fbpx

Como é morar em Marília (SP)? Veja os principais benefícios!

7 minutos para ler

Morar em Marília, no interior de São Paulo, é viver em uma das cidades mais felizes do país. A escolha do nome da cidade já indicava este futuro promissor, pois partiu do famoso poema árcade Marília de Dirceu, obra de Tomaz Antônio Gonzaga publicada em 1792. 

A inspiração para o nome do município veio ainda em 1926, quando ainda era um distrito de Cafelândia. O fundador da cidade, Bento de Abreu Sampaio Vidal, procurava um nome com a letra M que agradasse a todos. Várias sugestões foram dadas, mas foi ao ler o poema de Gonzaga que ele decidiu pelo nome da cidade. 

Algum tempo depois, em 4 de abril de 1929, Marília foi oficializada como cidade. A região teve sua economia apoiada no cultivo de café, posteriormente substituído pelo algodão. Hoje, a cidade já possui indústrias e universidades, além de ligação com os principais pontos do estado de São Paulo através de rodovias. 

Por isso, morar em Marília é estar em um grande polo de desenvolvimento, com todos os benefícios de uma cidade do interior, no Centro-Oeste paulista. No início, a economia de Marília era baseada no cultivo de café que com o tempo foi sendo substituído pelo algodão. 

Atualmente, possui aproximadamente 220 mil habitantes e é uma das melhores cidades do Brasil para se morar!

Uma das melhores cidades  do Brasil

Marília está entre as 50 melhores cidades do Brasil em termos de Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH). Veja alguns dados da cidade relacionados à qualidade de vida, de acordo com o IBGE:

  • IDH-M: 0,889 (o que é considerado alto)
  • IDH Renda: 0,885 
  • IDH Longevidade: 0,822 
  • IDH Educação: 0,962 
  • Taxa de Alfabetização: 95,35% 
  • Expectativa de vida (anos): 74,37 

Com números como estes, Marília foi considerada uma das melhores cidades para se viver no Brasil, aparecendo em 14° lugar, de acordo com pesquisa da Revista Bula. Entre as cidades paulistas, Marília é a 4ª melhor. 

Além disso, o IDL (Índice de Desenvolvimento para Longevidade), desenvolvido pela FGV e o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, apontam que Marília é a 8ª melhor cidade do país para envelhecer. 

O cruzamento de todos estes dados deu à cidade de Marília o status de uma das mais felizes do país. Qualidade de vida, segurança e estabilidade financeira são os principais indicadores da felicidade. Por isso, Marília está na 13ª colocação entre as cidades mais felizes.

Com estes dados, não há dúvidas de que morar em Marília é agradável. Veja o porquê destes índices!

Motivos para morar em Marília 

O jovem município de Marília conquistou notas altíssimas em diversos índices de qualidade de vida, além de se tornar referência em saúde e educação. A cidade é conhecida como a capital do alimento, devido ao desenvolvimento de indústrias alimentícias. 

Conheça ainda mais motivos para morar em Marília:

Referência em Educação 

A cidade é um polo estudantil, com duas universidades de referência da região: Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e a Universidade de Marília (Unimar). Dessa maneira, destaca-se como referência em saúde. 

Além destas, o ensino técnico e tecnológico atraem estudantes da região, como a Faculdade de Tecnologia (Fatec). 

Estrutura da Saúde 

Marília conta com mais de 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) para atender os habitantes do município e da região. Por conta disto, a rede municipal de saúde é considerada um exemplo para toda a região. 

Existem 5 hospitais públicos, além de atendimentos especiais, como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília (Caoim). Ainda, a cidade possui laboratórios e outros serviços particulares.

História

A história da cidade é permeada de pioneirismos e curiosidades. A primeira Estação Rodoviária do Brasil, por exemplo, foi inaugurada em Marília, em 1938. 

O primeiro caixa eletrônico do país também foi instalado nesta cidade pelo Bradesco, que é uma entidade mariliense.

A primeira foto em 360º foi tirada em Marília, em 1957. Ela foi resultado de um pedido para enquadrar juntos prédios de 3 esquinas diferentes. O autor foi o fotógrafo Sebastião Leme, ribeirão-pretano radicado em Marília, que recebeu o título de cidadão mariliense.

Ainda, em 1947 surgiu o time de futebol Marília Atlético Clube, que até hoje carrega o nome da cidade pelos vários campeonatos regionais e nacionais. 

Economia desenvolvida

Marília já teve ciclos econômicos ligados ao agronegócio, mas isto foi mudando ao longo de sua história. Com expressivo crescimento, a indústria alimentícia se tornou uma referência nacional, levando a alcunha de capital do alimento. 

Anualmente são produzidas quase 400 mil toneladas de alimento, e faturamento de cerca de R$900 milhões. Além disso, gera mais de 20 mil empregos a cada ano.

Outras indústrias marcantes na cidade são a metalúrgica e têxtil. 

Opções de Lazer 

Lazer é o que não faltará para quem pensa em morar em Marília. Além de dois shoppings, a cidade possui uma vida noturna movimentada. 

A Avenida Sampaio Vidal, por exemplo, além de ser a principal via comercial da cidade, possui bares, pubs e restaurantes e é bastante agitada. Isso faz a região ser bem tradicional e altamente valorizada, além de muito bem localizada!

A presença de parques e praças também chama a atenção. A região das Esmeraldas é ideal para correr, caminhar e passear com cachorros. 

Além disso, o turismo ecológico atrai turistas e distrai a população local. A cidade tem um horto florestal de 554 hectares e um bosque municipal com 173.600m² de extensão e vegetação de mata atlântica. 

O Parque Aquático Municipal, as pistas de aeromodelismo, estádios e 2 ginásios fecham o circuito de opções de lazer para os moradores!

Baixo índice de violência

A segurança é sempre uma grande preocupação quando se escolhe uma cidade para morar. Marília está na 37ª posição como a mais tranquila do estado de São Paulo, entre os  municípios com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o IPEA. Comparada às outras cidades do país, ela está em 55ª. 

Quer morar em Marília e ter à sua disposição ótimas opções de lazer, conforto e acesso à saúde e educação? 

A Bild está presente em Marília com um empreendimento de alto padrão e bem localizado.  Chegamos nela depois de conquistar o coração de várias cidades paulistas com nossos empreendimentos seguros e cheios de conforto. 

Temos mais de 6 mil unidades em Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Uberlândia, em Minas Gerais.

Nossos empreendimentos e serviços imobiliários sempre superam as expectativas de nossos clientes e temos tudo para ajudar você a conquistar o imóvel dos seus sonhos. 

Entre em contato com nossa central de negócios e saiba mais!

Posts relacionados

2 thoughts on “Como é morar em Marília (SP)? Veja os principais benefícios!

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This