O sonho da casa própria é o mais comum entre as pessoas. Porém, às vezes faltam recursos ou existe um medo de fazer um investimento tão grande, e as pessoas acabam optando pelo aluguel. E aí o tempo vai passando, as prioridades podem ser outras e a construção do seu patrimônio fica cada vez mais distante.
Mas, realmente vale a pena investir num imóvel próprio e sair do aluguel?
Para começar, sabemos que todo o dinheiro gasto no aluguel, que muitas vezes não é nada baixo, não traz qualquer retorno. Apesar do aluguel garantir mobilidade, existem alternativas acessíveis como, por exemplo, um financiamento que ajuda você a alcançar o sonho de comprar um imóvel.
Além do fator econômico, morar num imóvel de terceiros traz aquelas dores de cabeça de burocracia, restrições de contrato e exigências do locador. Você também fica mais preso para realizar mudanças, melhorias ou decoração na casa ou apartamento, pois, afinal, esse lugar não é seu.
Quando você, finalmente, tem um lar para chamar de seu, encontra estabilidade, liberdade e tranquilidade e ainda vive a alegria de realizar um sonho. Esses itens parecem tentadores, mas se você ainda se sente inseguro em tomar essa decisão de compra, confira algumas razões para sair do aluguel de uma vez por todas:
Estabilidade
Não há nada melhor do que morar em um lugar que é seu. Seu imóvel próprio lhe traz a estabilidade e a tranquilidade de não se preocupar com final de contrato ou outras burocracias do aluguel.
Investimento
A compra de um imóvel também é uma forma muito legal de investimento, que pode trazer retornos financeiros bem relevantes no seu futuro. Além da possibilidade de vendê-lo e comprar outro novo, você pode alugar e ter uma renda extra.
Liberdade
Reformas e projetos de decoração estão liberados de uma vez por todas. Quando o imóvel é seu, você tem a liberdade de configurá-lo de acordo com o seu gosto pessoal sem o consentimento do proprietário. Afinal, o proprietário é você mesmo!
Tranquilidade
Quando a gente mora de aluguel, estamos sempre sujeitos à preocupação com ajustes no valor, mudanças contratuais, impostos e taxas. Nem sempre estamos preparados para eles e, muitas vezes, temos que apertar daqui e dali por não ter outras alternativas. Com o seu imóvel, você vive tranquilo sem essas preocupações.
Facilidade
Sabe aqueles reparos simples como vazamentos e umidade que às vezes aparecem em casa? Eles vão depender apenas de você, sem precisar entrar em contato com o proprietário e imobiliária e ficar sujeito aos prazos e disponibilidade de recursos dos mesmos. Você mesmo é o dono das decisões da sua casa e pode melhorá-la quando e como quiser.
Financiamento
Por fim, você deve estar pensando que sair do aluguel é uma ótima ideia, porém não tem o dinheiro para esse investimento. Já pensou em financiar? Existem muitas oportunidades acessíveis para ajudá-lo a realizar esse sonho. Com juros mais baixos e facilidades de pagamento, é possível. Além das instituições financeiras de financiamento, também é possível financiar diretamente com a construtora (Bild). Se quiser saber mais, converse com nossos consultores.
Saúde financeira
Sair do aluguel e investir no seu próprio imóvel faz bem para suas finanças. Cada centavo investido no imóvel próprio retorna para você. É como trocar uma despesa mensal por um investimento. Muitos imóveis também vão sofrendo uma valorização ao longo do tempo, possibilitando que você aumente seu patrimônio. Sem contar que ter imóvel lhe traz uma segurança patrimonial: você fica bem na praça para comprovar sua renda e conseguir empréstimos.