fbpx

Saiba como fazer a decoração de sala de estar conforme sua personalidade

6 minutos para ler

A decoração de sala de estar requer um cuidado todo especial, pois é um dos locais mais agradáveis da casa, onde é possível relaxar e ler um bom livro, por exemplo. Tornar esse ambiente harmonioso, imprimindo um pouco de sua personalidade é essencial para deixá-lo aconchegante.

Por outro lado, a sala de estar é também aquele espaço confortável em que recebemos familiares e amigos, por isso, deve ser bem decorado e causar uma boa impressão. Cuidar dos detalhes e escolher o estilo que tenha a ver com quem reside na casa é essencial.

Neste post, vamos dar algumas dicas de como tornar a sua sala de estar um ambiente confortável e convidativo para os vários momentos. Continue a leitura e confira!

Escolha seu estilo de decoração de sala de estar

Para começar, a decoração de sala de estar deve seguir um estilo, visto que, assim, fica bem mais fácil manter uma coerência entre os componentes e os móveis. Geralmente, quem mora na casa escolhe o tipo de decoração que tenha a ver com seus gostos e suas preferências. Conheça algumas alternativas!

Industrial

Vamos começar pelo estilo industrial, uma das fortes tendências em decoração de interiores. Ele surgiu em Nova York, na década de 50, e se mantém até hoje. Naquela época, as pessoas passaram a utilizar galpões como residências, daí aquela aparência característica com paredes bem altas.

Algumas de suas particularidades é a utilização de tijolos, cimento queimado, concreto e tubulações aparentes. Além disso, é forte a presença da madeira de demolição em móveis e peças metálicas que contribuem para esse estilo despojado.

A decoração do tipo industrial pode ganhar realces com a ajuda de cores quentes utilizadas em sofás, poltronas e em itens de decoração, garantindo, dessa forma, um espaço mais aconchegante. Fora isso, é possível agregar toques pessoais por meio de elementos decorativos, como abajur, quadros e tapetes.

Minimalista

Trata-se de um estilo que vem ganhando adeptos há muito tempo e não sai de moda. Afinal, o “menos tem sido mais” em muitas vertentes, e nesse estilo decorativo é uma regra. Sua filosofia agrada aos que buscam um estilo de vida funcional em que o consumismo não é valorizado.

Os ambientes minimalistas se caracterizam por uma aparência limpa, com destaque para cores leves, priorizando o funcional e, principalmente, o essencial. Diante disso, quanto menos móveis houver, mais ar minimalista terá o espaço.

High tech ou futurista

As casas inteligentes são espaços altamente tecnológicos, com muitas das novidades do setor sendo aplicadas na decoração. Mas tudo em nome do máximo conforto e funcionalidade.

Nesse tipo de décor, a robótica, o reaproveitamento energético e a automação são muito utilizados. Controlar a iluminação da casa toda, assim como poder assistir a um robô limpar a casa são pequenos exemplos desse conceito high tech.

Retrô

O retrô faz uma releitura de peças utilizadas no passado, mas trazendo a tecnologia dos tempos atuais. Para os que apreciam esse estilo, é possível encontrar elementos recriados, como móveis, eletrodomésticos e revestimentos. Ainda explora a combinação de cores vibrantes e neutras, além do Pop Art.

Vintage

Caracteriza-se por valorizar peças antigas na decoração. Tem um apelo sentimental, mas baseado em conceitos estéticos que ganharam força com o passar do tempo. As principais fontes utilizadas para encontrar peças antigas são os brechós e as lojas de móveis do gênero. O ideal é quebrar o vintage, mesclando com outros estilos.

Contemporâneo

As linhas, os elementos neutros e as formas geométricas se destacam nesse estilo. Nos móveis, ele conta com peças grandes e espaçosas. Os materiais mais utilizados são preferencialmente lisos, que podem ser vidro, inox, espelho, pedra polida e madeira.

Por fim, existem muitos outros estilos de decoração, como clássico, rústico, provençal, étnico e romântico. Então, é só escolher o seu!

Fique de olho nas medidas da mobília

Na hora de escolher a mobília para a sala de estar é essencial verificar as medidas disponíveis e considerar o espaço que deve haver entre os móveis. Esse cuidado garantirá, também, uma melhor circulação na área da sala, a fim de que se possa andar pelo ambiente de maneira fluida.

Por isso, invista em peças compactas e priorize a harmonia do ambiente, deixando tudo disposto de maneira equilibrada.

Trabalhe a iluminação e as cores

Garantir uma boa iluminação contribui bastante para a decoração de sala de estar. Afinal, todos os detalhes contam muito para um resultado positivo. Por isso, alguns elementos são essenciais.

Para começar, explore a luz natural que entra pela janela. Utilize cortinas leves e claras e evite móveis que possam bloquear essa iluminação, como armários e estantes.

Após isso, pense na luz artificial. O ideal é utilizar uma luz difusa que espalhe e suavize a sua intensidade por todo o espaço. Essa é, na verdade, a luz ideal para cômodos de maior permanência em uma casa.

As principais formas de conseguir esse tipo de iluminação são por meio de lustres, plafon, led embutido, spot de trilho, entre outros.

Evite excessos de decoração

Evite entulhar a sala com móveis desnecessários. Garantir a boa circulação de pessoas no espaço é essencial. Isso se refere a tudo, como cadeiras, mesinhas e outros elementos de decoração que possam comprometer o espaço do local.

Criar um clima aconchegante utilizando a regra “menos é mais” é sempre uma boa alternativa para garantir um ambiente agradável e equilibrado.

Utilize plantas e flores no décor

Utilizar flores e plantas na decoração de sala de estar é uma forma de dar mais vida ao local, trazendo a natureza para dentro de sua casa. Existem muitas variedades, que vão desde as suculentas, passando por folhagens e flores até chegar aos jardins verticais. Ou seja, são opções que agradam a todos os gostos.

Aproveite nossas dicas e agregue mais estilo e conforto na decoração de sala de estar. Afinal, quem não quer um ambiente, além de estiloso, confortável e aconchegante, não é mesmo? São dicas simples que podem ser implementadas com facilidade!

Gostou de nossas sugestões? Deixe um comentário sobre o assunto e conte o seu estilo preferido. Vamos adorar saber!

Posts relacionados

Deixe um comentário