentos e outras eventualidades, é importante simular caminhos alternativos para chegar até o imóvel que você está avaliando.

Calcule a distância e o tempo de cada percurso que você normalmente faria se estivesse morando em determinado bairro. Uma região com maior número de linhas de ônibus pode oferecer uma variedade de itinerários e destinos, tornando prática a vida de seus habitantes.

3. Segurança

Morar em um local seguro é prioridade na hora de optar por onde viver. Não adianta estar em um belo apartamento se até para ir à padaria você tem receio de ser assaltado. Procure saber se, nas proximidades, tem um posto policial ou se existem serviços particulares de segurança.

Hoje em dia, é muito comum as vizinhanças se mobilizarem contra a criminalidade, principalmente com o apoio das associações de moradores. De toda forma, algumas ruas podem ficar desertas em determinado horário do dia. Para se ter uma ideia de como é o movimento, circule pela região em horários e dias alternados.

A iluminação pública também favorece a segurança do ambiente, já que aumenta a circulação de pessoas até mais tarde. Veja também se no condomínio existe uma iluminação adequada nas áreas comuns, a fim de garantir a proteção residencial.

Dentro desses requisitos que auxiliam na busca pelo imóvel ideal, cidades como Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Franca e Piracicaba têm importante destaque. Essas cidades do interior de São Paulo possuem grande infraestrutura e muitas delas dividem o seu espaço urbano com muitos parques e reservas florestais.

E então, você já sabe onde morar neste ano? Veja também como a proximidade de áreas verdes impacta na saúde!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This