fbpx

Quer comprar um apartamento? Aprenda a definir metas financeiras!

4 minutos para ler

Comprar um apartamento é o sonho de muita gente, porém nem todo mundo se atenta à importância de um planejamento com metas financeiras para concretização deste importante desejo.

Neste artigo vamos falar sobre como adotar metas financeiras que podem ser úteis na hora de juntar dinheiro para a aquisição do seu imóvel. Também daremos dicas sobre como se programar da melhor maneira possível. Se você desejar saber mais sobre o tema, continue a leitura e acompanhe.

Tenha um planejamento financeiro

A compra de um imóvel é um passo importante para a maioria das pessoas. Quem toma esta decisão, no entanto, precisa ficar atento à importância de um planejamento financeiro para que seu projeto saia do papel. Pense bem: de nada adianta você sonhar com seu apartamento se não estiver disposto a se organizar financeiramente, uma vez que dificilmente terá dinheiro para isso. 

Neste contexto o planejamento financeiro correto ajuda a manter a organização, disciplina e foco durante todas as etapas do processo. Para definir um bom planejamento financeiro para comprar seu apartamento, adote medidas como:

  • defina seu objetivo;
  • faça uma análise sincera de sua situação financeira com anotações precisas de todos as receitas e despesas;
  • compare o valor necessário para a compra do imóvel com o resultado do seu levantamento financeiro;
  • defina metas de economia e busque ao máximo alcançá-la;
  • se for preciso diminua gastos supérfluos e/ou desnecessários;
  • pesquise a melhor opção de acordo com seu orçamento e mantenha-se informado sobre o mercado de imóveis. Existem linhas e créditos com facilidades (juros baixos, subsídios, prazos longos) oferecidos pelo governo;
  • procure negociar com empresas que ofereçam vantagens como entrada parcelada e documentação gratuita, por exemplo.

Seja realista

Quanto mais realista for a sua meta financeira, maior será a chance dela ser alcançada, sendo assim leve em consideração a sua realidade financeira (ganhos, gastos etc.) na hora de estabelecer a meta.

Diferencie metas de desejos pessoais

Ter uma meta é diferente de ter um desejo. Na verdade as metas são caminhos para atingir o desejo final de comprar o seu apartamento, portanto, mantenha o foco no cumprimento das metas, até que o desejo seja realmente realizado.

Revise periodicamente suas metas

Tão importante quanto traçar uma meta é revisá-la periodicamente e analisar como está seu andamento, uma vez que pode haver mudanças de circunstâncias no período. Caso seja necessário é indicado realinhar a meta e adequá-la à sua realidade e expectativa.

Preze pela objetividade

Mantenha o máximo de clareza possível na hora de definir suas metas financeiras. Especifique bem os seus objetivos com um planejamento detalhado sobre os valores necessários, prazos, rendimentos etc.

Analise formas de pagamento

Existem formas de pagamento adequadas para cada tipo de comprador. É preciso que você avalie com atenção qual é o pagamento que mais se encaixa na sua situação. 

Pagamento à vista

Quem possui o valor necessário pode fazer o pagamento à vista, em casos de ser a primeira compra, é possível usar o FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) no valor da entrada ou abatimento do total.

Financiamento

Esta é a opção de compra mais comum. Ela também possibilita o uso do FGTS para diminuir o valor das parcelas. Neste caso é importante pesquisar a melhor opção levando em conta valor de entrada, taxas de juros e prazo de pagamento, entre outros.

Também é importante pesquisar opções de financiamentos facilitadas como o Programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal que tem como objetivo oferecer melhores condições para a compra da casa própria para famílias com renda máxima de R$7.000,00.

Consórcio

O consórcio funciona basicamente como uma poupança, onde o consorciado paga mensalmente uma parcela destinada à compra de determinado bem. Nesta modalidade cada pessoa compra uma carta de crédito, onde cada mês um integrante do grupo é sorteado para adquirir o produto. Uma das principais vantagens do consórcio é a taxa de juros bem menor em relação a um financiamento.

Neste artigo falarmos sobre a importância de se adotar metas financeiras para comprar um apartamento. Organizar-se é uma questão muito importante para a concretização de um sonho tão importante.

Se você ainda não tomou a decisão final, saiba mais sobre como funciona o financiamento de apartamentos.

Posts relacionados

Deixe um comentário