fbpx

O que você precisa saber antes de decorar o apartamento

4 minutos para ler

Ideias não faltam quando o assunto é decoração! São cores, texturas e estilos de revestimentos, móveis, tecidos e acessórios para todos os gostos. Apesar disso, esses itens não podem ser combinados aleatoriamente.

O ambiente precisa ser bonito, confortável e funcional, por isso é essencial fazer um planejamento e considerar determinados aspectos para conseguir um resultado que realmente agrade.

Neste artigo, vamos mostrar o que precisa ser pensado antes de decorar o apartamento. São sugestões para facilitar a escolha de todos os itens e deixar o ambiente agradável e com seu toque pessoal!

Pense em como o ambiente será usado

Antes de sair comprando móveis ou a tinta das paredes, é necessário saber qual será a funcionalidade do ambiente: será uma sala de estar somente para a família? Crianças vão usar o espaço? Esse ambiente também receberá visitas? Quais atividades serão realizadas: refeições, assistir TV?

Tudo isso vai indicar as cores, o tipo e estilo de móveis e acessórios do espaço. Você consegue saber qual sofá ou mesa de jantar vai acomodar bem os moradores; a necessidade ou não de um tapete e de qual tipo; e ainda se é preciso ter acentos extras para receber pessoas.

Com relação às cores, é importante saber o que será feito no ambiente. Existem cores de tintas mais suaves, ideais para um ambiente onde as pessoas querem relaxar. Isso também vale para a cor, estilo e estampa do papel de parede.

Tenha em mãos a metragem exata do espaço

De nada adianta saber o que vai ser realizado ali e determinar o tipo e estilo da mobília sem considerar o tamanho do ambiente. Então, recorra à planta baixa do apartamento para saber as dimensões do espaço ou pegue uma trena e anote as medidas. Leve em consideração também as portas, janelas e passagens do ambiente.

O apartamento deve ser um lugar agradável e que permita a circulação de pessoas, então decore com móveis de tamanhos adequados. Se não dá para colocar dois sofás, opte por um sofá e uma poltrona, por exemplo.

Menos é mais

Cuidado com a quantidade exagerada de itens no ambiente, principalmente acessórios. Além de comprometer a beleza do espaço, é um incentivo para a desorganização.

Inicie com a peça maior e vá compondo na sequência

Para não se perder e errar no tamanho dos móveis, determine quais são os mais importantes e planeje a decoração a partir da maior peça.

Isso ajuda a pensar nos outros móveis e acessórios e como eles podem estar dispostos para favorecer a funcionalidade do ambiente e a circulação de pessoas, privilegiando as passagens de entrada e saída do ambiente.

Procure inspirações em sites e revistas

As opções de peças são inúmeras, por isso, por que não dar uma olhadinha em composições que deram certo? Você pode pesquisar decorações de ambientes em revistas e até na internet.

Uma dica é o Pinterest, uma rede social que reúne várias fotos de diferentes segmentos, dentre eles decoração. São sugestões que podem servir de modelo para você.

Descubra o estilo que mais agrada você

O mais bacana da decoração é ter um cantinho com seu toque pessoal. Por isso, planeje os ambientes utilizando cores, texturas e estilos de que mais gosta. E não pense que é preciso seguir à risca um determinado estilo. Você pode combinar peças contemporâneas e retrô e deixar o espaço com a sua cara e da sua família.

DIY

Vale a pena apostar em peças criadas por você. Na internet, você encontra sites com ideias DIY, que nada mais é do que “do it yourself” ou faça você mesmo. São tutoriais passo a passo, às vezes até em vídeo. Assim você pode personalizar móveis e criar objetos únicos. 

Decorar o apartamento é muito gostoso, mas não é tão simples. Exige planejamento e pesquisa para escolher a mobília, cores e estilos adequados para o seu ambiente. Vale até botar a mão na massa para criar peças originais e personalizar seu espaço.

Você já realizou o sonho de comprar um imóvel para utilizar essas ideias de decoração? Conheça então 5 razões para sair do aluguel e conquistar a casa própria!

Posts relacionados

Deixe um comentário