Saiba mais sobre paleta de cores para sala e garanta as melhores combinações

6 minutos para ler

A decoração de um imóvel vai muito além de meras escolhas das melhores mobílias ou das tonalidades de paredes que estão na moda. Isso tem influência na qualidade de vida, bem-estar e nas sensações de todos os moradores da casa. Pensando nisso, preparamos um post para falar um pouco mais sobre paleta de cores para sala e garantir as melhores combinações.

Este é um ambiente de extrema importância na constituição de um lar, tendo em vista que é onde os moradores se reúnem, recebem os amigos e vivem momentos agradáveis, gerando boas memórias para o futuro. Quer descobrir como deixá-lo ainda mais agradável? Então, continue a sua leitura!

Psicologia das cores

Antes de aprender como garantir as melhores combinações para a sala, é interessante aprender um pouco mais sobre a psicologia das cores. Trata-se do estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica, codifica e transforma as diferentes tonalidades sem sensações, em um processo neurológico complexo e formidável.

Da mesma maneira que determinadas colorações estimulam a produtividade e o trabalho, outras podem ser perfeitas para relaxar ou trazer a percepção de aconchego. Com isso, é fácil perceber sua influência no nosso cotidiano, interferindo em emoções e decisões, reforçando que a decoração é muito mais do que simples escolhas estéticas.

Influência das cores no dia a dia

Ao conhecer um pouco melhor a psicologia das cores, fica mais fácil compreender a sua influência em nosso dia a dia. Tanto as empresas dos mais variados segmentos quanto o próprio setor imobiliário já perceberam isso e apostam em escolhas que estejam em perfeita sintonia com seus objetivos, demandas e expectativas comerciais.

Quando isso é utilizado na composição de um layout, torna-se um atrativo e proporciona resultados surpreendentes. Você já percebeu que boa parte das grandes redes de fast-food aposta em variantes de vermelho e amarelo? Logicamente, isso não ocorre por acaso, sendo feito porque tonalidades mais quentes estimulam o apetite e o consumo de alimentos.

O fato é que a coloração é fundamental trazer as implicações que você deseja no estado de ânimo e você precisa definir se quer um estímulo, mais energia, aconchego, tranquilidade ou o que bem mais entender. Antes de mais nada, se pergunte: qual emoção eu quero estimular? O que eu pretendo com esse local? Tais respostas ajudarão em qualquer decisão a ser tomada.

Dicas para definir paleta de cores

Agora que você já está quase um expert na psicologia das cores e entendeu melhor qual a sua influência em nosso dia a dia, chegou a hora de partir para a parte prática. Vamos dar algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença na hora de escolher os tons que você aplicará na sua casa, sobretudo na sala. Confira.

Analise o espaço disponível

Obviamente, o primeiro passo para definir a paleta de cores que você usará na sua casa é analisar bem o espaço. Isso é relevante não apenas pelas características do local, como também pela própria questão da metragem e do padrão de design já existente, que devem ser pontos considerados na hora de fazer a sua escolha.

Nos dias de hoje, as unidades de alto padrão estão acostumadas a apostar em nuances nutras, com um estilo mais contemporâneo e discreto, como branco, bege, terracota e cinza claro. No entanto, isso não é uma regra, deixando a possibilidade de que você adeque suas preferências com o mobiliário existente, o uso do cômodo e outros itens que julgar relevantes.

Valorize suas cores favoritas

Como dissemos, o seu gosto deve estar refletido na sua casa, especialmente em cômodos que recebem visitantes. É a sua marca pessoal, que traz personalidade e demonstra que aquela propriedade é, efetivamente, sua. Cada um reage de uma forma diferente aos tons ou intensidades, e você pode usar suas preferências para uma bela decoração na sala.

Uma boa ideia é ter mãos um círculo cromático, pois ele ajudará a visualizar as melhores combinações e possibilidades. Em sua versão mais simples, ele costuma ser composto por doze gradações: as três primárias, as três secundárias e seis terciárias. Com isso, você identifica facilmente o que pode ser complementar, análogo ou destoante.

Aposte na iluminação natural

Uma tendência muito forte no universo da decoração e no mercado imobiliário nos dias de hoje é a valorização da iluminação natural. Não importa as cores que você escolheu para a sala ou as suas preferências pessoais: a luz do sol deixa tudo mais bonito e ajuda até em uma vida mais saudável, uma vez que é essencial para regular o nosso relógio biológico.

Sendo assim, janelas grandes e até clarabóias são uma boa opção para o cômodo. Para a noite, você pode apostar em spots em pontos estratégicos ou belas luminárias. Lembre-se que as lâmpadas também contam com suas variações: enquanto as brancas abrem e clareiam os ambientes, as amarelas podem intensificar e esquentar o lugar.

Erros comuns ao escolher as cores

Para concluir o conteúdo, vamos mostrar alguns dos erros mais comuns ao escolher as cores, de forma que você possa evitá-los. Um dos mais comuns é apostar em tonalidades fechadas em ambientes escuros, por isso pode trazer sensação de sufocamento e diminuir a percepção de espaço, mesmo que o preto e suas variantes sejam considerados elegantes.

Por outro lado, se exceder na aplicação das colorações mais quentes também pode ser um problema, sobretudo para quem apresenta tendência à ansiedade ou nervosismo. Não deixe também de fazer um teste de aplicação em uma pequena área, pois isso ajuda na visualização e permite que você faça mudanças antes da pintura estar avançada.

Como você pôde ver ao longo do post, entender mais sobre a psicologia e a paleta de cores para sala ajuda bastante na hora de tomar boas decisões, de maneira que você possa deixar sua sala e demais ambientes em sintonia com o estilo de vida que pretende levar!

Gostou de aprender mais sobre paleta de cores para sala e as melhores combinações? Quer conferir mais conteúdos como este? Então, não deixe de seguir nossos perfis no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Posts relacionados

Deixe um comentário