fbpx

Quando comprar um imóvel? Respondemos tudo!

6 minutos para ler

Investir no setor imobiliário é, quase sempre, uma boa ideia, sobretudo se pensarmos que se trata de um segmento extremamente valorizado no Brasil e que consegue se sair bem até mesmo nos momentos de crise. No entanto, você sabe quando comprar um imóvel? Para responder a essa pergunta, escrevemos o post de hoje.

O fato é que, por mais vantajoso que o setor seja, vale a pena ter um olhar um pouco mais atento e analisar em que condições o investimento pode ser mais certeiro, de maneira que você transforme a sua vida de forma positiva e sem dores de cabeça. Continue lendo e descubra como fazer isso!

Por que comprar um imóvel?

Para começar o conteúdo, vamos mostrar por que você deveria comprar um imóvel. Motivos para isso não faltam e, como dissemos, é um setor seguro, com excelente potencial de valorização. Porém, isso não é tudo: uma propriedade proporciona mais qualidade de vida, possibilidade de personalização e formação de patrimônio, como você poderá ver a seguir.

Mais qualidade de vida

Você pode até não ter pensando sobre isso, mas um imóvel próprio acaba proporcionando mais qualidade de vida por diversas razões. Primeiro, trata-se de um investimento seguro, com o qual você e sua família podem dormir tranquilos, sem medo de perder dinheiro, como poderia acontecer por meio de títulos financeiros ou ações.

A tranquilidade é ainda maior quando você considerar que uma casa, apartamento ou mesmo um terreno pode ser tido como uma reserva que, em uma situação de extrema urgência, pode ser usada — ainda que essa não seja a sua intenção inicial. O mercado imobiliário, portanto, é uma opção para quem quer viver melhor.

Liberdade de personalização

Um dos fatores que acaba pesando quando alguém está em dúvida sobre alugar ou comprar é a possibilidade de personalização. Afinal, quem mora em um lugar alugado não pode fazer qualquer mudança e precisa seguir as regras estabelecidas pelo senhorio, que deve limitar reformas e outras mudanças que você talvez queira fazer no local.

Diante dessa realidade, o fato é que se você quer proporcionar mais conforto para a família, isso só será completamente viável em um imóvel próprio. Sendo assim, é possível considerar as suas preferências e necessidades, apostando em mudanças como retirada de paredes, criação de novos espaços, instalação de equipamentos, derrubada de paredes e muito mais.

Formação de patrimônio

Não dá para pensar em comprar um imóvel sem considerar que isso permite a criação de um patrimônio consistente, que trará mais segurança financeira e tranquilidade no futuro. O Brasil é um país que pode experimentar oscilações consideráveis na economia e saber que o seu capital está aportado em algo sólido é sempre uma boa ideia.

Além disso, há a questão do potencial de valorização. É altamente provável que uma propriedade, seja ela qual for, acabe custando, pelo menos, um pouco mais em questão de anos ou até mesmo décadas. Isso configura casas, apartamentos e terrenos como um ótimo investimento, especialmente pensando em médio e longo prazos.

Quando saber que é hora de comprar um imóvel?

Agora que você já leu algumas das vantagens de comprar um imóvel, é bem possível que já esteja pensando em adquirir o seu. Trata-se de um raciocínio correto, mas que precisa ser lapidado de acordo com o momento pelo qual você viver e as suas próprias características. Veja, a seguir, quando é a hora certa para isso.

Você quer investir a longo prazo

Um dos sinais que mostram que é hora de comprar um imóvel é quando você se depara com a vontade de investir a longo prazo. Isso não quer dizer que a aquisição de propriedades não seja vantajosa desde o primeiro momento, mas o fato é que, ao menos do ponto de vista financeiro, os benefícios começam a ficar mais evidentes com o passar do tempo.

Um bom caminho é apostar em locais em crescimento, que apresentam um melhor potencial de valorização. Atualmente, muitas cidades estão recebendo investimentos em bairros que não eram propriamente populares, com a edificação de empreendimentos comerciais e residenciais, como bons condomínios de casas e edifícios.

A sua família está aumentando

A sua família está aumentando ou você tem sérios planos para isso no futuro? Então, esse pode ser mais um indicativo de que é hora de comprar um imóvel. Afinal, vocês precisarão de mais espaço, os móveis precisarão ser rearranjados e, na maioria das vezes, será necessário contar com um quarto extra ou até um banheiro a mais.

Da mesma forma que um bebê demandará um ambiente para o bercinho e seus brinquedos, adolescentes não abrem mão da privacidade e requerem o seu próprio espaço. A mesa de jantar também precisará ser maior e, para os filhos mais velhos, uma vaga na garagem pode cair bem. É interessante avaliar as demandas e partir para uma nova aquisição.

Você está preparado para isso

Por fim, você sabe que é hora de comprar um imóvel quando você começa a se sentir preparado para isso. Tal sensação pode ocorrer por diversos motivos, entre os quais a organização das finanças pessoais e um bom preparo para arcar com os gastos adicionais. Afinal, esse não deixa de ser um investimento de grande porte.

Caso você receba uma promoção na carreira, esteja indo bem no seu ramo de atuação ou tem projetos a longo prazo, considerar a aquisição de propriedades é um caminho natural e altamente recomendável. Nada impede também que você comece a se organizar para isso desde já, negociando eventuais dívidas e começando a juntar um dinheirinho todos os meses.

Como você pôde ver, não é tão difícil saber quando chegou a hora de comprar um imóvel. Avalie as suas expectativas e observe se não é um momento propício para que você experimente todas as vantagens de adquirir uma propriedade!

Pronto! Agora você já sabe quando comprar um imóvel? Para fazer o melhor investimento, é fundamental contar com ajuda profissional, de uma empresa com expertise e credibilidade no mercado imobiliário. Quer descobrir como fazer isso? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário