fbpx

Passo a passo: aprenda a fazer um lindo sofá de pallet

4 minutos para ler

Os pallets são estrados de madeira que oferecem apoio para cargas de produtos e mercadorias. Quando reaproveitados, podem ser transformados em artigos para a decoração de casas e apartamentos. São várias as possibilidades para compor enfeites e modelos de móveis, como estantes, painéis e sofás.

O sofá de pallet está entre as peças preferidas e é excelente alternativa para quem deseja um lar mais bonito e ecológico. Quer saber como fazer o seu? Então, acompanhe o passo a passo!

Providencie os materiais necessários

Os pallets se tornaram queridinhos de quem não tem dinheiro guardado para mobiliar a casa ou precisa economizar nesse processo. Afinal, eles podem ser encontrados a preços muito baixos ou, dependendo do caso, saírem de graça.

Se você não conhece ninguém que forneça esse tipo de peça, pode procurar nos depósitos das principais feiras e supermercados da cidade ou em lojas especializadas. Só tome cuidado com a condição do produto adquirido para evitar problemas com desgaste e apodrecimento.

O número de unidades varia conforme o tamanho do sofá (entre 2 e 6 peças). Portanto, certifique-se de que todos os pallets tenham o mesmo tamanho e estejam livres de cupins, mofo e manchas de bolor. Depois de providenciá-los, você também vai precisar dos seguintes materiais e acessórios:

  • lixa grossa ou lixadeira;
  • pregos e martelo;
  • rolo ou pincel grande;
  • tinta e/ou verniz;
  • futons e almofadas.

Prepare as peças em diferentes etapas

As peças que serão utilizadas na montagem do sofá de pallet devem ser preparadas individualmente. Veja abaixo a ordem de etapas e como executá-las:

Limpeza

Por serem usados no transporte de diferentes cargas, é normal que os estrados cheguem a você repletos de poeira ou manchas de produtos. Para se livrar desses resíduos, lave as peças em água corrente utilizando uma esponja ou escova. Em seguida, deixe os pallets em uma área ventilada até que sequem por completo.

Lixamento

É nessa etapa que você vai remover possíveis farpas ou pedaços soltos da madeira para deixar as peças lisinhas. O processo será mais rápido com o auxílio de uma lixadeira. Também é possível utilizar lixas grossas, desde que você proteja as mãos com luvas. Se perceber que o lixamento deixou muito pó sobre os pallets, passe um pano úmido.

Acabamento

Para dar o toque final, você tem duas opções: pintar as peças com uma tinta de sua preferência ou aplicar verniz. A escolha da técnica vai depender do estilo da decoração desejado  cores dão um ar moderno e divertido, enquanto o verniz conserva a aparência rústica da madeira.

Se optar pela pintura, procure criar uma base com tinta branca antes de aplicar o produto colorido. Isso ajuda a apagar a madeira e realça a tonalidade escolhida. No caso do verniz, uma ou duas camadas são suficientes para dar brilho e proteger as peças.

Monte a base do sofá de pallet

Chegou a hora de montar o seu lindo sofá. Para isso, disponha os pallets em diferentes arranjos. Esses testes são importantes para que você defina a altura e formato ideais para o modelo antes de fixar uma peça à outra.

Se quiser um sofá pequeno e baixinho, por exemplo, 2 peças são suficientes. Basta posicioná-las lado a lado, criando uma espécie de retângulo. Se o objetivo é ter um móvel mais alto, você deve sobrepor mais uma camada de pallets sobre a base criada.

Com altura e formato definidos, use os pregos e martelos para unir as peças. Na hora de finalizar, encoste a base do sofá na parede e, então, adicione futons sob medida para criar os assentos. Os encostos podem ser feitos com almofadas personalizadas.

Pronto! Agora, é só curtir o novo item e complementá-lo com mantas e colchas. Se quiser mudar o visual de tempos em tempos, substitua as capas das almofadas e futons por tecidos com diferentes cores, texturas e padronagens.

Seguindo nossas dicas, você com certeza terá um lindo sofá de pallet para incrementar o estilo da casa. Portanto, aproveite que está aqui para anotar a lista de materiais e começar seu próprio modelo.

Se acredita que o post pode ser útil para outras pessoas, compartilhe-o em suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário