fbpx

O que é um apartamento studio e para quem é indicado?

4 minutos para ler

Quando se trata de escolher um bom imóvel para morar, nem sempre a quantidade de quartos e a diversidade de cômodos querem dizer alguma coisa. Nas grandes cidades, em que o crescimento populacional é gradativo, fica cada vez mais difícil encontrar um lugar bem localizado que permita a mobilidade e a acessibilidade para os seus compromissos diários.

Pensando nisso, muitas construtoras já se atentaram para esse problema, apresentando soluções criativas com imóveis mais compactos e aconchegantes, chamados de apartamento studio.

Menos espaço e mais conforto

Tendo origem nos Estados Unidos, esse modelo de moradia foi adotado por muitos países ao longo dos anos. O apartamento studio é pequeno, possuindo cerca de 30 m² e se difere das quitinetes e dos lofts, por exemplo. O pé direito geralmente é um pouco mais alto em relação aos convencionais, o que permite a ideia de um espaço amplo. 

Com exceção do banheiro, o imóvel consiste de uma grande sala com ambientes integrados, em que cozinha americana, quarto e área social não precisam necessariamente estarem divididos por uma parede. As mobílias se encarregam dessa divisão, tornando o planejamento dos móveis muito mais prático e podem apresentar duas funcionalidades. Uma cama pode estar escondida verticalmente na parede e ninguém vai perceber que ali é o seu quarto, pois abaixo dela você pode acomodar um sofá e fazer daquele ambiente uma sala de estar, por exemplo.

Otimização de espaço é palavra de ordem e mostra que qualquer espaço, por menor que ele seja, pode ser aproveitado em todos os sentidos, estando em perfeita harmonia, o que permite uma decoração industrial ímpar, que tenha a cara do morador.

Facilidade de organização

Por se tratar de um espaço bastante reduzido, a organização e a limpeza ficam muito mais práticas. A facilidade de realizar a faxina de toda a casa dispensa a contratação de um profissional especializado, apesar de que, em alguns apartamentos desse segmento, existe o serviço de diarista que é cobrado a parte. Mas normalmente arrumar o quarto, limpar a cozinha e o banheiro não deve ser algo que tome todo o seu dia, não é mesmo?

Localização estratégica

Mostrando que a vida pode ser mais simples e prática na modernidade, os prédios que oferecem esse tipo de apartamento geralmente se encontram localizados na área central e em pontos mais estratégicos da região. Dessa forma, os edifícios garantem aos seus moradores uma maior facilidade de locomoção com os serviços de transporte público.

Infraestrutura e serviços de qualidade

Para garantir maior comodidade aos adeptos do studio, esses prédios, oferecem serviços diferenciáveis como diarista, lavanderia de uso coletivo, cafeteria, além de disponibilizarem áreas de lazer, sala de jogos, de ginástica, de cinema, bares, cozinha gourmet, salão de festas, escritórios em estilo home office, sauna e piscina.

Para quem o apartamento studio é indicado?

Na maioria das vezes são solteiros e casais jovens que ainda não se casaram, mas que pensam em começar a vida, juntando dinheiro durante esse tempo para os seus projetos futuros. Casais que não pretendem ter filhos e pessoas independentes acostumadas com viagens também são as que mais procuram imóveis desse segmento, principalmente os executivos que optam morar no studio por ser mais próximo do trabalho, embora passem o final de semana na casa da família.

Alguns pensam que optar por essa realidade é apenas uma fase para um propósito maior, mas quem passa pela experiência de morar nesse modelo de apartamento dificilmente trocaria pelos imóveis de grandes metragens.

E então, o que você acha de pensar nessa possibilidade de morar em um apartamento studio? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades que o mercado imobiliário oferece!

Posts relacionados

Deixe um comentário