Descubra o que é Home Staging e como adotar essa prática

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Quem trabalha com o mercado imobiliário está sempre em busca de inovações que possam aprimorar os negócios. Além de estudar o público-alvo e divulgar os imóveis nos canais certos, é importante pensar em formas de tornar os anúncios mais atrativos. Nessa etapa, a aplicação do Home Staging pode ser bastante útil.

A estratégia consiste em preparar os ambientes de casas e apartamentos para transmitir sensações de conforto, beleza e funcionalidade. O objetivo é fazer com que a imagem do empreendimento seja positiva, tanto nas visitas presenciais quanto nas fotos divulgadas em sites.

Você já deve imaginar que isso é muito vantajoso para quem precisa vender ou alugar, certo? Continue a leitura deste post para explorar outras características do Home Staging e colocá-lo em prática!

Como surgiu a ideia do Home Staging?

Os primeiros estudos na área começaram ainda nos anos 70. A idealizadora foi Barb Shwarz, uma corretora imobiliária estadunidense que precisava tornar suas propostas interessantes para o público. Ela percebeu que fazer algumas alterações visuais nos imóveis aumentava, entre os potenciais clientes, a vontade de comprar ou alugar.

Essa descoberta levou cada vez mais profissionais a proporem melhorias nos empreendimentos divulgados. O conceito se espalhou pela Austrália, Europa e, hoje, vem crescendo em terras brasileiras. Um dos segredos para ter sucesso na aplicação é aliar a decoração de qualidade ao conhecimento do mercado e boas estratégias de marketing.

Vale reforçar que o Home Staging não engloba reformas e outros processos complexos. As adequações são discretas, com foco no ajuste de luz, organização do espaço e até mesmo na adição de recursos que ajudam a dar vida ao local. A intenção é encantar as pessoas com cenários cuidadosamente planejados.

Como aplicar esse conceito em imóveis?

O primeiro passo é se colocar no lugar de quem tem interesse em comprar ou alugar. Ninguém gosta de ver espaços mal conservados ou com aspecto de desleixo, certo? Às vezes, um simples objeto fora do lugar já é suficiente para passar uma imagem negativa e afetar a percepção do cliente.

Pense que todos os detalhes importam para quem está disposto a pagar por um imóvel, afinal, trata-se de um dos investimentos mais importantes. Procure aplicar o Home Staging com um olhar abrangente, para aumentar a chance de agradar diferentes públicos. Isso vale para empreendimentos comerciais, corporativos e residenciais.

Comece de dentro para fora

O conceito não se limita a adequar as áreas internas. Tenha em mente que, em algum momento, o lado de fora também será avaliado pelos potenciais clientes. Assim, é crucial pensar em detalhes que vão desde a acessibilidade até o paisagismo, a fim de deixar o primeiro contato atrativo.

Se for um apartamento com varanda e área gourmet, por exemplo, vale a pena limpar o local antes de produzir as fotos. Isso vai evitar que pequenos descuidos diminuam o interesse pelo empreendimento.

Limpe e organize os ambientes

Deixar tudo em ordem é essencial para que as características positivas do imóvel fiquem em evidência. Antes de qualquer mudança decorativa, faça uma faxina caprichada e coloque as coisas nos devidos lugares. A regra do “menos é mais” pode ser bastante útil nesse momento.

Se for um apartamento compacto, com muitos objetos, considere retirar alguns desses itens antes de clicar os ambientes. Isso evita a poluição visual e a ideia de que o lugar é apertado. O truque também ajuda a despersonalizar um pouco a moradia, para que os futuros proprietários se enxerguem no local.

Prefira uma decoração impessoal

Por falar em despersonalização, saiba que ela favorece as negociações de imóveis, pois permite a visualização do que realmente importa: a configuração dos espaços, a entrada da luz, os acabamentos das superfícies, entre outros aspectos. Sem tantos itens, o cliente também consegue prever as próprias soluções para os cômodos.

A decoração do Home Staging deve ser básica e contar com elementos neutros. Cores claras, plantas e tecidos são bons exemplos de recursos que combinam com qualquer projeto. Por outro lado, evite tendências passageiras e peças pessoais, como fotos de família, instrumentos musicais, acessórios esportivos etc.

Ajuste a iluminação do local

A luz produz diferentes efeitos dependendo do modo como é trabalhada. Esse recurso pode ser um aliado para transmitir as sensações certas em cada cômodo. Áreas mais íntimas e dedicadas ao descanso, como quartos e salas de estar, ficam aconchegantes quando contam com iluminação quente, em tons amarelados.

As áreas externas e os locais de trabalho constante, como cozinhas e lavanderias, pedem uma luz branca. O tom frio mantém o estado de alerta e aumenta o foco, o que faz com que também seja ideal para escritórios e ambientes de estudo. Pense nessas características para ajustar as lâmpadas no momento das fotos.

Capriche nos anúncios

As fotos serão as primeiras apresentações do imóvel ao público, por isso, reserve tempo suficiente para produzi-las da melhor forma. Faça vários cliques para testar diferentes ângulos e escolher aqueles que evidenciam o melhor do ambiente. Nesse exercício, você pode ir alterando a disposição de objetos, pontos de luz e demais elementos da cena.

Com boas imagens em mãos, é hora de partir para a descrição dos espaços. Faça textos detalhados, que possam tirar o máximo de dúvidas dos potenciais clientes no próprio anúncio. Isso aumenta a satisfação com a proposta e a curiosidade para entrar em contato com o responsável pelo empreendimento.

Quais são as vantagens de adotar o Home Staging?

O conceito beneficia quem precisa vender ou trabalhar com aluguel de casas, apartamentos e outros bens imobiliários. Trata-se de um diferencial de peso que facilita a vida de todas as partes envolvidas em uma negociação. Como resultado, compradores e vendedores saem satisfeitos com a decisão.

Com o preparo adequado das unidades disponíveis, você certamente terá mais oportunidades para crescer e se destacar no mercado. De qualquer forma, sempre é bom ficar de olho nas práticas que vêm sendo aplicadas por especialistas da área, a fim de aproveitá-las ao máximo e ter sucesso.

As referências de Home Staging podem ser obtidas em vários canais, como blogs que discutem arquitetura, construção e design de interiores. Redes sociais que têm foco nas imagens, com representações de maquetes e até fotos de projetos prontos, também são ótimas fontes de inspiração para adequar os imóveis.

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