Confira 5 dicas de como utilizar papel de parede na decoração

6 minutos para ler

Se você pretende fazer algumas alterações e repaginar o seu lar, saiba que o papel de parede na decoração é uma excelente alternativa. Trata-se de um material acessível, fácil de aplicar e com variadas opções no mercado.

O papel de parede confere mais personalidade aos ambientes e é prático, pois é aplicado diretamente na parede. Em alguns casos, você pode aplicá-lo por conta própria, pois é uma atividade relativamente simples. Alguns fabricantes ensinam o passo a passo de como fazer.

Neste artigo, listamos algumas sugestões de como personalizar o seu imóvel usando o papel de parede na decoração. Confira!

Como utilizar o papel de parede na decoração?

O papel de parede é muito versátil. Nos últimos anos, ele começou a ser usado com mais frequência pelas pessoas, sendo uma forte tendência na decoração. Isso acontece porque ele garante várias funcionalidades, como ser aplicado em apenas uma superfície do ambiente ou mesmo em todo o espaço, dependendo do seu gosto.

A aplicação é mais prática quando comparada à pintura, uma vez que o papel de parede pode ser aplicado sobre a superfície sem a necessidade de um preparo específico, como ocorre com a pintura. Por não exigir uma mão de obra especializada, você mesmo consegue fazer a aplicação do papel de parede.

Quais são os tipos de papel de parede encontrados no mercado?

Devido à grande busca dos consumidores por esse tipo de material, os fabricantes desenvolveram vários tipos de papel de parede. Confira alguns deles:

  • papel de parede 3D para quarto;
  • papel impermeável;
  • papel liso sem estampa;
  • papel com texturas diversificadas;
  • tecido clean;
  • estampas variadas.

Vale ressaltar que, dependendo do tipo de papel e do trabalho que será executado, pode ser uma boa ideia contratar um profissional capacitado para obter um melhor resultado.

Essa alternativa é muito mais prática que a pintura, e traz a possibilidade de repaginar os ambientes do seu apartamento em um curto espaço de tempo. Vale bastante a pena utilizá-lo, também, no seu negócio — se você estiver no mundo dos empreendimentos.

O material é de aplicação rápida e não deixa nenhum odor no ambiente, seja de tinta, seja de cola — garantindo, também, mais organização durante a execução do trabalho. A durabilidade do papel de parede é grande, podendo chegar a 12 anos — se os cuidados previstos pelo fabricante forem tomados.

A dica para ajudar na durabilidade do papel de parede é na hora de higienizá-lo. Utilizar uma esponja umedecida com água e sabão de coco é a forma certa de limpeza. Como falamos, a duração do material depende dos cuidados, mas a qualidade do papel de parede escolhido também influencia nesse tempo.

Como escolher o papel de parede na decoração da sua residência?

Vários fatores contam na hora de se decidir pelo papel de parede para repaginar os ambientes do seu apartamento, a começar pela praticidade — afinal, quem gosta de quebra-quebra no imóvel?

É preciso pensar na harmonia das cores e garantir que tudo fique em equilíbrio. Uma boa forma de resolver essa situação é contar com a ajuda de um designer de interiores.

O papel de parede é uma boa alternativa para repaginar totalmente o décor do seu lar. Existem diversas opções no mercado, que garantem a personalização dos ambientes e a modernidade na decoração. Veja, então, algumas dicas para você não errar na escolha do papel de parede ideal para cada cômodo!

1. Sala de estar e sala de jantar

Se você deseja repaginar a sala de estar ou a de jantar, uma boa medida é investir na aplicação do material em apenas uma parede de cada ambiente. Para isso, aposte em uma cor ou estampa que assegure um contraste, mas fique em harmonia com o restante da decoração.

Ao escolher a padronagem do papel de parede, não basta que ela seja bonita: o ideal é apostar em um estilo que garanta uma boa transformação, mas sem que o local perca o equilíbrio, garantindo uma composição alinhada a esses dois ambientes tão importantes da residência.

Outra forma de não errar ao aplicar papel de parede nesses dois espaços da casa é optar por cores neutras em todas as paredes. Isso possibilita destacar os móveis e elementos decorativos do ambiente.

2. Papel de parede na cozinha

Nesse cômodo, você pode adotar a aplicação do papel de parede no espaço que fica entre a bancada e os armários. Além disso, se houver prateleiras na cozinha, você pode aplicá-lo entre elas. O espaço fica moderno, charmoso e personalizado.

Papéis de parede temáticos são também uma boa alternativa. O papel lousa é outra opção interessante, pois permite ilustrações sobre superfície com giz ou canetas para esse fim. Existem diversas possibilidades de ilustrações, como desenhos, receitas, e o melhor: você pode alterá-los à medida que você enjoa ou, simplesmente, quiser variar.

3. Lavabo e banheiro

Nesses espaços do apartamento, é interessante que você invista em padronagens ricas em detalhes, tornando o ambiente mais agradável e moderno. Escolher uma parede nesses locais é a melhor alternativa para evitar a poluição visual, que desagrada a muitas pessoas.

4. Quarto

O quarto é um cômodo onde permanecemos por muito tempo e requer cuidados especiais, visto que deve ser aconchegante e transmitir tranquilidade visual. Papéis de parede muito coloridos e estampados podem ficar pesados para um design mais agradável.

Uma boa dica é aplicá-lo atrás da cabeceira da cama, por exemplo. Dessa forma, é possível explorar papéis temáticos que tenham a ver com o seu gosto e a sua personalidade.

5. Lavanderia

A área de serviço costuma ser esquecida na decoração, mas ela pode se tornar muito agradável e aconchegante, transformando as tarefas realizadas nesse espaço em atividades mais prazerosas. A organização aliada a um cômodo bonito faz toda a diferença!

Como você pôde observar neste artigo, o papel de parede na decoração pode ser utilizado em todos os ambientes de um apartamento. Escolha o padrão e as tonalidades ideais para cada espaço e observe o seu lar se transformar!

Gostou do conteúdo? Então, siga-nos nas redes sociais e encontre outros artigos interessantes! Estamos no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário