Como organizar closet? 6 dicas para ajudar você

6 minutos para ler

Com algumas dicas, é possível que você saiba como organizar o closet do seu apartamento novo e como deixar o ambiente mais funcional e versátil, além de garantir mais eficiência no momento que for escolher uma roupa para usar. O closet consiste em uma área essencial para muitas pessoas e precisa estar sempre arrumado.

Desse modo, é preciso que ele seja organizado e limpo com frequência. Os closets podem incluir cabideiros, gaveteiros, sapateiros e estantes. É fundamental escolher corretamente o material e o local em que ele será instalado, uma vez que ele precisa de espaço. Continue a leitura e conheça 6 dicas para organizar o closet de forma satisfatória!

Qual a melhor forma de organizar o closet da casa nova?

Existem ótimas maneiras de deixar o closet organizado dentro de casa. Isso faz com que você consiga encontrar uma peça rapidamente e não gaste muito tempo com uma tarefa simples. Veja como isso pode ser feito!

1. Fazer um planejamento

Antes de começar a organização do closet, é preciso que você veja se necessita comprar alguns produtos para organizar, como embalagem de TNT, caixas, porta-gaveta, porta-cintos, saquinhos e entre outros itens. Busque comprá-los antes de começar o processo.

A organização de um closet demanda tempo, por isso, procure separar um dia inteiro para realizar essa tarefa. Para otimizar a tarefa, você pode chamar alguém para ajudar. Assim, uma pessoa pode dobrar as peças enquanto você guarda.

2. Fazer um filtro nas peças que ainda vão permanecer

No momento de organizar, é necessário analisar todas as peças e tirar aquelas que não são mais usadas por você . Isso evita que o closet fique cheio de itens desnecessários e, assim, você tem mais espaço para guardar o que é realmente útil.

Ao retirar as roupas que não são mais usadas, fica mais eficiente e rápida a organização, pois terá peças a menos para inserir no armário.

3. Deixar mais à mostra os itens de uso diário

As peças que são utilizadas diariamente devem ficar à mostra, o que evita bagunça. Sendo assim, elas precisam ficar nas alturas das mãos e dos olhos. Você pode deixar os itens com menos uso na parte de cima do closet.

4. Organizar por categorias

É primordial categorizar as peças, e para isso é preciso separar blusas, calças, vestidos, casacos, saias e sapatos. Assim, você consegue perceber quanto tem de cada item e quais vão precisar de mais espaço.

O indicado é pendurar quase todas as peças de roupa. Essa é uma ótima forma de evitar que elas amassem, além de você conseguir visualizar rapidamente o item guardado. Já as blusas de malha, por exemplo, devem ser dobradas, pois pendurá-las pode esticar, deformar o tecido.

Para conseguir dobrar todas as peças do seu closet da mesma maneira, você pode utilizar um molde ou dobradores. Eles permitem que todas as peças fiquem no mesmo tamanho, o que ajuda no momento de fazer a organização e na hora de enxergar aquelas que estão no armário.

Não é nada satisfatório esconder as peças, uma vez que na hora de pegar para usá-las, acabará bagunçando a pilha de roupa. É fundamental evitar, também, amontoá-las, pois elas podem cair para o lado.

5. Usar caixas de organização

As caixas são uma ótima forma de manter tudo organizado dentro do closet. Você pode comprá-las para colocar itens que não deseja deixar à mostra. Elas são fundamentais para deixar o closet mais harmônico.

6. Investir em prateleiras

Caso o varão do seu closet seja muito alto e você não utilize o espaço até o chão, é recomendado investir em prateleiras para guardar acessórios, sapatos e outros itens que achar válido.

Saiba que as prateleiras deixam o closet visualmente mais bonito. Desse modo, você consegue organizar todos os seus pertences e não corre o risco de deixar tudo fora de ordem.

Quais são os tipos de closet?

Muitas pessoas desejam ter as roupas bem organizadas. Para conseguir isso, é válido conhecer a respeito dos tipos de closets que podem ser feitos e analisar qual seria o melhor modelo para o seu quarto.

Saiba que um closet não precisa ser, necessariamente, um cômodo espaçoso. Ele pode ser elaborado conforme o tamanho de seu apartamento ou quarto. O importante é ter um closet bonito e bem organizado. Desse modo, é válido salientar que existem diversos tipos de closet que podem ser elaborados em um imóvel.

Normalmente, os mais conhecidos e desejados são os closets grandes, elaborados em determinado cômodo. Nesse modelo, é possível colocar a roupa do casal ou, até mesmo, da família inteira. É possível guardar sapatos, joias, bijuterias, entre outros itens. Armários inteiros, com portas ou não, são inseridos na parede e, assim, fica mais simples escolher a roupa.

Várias pessoas conseguem ter um cômodo menor com ligação com o quarto principal. Esse tipo de closet é menos espaçoso, mas é capaz de agregar as roupas de um casal ou apenas de uma pessoa de maneira bem organizada. Nele, é possível usar armários e prateleiras para armazenar as roupas. Apesar de ser um modelo mais estreito, quando bem iluminado e elaborado, esse tipo de closet é capaz de suprir suas necessidades.

Quem tem apenas um quarto também pode ter um closet. Para isso, é preciso criar um corredor entre a parede e a cama e, ali, inserir prateleiras e araras que vão organizar as peças de roupas. Entre os modelos mencionados, esse é um dos menores, mas muito prático. As roupas ficam escondidas e não ocupam muito espaço. Contudo, é preciso muita atenção para que ele não não prejudique a circulação no local.

Para criar e organizar o closet em seu apartamento novo, use a criatividade para tornar o ambiente elegante e funcional. Esse espaço vai facilitar muito sua rotina. Lembre-se de que não é nada satisfatório um armário desorganizado, visto que as roupas ficam amassadas e você pode demorar para encontrar as peças que deseja usar.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para assinar nossa newsletter para receber nosso conteúdos em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário