fbpx

Saiba como escolher um imóvel na planta!

4 minutos para ler

Comprar um imóvel é uma conquista que caracteriza um ótimo investimento, tanto para quem pretende morar, quanto para quem vê aí uma boa oportunidade de investimento. Por isso, muita gente opta por comprar o imóvel ainda na planta. Negócios desse tipo estão sempre carregados de ofertas vantajosas e boas condições de pagamento.

No entanto, para saber como escolher um imóvel na planta, você precisa estar atento. Pensando nisso, listamos algumas dicas imperdíveis que vão ajudar você a escolher com tranquilidade, tirar dúvidas e evitar surpresas desagradáveis. Confira!

Fique atento aos valores

Saber quanto você pode gastar e como vai pagar é algo básico na compra de qualquer imóvel. Mas, quando é feito com imóveis na planta, outros fatores precisam ser considerados. Você precisa ter certeza de que seu banco vai liberar um limite de financiamento suficiente para sua compra.

O custo do imóvel passará por reajustes que podem aumentar em até 20% o valor final. Isso acontece em função do Índice Nacional de Custos da Construção (INCC). Nesse sentido, antes de começar a procurar o imóvel, vá ao banco e simule quanto você poderia assumir de parcelas por mês.

Mantenha olho vivo nos detalhes

Confira a situação do empreendimento para não ter dor de cabeça. No Cartório de Registro de Imóveis, verifique se tudo está regular e se as características do empreendimento conferem com o memorial descritivo do seu registro. Na Prefeitura, veja se há impedimentos sobre a construção ou o terreno.

Outro detalhe importante são as datas de entrega do imóvel pronto. Por mais competente que a construtora seja, imprevistos e atrasos são comuns no processo. Por isso, fique de olho para não atrelar compromissos pessoais, como sua mudança para lá, ao prazo de entrega da obra.

Procure saber sobre as possibilidades de personalização

Uma das maiores vantagens do imóvel na planta é a possibilidade de personalização. Você pode customizar e decorar da forma que melhor lhe agradar. Dá para escolher os acabamentos, os azulejos, os pisos, as instalações da cozinha e do banheiro.

Alguns empreendimentos permitem, inclusive, modificações não previstas na planta inicial, como derrubar paredes para a ampliação de ambientes. Além disso, comprar na planta é sinônimo de instalações mais modernas e que vão deixá-lo livre da necessidade de manutenção por um longo tempo.

Considere o potencial de valorização

Se você levar em consideração fatores como o potencial de desenvolvimento do bairro, seus lucros podem ser excelentes. Um imóvel sempre é valorizado quando está localizado em uma região que recebe melhorias estruturais como comércio, estações de metrô e áreas públicas de lazer.

Casas e apartamentos em grandes empreendimentos, como condomínios com parques e áreas de convivência, podem dar um retorno considerável se sua intenção é alugar ou vender o imóvel. E isso também vale para aqueles próximos a shoppings, cinemas e atrações turísticas.

Planeje para o futuro

Adquirir um imóvel na planta oferece outros tipos de vantagens para quem vê aí a realização de um sonho pessoal. Além de ser um passo importante na construção de seu patrimônio, imóveis próprios são uma garantia de segurança familiar.

Por ser uma área que sofre pouca desvalorização, é uma ótima saída para quem planeja ver a família crescer. Comprando um imóvel na planta, você também pode garantir o conforto e a segurança de futuros novos membros na família.

Priorize uma boa qualidade de vida

Ter uma boa qualidade de vida é o desejo de todo mundo. E, ao escolher um imóvel na planta, você pode realizá-lo. Os novos empreendimentos têm ótimos projetos com foco nas áreas externas. Isso inclui duas ou mais vagas na garagem, academias, playgrounds para crianças de todas as idades, churrasqueiras e espaços gourmet, quadras de esportes, piscinas de diversos tamanhos, espaço para os animais de estimação, varandas comunitárias e até lavanderias de uso comum.

Entre os planos de realização pessoal de muita gente, tornar realidade o sonho da casa própria, certamente, é um dos maiores. Portanto, saber como escolher um imóvel na planta pode ajudar a concretizar isso de forma mais rápida e eficiente.

Para ter acesso a outras dicas exclusivas e ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário, assine nossa newsletter e se mantenha sempre bem informado!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário