Na dúvida sobre comprar o primeiro imóvel? Veja 4 motivos para ter um

primeiro imóvel

Ter a própria casa ou apartamento faz parte do objetivo de vida de muitos brasileiros. Comprar o primeiro imóvel é, realmente, uma verdadeira conquista. Entretanto, muitos ainda ficam na dúvida sobre qual é a melhor opção entre imóvel próprio e alugado.  Pensando nisso, elaboramos este post com:

4 motivos para investir na compra do seu primeiro imóvel

1. Segurança

Uma coisa é fato: todo mundo precisa de um lugar para morar. Morar de aluguel é uma opção que envolve grandes riscos. Por exemplo, no momento em que o contrato vencer, o locador poderá solicitar o imóvel de volta e você terá 30 dias para desocupá-lo.

Isso desencadeia uma série de fatores que modificam todo o seu estilo de vida. Desde o aumento da distância até o seu trabalho, até mesmo a inviabilidade de os seus filhos continuarem estudando no colégio atual, resultando na necessidade de transferência. Sem contar outros transtornos, como a mudança em si, busca por outro imóvel e outros fiadores, entre outros.

Quem possui o próprio apartamento não tem toda essa dor de cabeça. A mudança ocorre no tempo certo, assim que a comercialização do imóvel é realizada.

Em um imóvel financiado, os valores das parcelas diminuem à medida que são pagas. Você já parou para pensar que o valor de uma parcela paga por um apartamento comprado pode ser menor do que o valor de um aluguel?

2. Personalização

Apartamentos destinados à locação, principalmente em regiões consideradas próximas do centro, são, de modo geral, de qualidade inferior — não apresentam muitos cuidados com os acabamentos, por exemplo.

Quando o locatário se depara com essa situação, surge aquela vontade de fazer melhorias no imóvel. Porém, nem sempre o proprietário do apartamento permite que elas sejam realizadas ou que os respectivos gastos sejam abatidos do aluguel.

Quem opta pela compra pode sonhar em deixar o imóvel com a própria cara. O proprietário tem mais autonomia para reformar a parte interior, deixando-a do jeito que sempre quis — desde que as regras do condomínio sejam respeitadas e o síndico dê o aval, no caso de apartamentos.

3. Investimento

Comprar um apartamento é um excelente investimento. Nem todo mundo enxerga essa aquisição como uma forma de rentabilidade, já que comprar o primeiro imóvel está relacionado, a princípio, ao sonho de ter um lugar para chamar de seu.

Mas no caso de precisar vender o seu imóvel no futuro, tenha em mente que vários aspectos — como melhorias realizadas ao longo dos anos e valorização da região — vão colaborar para que ele seja vendido por um valor adequado, obtendo boa liquidez. Lembre-se: apartamento comprado faz parte do seu patrimônio; aluguel é apenas uma despesa.

4. Localização

Escolher um imóvel pela localização é um verdadeiro desafio. Um apartamento menor na região central pode muito bem ter o mesmo valor de um imóvel maior e mais afastado do centro da cidade.

Esses imóveis pequenos são, normalmente, disponibilizados para aluguel e se encaixam perfeitamente no perfil de pessoas mais jovens que ainda estão se firmando no mercado de trabalho.

Mas para quem já tem uma certa estabilidade profissional e não se preocupa em “criar raízes”, ter um apartamento maior é muito mais vantajoso. Se, apesar da distância da região central, existe uma grande oferta de estabelecimentos comerciais nas redondezas e o acesso ao trabalho é favorável, por exemplo, por que não optar por um lugar que proporcione mais qualidade de vida para você e sua família?

Viu só como vale a pena adquirir o primeiro imóvel? Se estiver na dúvida entre alugar e comprar, lembre-se das vantagens que listamos neste post.

Gostou no conteúdo? Aproveite e leia também o nosso post sobre como a compra de apartamento na planta pode ser um excelente negócio!

Deixe um comentário

Share This