fbpx

Morar juntos antes de casar é uma boa opção para você?

3 minutos para ler

O ditado já diz: “Quem casa quer casa” e quando um relacionamento começa a ficar sério mesmo é que esse assunto aparece. É claro que passar mais tempo juntinhos é a primeira ideia  que vem em mente para os apaixonados decididos a começar uma família, mas não é só isso não. Muitos casais começando uma vida a dois ficam em dúvida entre fazer uma festa linda e emocionante ou comprar um apartamento e ter o próprio lar, afinal são dois investimentos altos e nem sempre é possível escolher ambos. E é nesse momento que surge a ideia de morar juntos antes de casar.

Teste drive, economia ou até otimizar o tempo. Os motivos para juntar as escovas de dente antes do matrimônio são muitos. É claro que, como tudo na vida, tem seus prós e contras e para cada casal eles são diferentes.

Se você está nesse barco e não sabe bem se está tomando a decisão certa, o melhor a fazer é analisar todos os pontos e ver o que é o mais adequado para o seu relacionamento. Pensando nisso, preparamos uma lista com os detalhes sobre morar juntos antes de casar, para você colocar tudo na balança antes de decidir os próximos passos do seu amor. Vamos lá!

Saúde financeira

Se vocês são um casal que prioriza a economia, morar juntos pode ser uma boa opção. Afinal, uma das maiores vantagens é a divisão dos gastos. Para que pagar as despesas de duas casas se vocês podem pagar só uma? Essa lógica mostra que dividir a cama todos os dias, é saudável para o bolso. E essa economia pode permitir, por exemplo, a compra do primeiro apartamento. E convenhamos que nada melhor do que garantir casa e mobília logo cedo.

Convivência diária

Morar junto é embarcar em um alto nível de intimidade. É nessa hora que você vai conhecer as  atitudes do seu parceiro nos momentos mais inesperados. Em um relacionamento, essa convivência diária pode ser positiva, desde que o casal  encare as situações cotidianas como uma oportunidade de um aprender mais sobre o outro. É preciso estar preparado para conhecer a fundo quem vai passar o resto da sua vida com você.

Individualidade

A companhia constante nos mostra que, mesmo sob o mesmo teto, é preciso dar espaço para as individualidades. Todo relacionamento precisa de limites e, muitas vezes, de silêncio. Afinal, dividir a mesma casa não significa (a não ser que vocês queiram) passar o dia todo juntos. Por isso, morar juntos antes do casamento pode ajudar a estabelecer barreiras para uma convivência saudável e evitar o desgaste do namoro.

Planejamento

Por último, mas não menos importante, é preciso planejar. Essa é a nossa dica para antes e depois da sua escolha. Conversar sobre projetos e definir os objetivos de vida em conjunto é uma parte muito importante do casamento, seja ele com ou sem véu e grinalda. Invista seu tempo planejando a vida do casal, assim você poderá viver mais leve, sem tantas preocupações e pressões sociais.

Pronto! Agora é hora de focar no planejamento e escolher. Não esqueça que, quando o assunto é relacionamento, tem que dar um crédito para o coração decidir também, viu? Afinal, é muito amor envolvido e não há nada melhor do que o clássico “felizes para sempre” em um novo lar! Curtiu as nossas dicas? Então compartilhe esse artigo nas redes sociais para ajudar outras pessoas.

 

 
Posts relacionados

Deixe um comentário