A procura pelo imóvel perfeito costuma gerar muitas dúvidas. Afinal, com tantos tipos de empreendimento no mercado, é necessário dedicar tempo em pesquisas para análise e comparativo dos benefícios.
Para você que não sabe se deve morar em casa ou apartamento, trouxemos uma lista com os prós e contras de cada opção. Acompanhe e faça a escolha certa
Vantagens de morar em casa
Mais privacidade
Com uma distância relativamente grande dos terrenos vizinhos, os proprietários de casas conseguem desfrutar de maior privacidade. Essa condição é valiosa para quem gosta de fazer o que bem entender e ficar livre de intromissões.
Independência
Outro ponto positivo de morar em casa é a independência desse tipo de imóvel, o que permite personalizar áreas internas e externas de acordo com as preferências da família. A liberdade é maior para fazer reformas que envolvam mudanças estruturais, ampliação de cômodos ou adição de novos ambientes.
Espaços amplos
O tamanho da área total é outro fator avaliado por quem considera morar em casa ou apartamento. De fato, as casas costumam ter espaços internos e externos mais amplos. Isso é uma grande vantagem para as famílias que não abrem mão do conforto na hora de receber amigos.
Muitas casas vêm, ainda, equipadas com grandes quintais, onde o proprietário pode criar seus animais de estimação e cultivar hortaliças ou plantas ornamentais.
Desvantagens de morar em casa
Custo de manutenção
A compra de uma casa exige que o proprietário tenha capacidade de arcar com os custos de manutenção que são comuns a qualquer patrimônio. Afinal, esse tipo de imóvel requer cuidados que só podem ser cumpridos com bons serviços (limpeza de piscina, limpeza de terreno, reformas, consertos e reparos em geral).
Menos segurança
Os custos para garantir a segurança em uma casa são altos. Diferente de um apartamento, esse tipo de imóvel não conta com um quadro de funcionários para oferecer serviços de proteção ao patrimônio.
Vantagens de morar em apartamento
Mais segurança
Ao contrário de muitas casas que têm acesso fácil a partir da rua, as unidades de moradia em apartamento ficam protegidas dentro do edifício. Além do mais, os custos com os serviços de vigilância são divididos entre todos os moradores.
Praticidade
A vida para quem habita um apartamento é muito mais prática. Com plantas otimizadas, esse tipo de empreendimento é fácil de limpar e não demanda grandes trabalhos de manutenção. Além disso, os serviços mais pesados para a conservação das áreas de uso comum ficam sob a responsabilidade de uma equipe de funcionários.
Variedade de lazer
Muitos condomínios e apartamentos são equipados com diferentes áreas de lazer. Entre os destaques estão piscinas, quadras esportivas, academias, saunas e playgrounds. O diferencial é valorizado por pessoas que valorizam os momentos em família e que não querem se deslocar em busca de diversão.
Desvantagens de morar em apartamento
Regras de condomínio
Morar em apartamento significa compartilhar e cumprir regras específicas, e isso pode não ser fácil para algumas pessoas. Na convivência em condomínio, as opiniões e preferências do grande conjunto de moradores sempre virão em primeiro lugar.
Barulho da vizinhança
Outro desafio de quem mora em apartamento é ter de lidar com o barulho dos vizinhos. A percepção dos ruídos é maior nesse tipo de imóvel porque as unidades são divididas por paredes, ou seja, ficam muito próximas umas das outras.
Apesar de tudo, ambas as opções possuem vantagens que compensam qualquer ponto negativo. Agora, basta que você reflita se prefere morar em casa ou apartamento e pesquise no mercado.
Quer mais dicas sobre imóveis? Aproveite e acompanhe o trabalho da Bild no Facebook e no Instagram!