fbpx

O que levar em consideração ao comprar um apartamento?

6 minutos para ler

Comprar um apartamento ou casa nova é realizar um dos sonhos mais importantes na vida. Esse passo, entretanto, tem que ser muito bem planejado. Se for apressado, você pode tropeçar e se machucar feio! Neste artigo, explicamos o que levar em consideração ao comprar um apartamento para ajudar você nesse grande momento. 

O lugar pra onde você vai deve ser mais do que aconchegante e bonito. Siga a leitura para conhecer os fatores que devem entrar na balança na compra de imóveis residenciais.

 

O que levar em consideração ao comprar um apartamento?

Planejamento financeiro

Você dificilmente vai conseguir comprar um apartamento, ou casa nova sem se organizar financeiramente para isso. Sendo assim, coloque todas as suas contas em ordem

Esse é o primeiro aspecto para se levar em consideração ao comprar um apartamento. Sabe por quê? É o que vai garantir dinheiro suficiente para um investimento tão importante como a aquisição de um imóvel

Reúna todas as suas contas e veja quanto se gasta para ter uma vida com qualidade. Depois disso, defina onde é possível economizar para encaixar um novo e importante compromisso: o pagamento ou a parcela do apartamento, para quem vai comprar um imóvel financiado.

Economize ao máximo! Quanto mais alto o valor para entrada, mais baixo será o valor das prestações. Desse jeito, é mais fácil conseguir pagar todas as parcelas em dia e ainda cobrir as outras despesas.

Documentação

Toda calma é fundamental nesse tipo de transação. Se você está se perguntando o que levar em consideração ao comprar um apartamento, uma das respostas é a documentação. Aliás, esta é uma das partes mais importantes. 

Para comprar um imóvel nos parâmetros da lei, é preciso ter em ordem uma série de documentos. Sem isso, não é recomendado fechar essa compra – e nenhuma outra.

Caso opte por um apartamento ou casa usados, faça uma busca rigorosa para não comprar um imóvel cheio de dívidas do passado. Um dos problemas que pode ocorrer é o antigo dono não ter honrado com o IPTU nos anos anteriores. Sim, essa pendência tende a recair sobre o futuro dono, ou seja, você.

Não deixe que um dos passos mais importantes da vida se transforme em dor de cabeça por ignorar esse tipo de checagem. Não feche acordos quando, do outro lado da mesa, a pessoa não fornece os dados prontamente. A negociação só deve seguir se houver segurança para assinatura do contrato com o imóvel dentro da condição legal.

Tamanho

O tamanho também é muito importante e outro fator para levar em consideração ao comprar um apartamento. Nesse caso, é preciso contar o número de pessoas que também vai morar no imóvel.

Jovens casais imersos na vida profissional e que não pretendem ter filhos, tão cedo, podem morar em um apartamento menor. Um imóvel com cozinha americana e um quarto resolve a questão.

Pessoas que trabalham em casa – uma condição bem comum no contexto da pandemia do novo coronavírus – devem considerar esse aspecto. Nesse caso, é importante ter um cômodo extra para improvisar um escritório ou mesmo um espaço próprio para isso.

Outro detalhe importante: Se você tem parentes – pai, mãe, irmãos – morando em cidades mais distantes, eles podem precisar se hospedar na sua casa ao fazer visitas. Então, melhor ter mais de um quarto à disposição.

Qualidade

Ao comprar um imóvel, ninguém deseja se arrepender, muito menos encontrar problemas logo após fechar a negociação. Para fugir disso, realize uma vistoria completa. Abaixo, destacamos alguns aspectos que você deve checar:

  • Condições da estrutura, paredes e piso;
  • Situação da rede de esgoto, água e luz;
  • Estado de preservação das portas e janelas, chaves e portões;
  • Valores gastos em eventuais reparos.

Extra: outro parâmetro importante de qualidade em um imóvel é sua capacidade de valorização, ou seja, se ele vai valer mais no futuro. Imóveis que estão perto de investimentos públicos ou privados, como praças e comércios, costumam valorizar mais.

Localização

Você vai passar muitas horas do seu dia no lugar onde mora. Vai dormir, acordar e curtir alguns finais de semana em casa, recebendo pessoas. Por isso, escolha bem a localização

Analise a condição das vias de acesso a sua casa, o trajeto e a distância para o trabalho. Veja também se o bairro é tranquilo ou mais agitado e como é a vizinhança. Tente visitar o local mais de uma vez, em horários diferentes, para ter certeza se quer morar nele.

Você gosta de variados comércios locais por perto, como mercadinhos, farmácias, lanchonetes, lojinhas e petshop? Então, esse é mais um fator determinante na escolha da localização.

Segurança

Quando visitou o bairro, em diferentes horários, sentiu-se seguro nas ruas? Quem não tem como fazer diversas visitas, pode perguntar sobre a segurança do bairro aos comerciantes. 

Segurança é um dos pontos mais importantes para se levar em consideração ao comprar um apartamento por causa do aumento da violência nas grandes cidades.

Se vai morar em um condomínio, informe-se a respeito dos cuidados de segurança e procedimentos adotados. Analise a estrutura oferecida aos moradores. O prédio tem interfone, câmeras, ou portaria? Além de estar em um bairro seguro, o imóvel também deve oferecer segurança. 

Comodidade

Assim como segurança, comodidade é um fator importante na hora de morar. Um condomínio com uma excelente área de lazer pode valorizar o imóvel e propiciar diversos finais de semana agradáveis em família ou com os amigos.

O preço deve subir um pouco com mais benefícios. Por outro lado, isso também valoriza o imóvel. Procure também as opções lazer no bairro. O shopping está próximo? Tem praia, parque, ou áreas de trilha perto? A vida fica muito mais equilibrada e leve com doses frequentes de lazer!

 

E então, será que você vai realizar o sonho da casa nova em breve? Uma coisa é certa: agora você sabe muito bem o que levar em consideração ao comprar um apartamento. Siga as nossas dicas e a resposta, com segurança e livre de arrependimento, será sim. 

Além disso, lembre-se de contar com uma incorporadora e construtora confiável, capaz de apresentar imóveis que primam por excelência. Boa sorte!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This