fbpx

Portabilidade do Financiamento: uma ótima alternativa para economizar!

4 minutos para ler

Com as baixas recentes da taxa Selic, o momento é oportuno para quem pretende financiar um imóvel ou para quem já tem um financiamento contratado. Neste último caso, existe uma chance de aproveitar os juros mais baixos através da portabilidade do financiamento imobiliário

Essa transição permite melhorar a condição do seu financiamento ativo. Isso porque, ao transferir a dívida para outra instituição, o consumidor pode conseguir reduzir o valor das parcelas, melhorar as condições do empréstimo e poupar dinheiro.

Mas afinal, o que é a Selic?

A taxa Selic é a referência dos juros no Brasil. Ela representa um índice pelo qual qualquer taxa cobrada pelos bancos no Brasil se baseia. Dessa forma, influencia os investimentos de renda fixa e, claro, operações de crédito como o financiamento imobiliárioNa prática, se a taxa Selic estiver baixa, as condições de financiamento tendem a ficar mais favoráveis. 

Saiba mais sobre como a taxa Selic influencia na hora de comprar imóveis!

Com os reajustes atuais, a taxa chegou em 2,75% ao ano, fixados na última reunião do Copom no dia 17 de março de 2021. Isto significa que bancos deverão manter os juros de financiamento abaixo do que em anos anteriores, como em 2015, quando a taxa alcançou a marca de 14,5% ao ano. 

Se você já possui um financiamento ativo, a portabilidade do financiamento imobiliário pode ser uma maneira de economizar e obter melhores condições de pagamento.    

Portabilidade como alternativa de economia 

Criada em 2013, a portabilidade possibilita a transferência de uma dívida para outra instituição financeira, com o objetivo de reduzir a taxa do financiamento atual. 

Como um financiamento costuma acontecer em um longo prazo, é possível que algumas condições mudem com o tempo. Quem fez um empréstimo imobiliário 5 anos atrás, por exemplo, paga juros próximos a 12%, 13% ao ano. Com o reajuste da Selic, essas taxas podem se aproximar de 6,99%. Quedas na taxa de juros podem deixar o empréstimo mais atraente e impactar positivamente o orçamento doméstico.

Então, se você já tem um crédito imobiliário em curso, saiba que você pode solicitar a portabilidade. Ou seja, pedir para mudar seu empréstimo para outra instituição financeira que ofereça juros menores que os atuais. 

A principal função da transferência da dívida é beneficiar os clientes que possuem um contrato ativo. Afinal, ela traz flexibilidade e liberdade para que você continue tomando decisões, mesmo depois de fechar negócio com um banco. 

Como solicitar?

O processo de transferência do financiamento imobiliário é bastante prático. Basta entrar em contato com a nova instituição desejada para simular as condições. 

O primeiro passo é a análise da documentação do primeiro financiamento para saber se o cliente é apto à portabilidade. O segundo, é a aprovação do novo crédito, consultando as possibilidades de pagamento. Na sequência, a contratação do novo crédito e, por fim, o registro do novo contrato. Para finalizar, a proposta de portabilidade é enviada para o banco onde você possui a dívida. 

Mas fique atento: o financiamento de um imóvel segue algumas regras específicas! Alguns detalhes, como o valor final financiado e o número de prestações não podem aumentar com a portabilidade. Já critérios como o valor da prestação e as taxas de juros, podem ser modificados. 

Simule agora! 

A Felí é uma startup do Grupo Almee que atua como correspondente bancário digital de forma personalizada e humanizada. No mercado desde 2012, é destaque por tornar o acesso ao crédito imobiliário mais fácil, simples e feliz. Com um histórico surpreendente, já atendeu mais de 16 mil clientes e só em 2020 repassou 0,5 bilhões em crédito através dos principais bancos.

Além disso, tem expertise nos trâmites internos dos bancos e consegue acelerar os processos de portabilidade do financiamento imobiliário. Ficou interessado? Você pode se candidatar à portabilidade agora, faça uma primeira simulação!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This