fbpx

Não perca 8 ideias incríveis para organizar o quarto com home office

6 minutos para ler

Uma das grandes tendências do setor imobiliário no momento é a valorização de ambientes que permitam que os moradores passem mais tempo e realizem as suas principais atividades sem a necessidade de saírem de casa. Diante dessa realidade, você não pode deixar de conhecer essas 8 ideias incríveis para organizar o quarto com home office.

Trabalhar à distância passou a ser algo extremamente comum, sobretudo com os avanços das tecnologias de comunicação, da qualidade da internet e da eventual obrigação de distanciamento social. Quer descobrir como a organização pode influenciar na produtividade e trazer bons resultados? Então, continue lendo este post!

1. Aposte nos espaços multifuncionais

O quarto com home office é, por si só, um espaço multifuncional, tendo em vista que aproveitará um ambiente não apenas com a função primária para a qual este foi projetado, que seria de um local de descanso, mas também para que você realize atividades que seriam mais comuns em uma empresa ou escritório.

Sendo assim, se você não pode abrir mão de um cômodo exclusivo para trabalhar, o ideal é apostar em tornar, pelo menos, uma parte da metragem exclusivamente para isso. Separe um canto ou uma parede, de forma que seja criado um lugar próprio para o seu ofício, recebendo os móveis e artigos essenciais para o seu dia a dia.

2. Planeje móveis para suas atividades

Planejar os móveis para as suas atividades é, definitivamente, uma das ideias incríveis para organizar o quarto com home office. Você deve listar as tarefas que realizará no ambiente e, com isso, escolher os itens necessários para isso, de forma que seja mais fácil dimensionar e planejar tudo de acordo com suas demandas e necessidades.

A mesa de trabalho, por exemplo, é muito importante e é nela que você deixará os principais artigos da rotina, como seu notebook, blocos de anotação, livros e assim por diante. É interessante que o seu tamanho proporcione conforto e possibilite que o mouse e o teclado fiquem na mesma altura, para que você tenha mais conforto ao digitar.

3. Compre uma cadeira apropriada

Depois da mesa, a cadeira é a outra das maiores estrelas de um quarto com home office. Mais do que apenas um item que componha a decoração, é essencial que ela seja ergonômica e aconchegante, uma vez que você passará horas sentado e desenvolvendo as atividades fundamentais para o seu ofício, seja ele qual for.

O critério básico é que a cadeira para o seu quarto home office ofereça conforto em todos os aspectos, preferencialmente com braços e um bom material. Um ponto relevante, por exemplo, é para o caso de você precisar se movimentar muito ou ter uma bancada grande, pois são situações que indicam que a sua cadeira deve ter rodinhas.

4. Adquira alguns nichos e prateleiras

Os nichos e prateleiras para o quarto com home office são uma excelente maneira de ganhar em organização e praticidade. Além disso, eles são um benefício para as suas finanças, uma vez que não são caros e têm boa qualidade. Você poderá utilizá-los para organizar livros, documentos e até mesmo como apoio para colocar porta-retratos.

Existem muitos tipos e versões atualmente no mercado, com modelos quadrados, redondos, retangulares, coloridos, entre outros. A escolha fica por conta do seu gosto e de como você decorou o resto do local. Uma opção interessante é usar vários nichos pendurados em sequência, como se fosse uma estante.

5. Invista em caixas organizadoras

Assim como os nichos e prateleiras, as caixas organizadoras são uma escolha que não pesa no bolso, mas que pode ajudar bastante na organização do ambiente. Elas podem ser usadas em todos os cômodos, mas caem muito bem em um quarto com home office. Você só precisará escolher o modelo mais adequado, de acordo com suas necessidades.

Com elas, você poderá deixar diversos itens reunidos, empilhados e devidamente conservados. Além disso, as caixas organizadoras permitem a divisão por categorias, o que é excelente para quem trabalha com documentos, por exemplo. E, de quebra, eles estarão protegidos contra a poeira e umidade, bem como contra a ação do tempo.

6. Posicione a mesa embaixo da janela

Uma dica muito comum para quem vai montar um quarto com home office é, quando possível, posicionar a mesa embaixo da janela. Sabemos que não são todos os cômodos ou estilos de decoração que permitem esse tipo de arrumação, mas o fato de contar com a claridade e a iluminação natural costuma ajudar muito na produtividade.

Outro aspecto importante é que, dependendo da sua área de atuação, a luz do sol pode ser melhor do que a artificial. Também vale lembrar que a vista da janela permite o contato com a rua e o ambiente externo, se tornando uma alternativa para relaxar depois de ficar várias horas trabalhando.

7. Faça a decoração com objetos pessoais

Uma dica bacana para quem quer trabalhar em um home office no próprio quarto é dar uma caprichada na decoração com objetivos pessoais. Isso traz mais aconchego para o ambiente.

Além dos porta-retratos com fotos da família, que podem ser colocados em cima dos nichos, prateleiras e caixas organizadoras, pode também pode selecionar os livros favoritos, artigos que trouxe de viagens antigas ou outras referências que o agradam, como imagens de personagens famosos ou itens que façam alusão a seus filmes ou músicas preferidas.

8. Não abra mão de uma boa iluminação

Por fim, para organizar o quarto com home office, você não pode se esquecer de uma boa iluminação. Mesmo que você tenha posicionado sua mesa em frente à janela, como falamos acima, é preciso lembrar que existem os dias chuvosos e que, eventualmente, você pode precisar estudar ou executar alguma tarefa em horários noturnos.

Contar com lâmpadas eficazes, spots e/ou lustres de alto padrão é muito importante. Além disso, você não pode deixar de unir iluminações diretas e indiretas, para tentar deixar o cômodo claro como um todo. O seu planejamento deve contemplar também, pelo menos, uma luminária ou abajur, cujo deve ficar sobre a sua mesa de trabalho.

Agora você já sabe como organizar o quarto com home office. Faça o preparo adequado, siga nossas dicas e fuja de questões que podem atrapalhar a produtividade, como a mesa bagunçada, a falta de espaço, o barulho ou falta de claridade. Afinal, o seu trabalho, mesmo remotamente, deve manter a qualidade e os resultados que você sempre obteve!

Gostou de conhecer essas ideias incríveis para organizar o quarto com home office? Então, confira nosso outro post que fala sobre trabalhar em casa!

Posts relacionados

Deixe um comentário