fbpx

Organização da casa: como manter tudo em ordem?

4 minutos para ler

Muitas pessoas trabalham fora o dia todo e encontram dificuldades para conciliar vida pessoal e profissional. Para a maioria delas, manter a organização da casa tende a ser uma tarefa bastante desafiadora, principalmente quando não há ninguém para contribuir com o processo.

Se identificou com esse grupo de pessoas? Então, este post é para você! Confira agora os melhores truques para deixar os ambientes em ordem!

Escolha bem os objetos decorativos

Difícil resistir àquelas lojinhas de artigos para a casa, não é mesmo? Se você é uma pessoa que curte comprar objetos com frequência, precisa rever esse hábito. Afinal, quando deixamos diversos itens à mostra, a tendência é que o ambiente fique cada vez mais poluído e com aspecto bagunçado.

Para evitar o problema, escolha bem cada acessório ao decorar o apartamento. Pode ser complicado no começo, mas você verá a diferença assim que parar de consumir produtos desnecessários. Ao mesmo tempo, aproveite para fazer uma limpa no que já tem, doando roupas e se livrando de peças quebradas que nunca foram para o conserto.

Aproveite o espaço vertical

Alguns tipos de apartamento são mais compactos e necessitam de um planejamento mais detalhado de cada cômodo. Isso porque, com menos área útil disponível, o acúmulo de objetos e da bagunça tende a ocorrer rapidamente.

Mas você não precisa desanimar se tiver uma residência enxuta  e muito menos usar isso como desculpa para manter tudo fora do lugar. Com suportes, ganchos, prateleiras e nichos, é possível tirar proveito do espaço vertical para armazenar ou expor objetos.

A solução é legal porque, além de evitar que as coisas fiquem espalhadas pelo chão ou sobre os móveis, também ajuda a compor as paredes vazias dos ambientes. Use a criatividade para pendurar ou apoiar cada elemento, seja um jogo de canecas, vasos de flores, livros, itens colecionáveis, panos de prato, casacos, e o que mais precisar.

Aposte em itens funcionais

Além dos suportes para parede, aposte em elementos funcionais que possam facilitar a organização da casa. Podem ser araras para guardar vestimentas, calçados e bolsas no quarto de casal; caixas com tampa para armazenar brinquedos, revistas ou produtos de limpeza e organizadores de gaveta para categorizar diferentes itens, desde talheres até meias, joias e roupas íntimas.

Na cozinha, o ideal é adotar potes herméticos para guardar alimentos e temperos. Eles mantêm os armários organizados e livres daquela sujeirinha causada pelos produtos em pó. No banheiro, você pode incluir porta escova, saboneteira e cestinhos para preencher com produtos de beleza e de higiene.

Crie um cronograma de limpeza

É mais fácil limpar a casa quando tudo está no devido lugar, concorda? Pois bem, agora que você sabe como guardar cada item, precisa criar uma rotina de limpeza. Uma vez ao mês, realize uma faxina mais pesada para que consiga manter os outros dias com tarefas básicas.

Confira um exemplo de cronograma semanal e adapte-o à sua realidade:

  • segunda-feira: limpar a geladeira e armários;
  • terça-feira: lavar peças de cama, mesa e banho;
  • quarta-feira: limpar o banheiro;
  • quinta-feira: lavar roupas;
  • sexta-feira: limpar áreas externas.

Não se esqueça dos afazeres diários, como varrer, tirar pó, lavar a louça e levar o lixo. Cumprindo um pouquinho por dia, você não acumula tarefas e garante tempo de sobra para curtir a casa e fazer o que mais gosta.

Envolva a família no processo

Quem mora com o cônjuge ou com amigos e colegas de faculdade deve contar com o apoio dessas pessoas na rotina de limpeza e arrumação. Afinal, quanto mais gente dividindo um espaço, mais sujeira e bagunça aparece para atrapalhar.

Os filhos pequenos também devem participar do processo que, quando feito da maneira correta, acaba se tornando uma aula de responsabilidade para a vida. Sabendo disso, reúna os moradores para distribuir as tarefas, assim, ninguém fica sobrecarregado e todos desfrutam de um lar mais agradável.

Agora ficou fácil manter a organização da casa, certo? Então, guarde essas dicas na cabeça e não espere para colocar a nova rotina em prática!

Para ajudar outras pessoas com os truques do post, basta compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário