fbpx

Quais as plantas para ambientes escuros mais utilizadas na decoração?

6 minutos para ler

A valorização de um imóvel pode envolver diversos fatores. Embora a planta baixa e as características do projeto sejam muito importantes, existem detalhes que influenciam bastante e podem fazer toda a diferença. Pensando nisso, preparamos este post mostrando quais as plantas para ambientes escuros mais utilizadas na decoração.

Existem espécies bastante adaptáveis, que podem casar bem com o estilo de vida moderno e sobreviver sem muitas dificuldades, mesmo em cômodos ou propriedades que não apresentam uma elevada incidência de raios solares ao longo do ano. Continue lendo e descubra mais alguns exemplos.

Maranta-cinza

As Marantas são plantas fáceis de serem cultivadas e caem como uma luva na decoração interna de ambientes escuros, sendo uma escolha que vem sendo bastante empregada em apartamentos e flats modernos. Ela conta com mais de 30 espécies, dentre as quais a versão com a folhagem cinza é particularmente interessante.

Suas folhas podem ter cores e formas simétricas e diferentes, casando bem com cômodos como escritórios, salas de estar ou mesmo quartos. Originárias das florestas úmidas e tropicais do mundo e podendo atingir até meio metro de comprimento, essa pode ser a escolha que você queria para conferir mais charme ao seu imóvel.

Lírio da paz

O lírio da paz é uma opção muito conhecida aqui no Brasil e bastante tradicional para a decoração de ambientes escuros. Contam com flores brancas e de aparência simples, mas elegante. A sua durabilidade pode ultrapassar meses quando bem-cuidada e o contraste com a folhagem verde escura faz dessa uma escolha certeira para diversos estilos.

A espécie é nativa de florestas da Venezuela e Colômbia, atingindo um limite 60 cm de altura, com bom volume e preferência por locais de sombra e pouca incidência de luz. Por outro lado, gosta de umidade e precisa de água para crescer rapidamente. Também é considerada como uma poderosa purificadora de ar.

Aglaonema

A Aglaonema conta com uma folhagem exótica e de características tropicais, sempre bastante colorida e podendo gerar uma sensação de maior alegria para a decoração de ambientes escuros. É uma espécie bastante comum de plantas herbáceas, sobretudo em países asiáticos e da Oceania. Hoje, estão ficando populares em quase todo o planeta.

São mais de 10 variedades diferentes em questão de tonalidades e seus arbustos variam entre 40 centímetros e um metro e meio de altura. Suas utilizações mais comuns tendem a ser em escritórios e salas de estar, mas é preciso lembrar que precisam de boa circulação de ar, alguma umidade e não casam bem com o uso frequente de ar-condicionado.

Espada de São Jorge

Embora a Espada de São Jorge seja particularmente popular em diversas regiões do Brasil, boa parte das pessoas desconhece o seu potencial de diversificação na decoração, uma vez que se trata de uma espécie com mais de 50 variedades. São extremamente resistentes e incrivelmente versáteis, exigindo quase nenhum trabalho de manutenção.

Nativa do continente africano, a sua gama de tamanhos é outro destaque, variando entre 20 centímetros até pouco mais de um metro. Pode ser utilizada em cima de móveis, nas laterais dos ambientes ou até como ponto focal, se adaptando tanto a locais com alta incidência solar quanto aqueles que contam com muita sombra.

Peperômia

A Peperômia vem sendo muito utilizada na decoração de ambientes escuros de casas e apartamentos em todo o Brasil. Entre as suas variadas espécies, uma que vem chamando muito a atenção é a Peperômia melancia, que tem folhas com uma coloração muito semelhante à da saborosa e charmosa fruta tropical.

Elas são plantas nativas da América do sul, sendo amplamente encontradas em regiões de preservação de Mata Atlântica do Brasil, sendo opções de pequeno porte, ideias para vasos e extremamente versáteis. Bastante resistentes, elas toleram bem o uso de ar-condicionado, bastante sombra e até situações de abandono.

Violetas

As violetas são muito usadas em imóveis de alto padrão, por conta da sua beleza extrema e aparência que passa um ar de elegância para qualquer propriedade. Por isso mesmo, elas casam bem com ambientes escuros. São plantas com folhas macias e flores arroxeadas, que duram quase o ano todo, mas podem ser bem exigentes.

Muita gente não sabe que elas são nativas das florestas nebulosas da África, com um clima bastante peculiar, de umidade elevada na maioria do tempo. Não têm raízes profundas e não crescem muito, atingindo um máximo 20 centímetros de altura. São exigentes com a terra, mas demandam pouca incidência de luz direta.

Aloe Vera

A Aloe Vera é uma espécie com diversas utilidades na medicina e na cosmética. O que você talvez não saiba é que, além disso, elas estão entre as plantas para ambientes escuros mais utilizadas na decoração. Com uma linda e frondosa folhagem verde, ela tem uma boa variedade de tamanhos, formatos e tonalidades diferentes.

Também são nativas do continente africano, em que as variedades de maior porte podem crescer até 3 metros. No entanto, as empregadas no cultivo doméstico não chegam nem à metade desse tamanho. Dentro de casa, costumam ficar em vasos, sendo bastante resistentes e lidando bem com qualquer incidência de luz.

Bromélia

Por fim, a Bromélia é outra queridinha do setor imobiliário e mais uma das plantas para ambientes escuros mais utilizadas na decoração. Extremamente coloridas e vivas, com flores que podem durar meses. São várias espécies, oriundas de florestas tropicais, com seus próprios hábitos e exigências bastante distintas.

Da mesma forma que você encontra Bromélias que gostam de sol pleno, temos outras que se adaptam muito bem à sombra. São fáceis de serem cultivadas, mas podem demandar algumas exigências bem incomuns, como solo fresco e regas nas folhas. Também vale lembrar que elas morrem depois da floração.

Essas são algumas das plantas para ambientes escuros mais utilizadas na decoração. Você pode utilizá-las de acordo com a sua preferência, ganhando muito mais estilo e deixando o seu imóvel ainda mais saudável, com ar puro e integração com o meio ambiente.

Gostou de conhecer quais as plantas para ambientes escuros mais utilizadas na decoração? Então, que tal compartilhar o conteúdo em suas redes sociais?

Posts relacionados

Deixe um comentário