fbpx

Quais são as vantagens de morar em Bauru?

5 minutos para ler

Morar em Bauru, no estado de São Paulo, oferece ao mesmo tempo as vantagens de uma cidade grande e o conforto do interior. A fundação da cidade data de 1896, quando o vilarejo de Bauru cresceu e se emancipou do vizinho Lençóis Paulista. 

Hoje vamos contar um pouco sobre essa história e mostrar as principais vantagens de morar em Bauru! Confira:

História de Bauru

A cidade de Bauru é hoje uma das mais populosas do centro-oeste do estado, com quase 380 mil habitantes. Isso se deve ao fato de ser polo industrial e educacional. Mas outro fator que contribui para o desenvolvimento é a localização e a infraestrutura que a liga às principais rodovias paulistas.

A prosperidade econômica de Bauru se deveu ao ciclo do cultivo de café no início do século XX. Em 1905, a famosa Estrada de Ferro Sorocabana chegou à cidade, ligando-a à capital São Paulo, o que fez a população aumentar. 

Além disso, outras estradas de ferro que lá chegaram e a política expansionista de Getúlio Vargas atraíram migrantes de outras regiões do país para a região. Isso contribuiu muito para a diversidade cultural do local.

Curiosidade: O sanduíche Bauru, que homenageia a cidade, foi criado na capital do estado. Contudo, seu nome foi dado por um estudante proveniente da cidade do interior. 

Motivos para se mudar para Bauru

Além da boa localização e do fácil acesso de Bauru a outras regiões do estado, a cidade conta com outras comodidades para seus habitantes. Bauru já apareceu diversas vezes entre os 20 melhores municípios de São Paulo para se morar, e isso se deve ao seu crescimento econômico e à sua variedade de lazer. 

Desenvolvimento econômico acelerado

De acordo com dados do IBGE, o IDH da cidade de Bauru é 0,801, considerado alto. Já o PIB per capita é de R$39.121,44. 

Essa renda se deve às indústrias instaladas na região. Conhecidas como Distritos Industriais, existem cinco destas áreas voltadas para a instalação de 200 empresas de comércio, atacado e serviços. 

Também chamadas de Cidades Industriais Comerciais Atacadistas e de Serviços, elas geram grande parte da renda bauruense e são responsáveis por oportunidades de emprego. Aproximadamente 20% do PIB da região centro-oeste paulista vem de Bauru, destas empresas e indústrias. 

Opções de lazer variadas

Relevo plano, muitas áreas verdes e clima ameno fazem Bauru ser uma cidade apropriada para a prática de atividades físicas e esportes ao ar livre. Algumas destas opções de lazer são:

  • Jardim Botânico;
  • Sesc;
  • Horto Florestal;
  • Praça da Hípica 
  • Parque Vitória Régia;
  • Floresta Estadual de Pederneiras;
  • Zoológico;
  • Praça da Paz;
  • Bosque da Comunidade;
  • Parque do Castelo.

A Avenida Getúlio Vargas, próxima ao centro da cidade, é fechada para o tráfego de automóveis aos domingos. Isso confere mais uma opção para caminhadas e esportes nas quadras abertas.

Além de locais abertos para a comunidade, ainda há o Museu Ferroviário, a Pinacoteca Municipal de Bauru e o Museu da Imagem e do Som de Bauru (MISB). 

Por conta destas e outras iniciativas, Bauru sempre tem uma agenda cultural atrativa para turistas de outras cidades da região. 

Cinemas, vida noturna e passeios gastronômicos também são algumas das opções que a cidade oferece.

Infraestrutura de cidade grande

O crescimento da população nos últimos anos fez com que começasse a ser colocado em prática um plano diretor com foco na mobilidade urbana. Assim, a valorização da cidade e seus imóveis é uma realidade. 

Ao todo, Bauru possui 62 Estabelecimentos de Saúde públicos, entre Unidades Básicas de Saúde, Postos e hospitais. 

Além disso, em rankings estaduais, Bauru aparece com frequência entre as 10 melhores cidades para se criar os filhos. Isto ocorre por conta da qualidade de vida que promove aos seus habitantes, quanto por ser um polo educacional.

 

Polo educacional

Opções de ensino de qualidade não faltam se você for morar em Bauru. Além da variedade em educação infantil e juvenil, a região é conhecida pelas universidades. 

Bauru faz parte de uma das regiões paulistas de maior concentração de universidades, faculdades e centros de ensino. 

As mais conhecidas são a FATEC (Faculdade de Tecnologia), a USP (Universidade de São Paulo) e o maior campus da UNESP (Universidade Estadual Paulista) de todo o estado. 

Com cursos de ponta, como Medicina, Odontologia e Engenharia, além de promoverem o ensino de qualidade, oferecem serviços gratuitos à comunidade. 

Gostaria de morar em Bauru?

Por todas essas características de cidade desenvolvida e ao mesmo tempo acolhedora, morar em Bauru é uma opção cada vez mais atraente. 

Com planejamento financeiro, comprar um apartamento com uma localização dessas está cada  vez mais fácil. Nesta hora, a Bild como uma aliada para escolher seu novo lar em  Bauru. 

Nós propiciamos condições de financiamento e apoiamos você com nosso setor especializado em  crédito imobiliário, para lhe garantir agilidade e comodidade.

Além disso, a Bild oferece suporte ao cliente que quer morar em Bauru ao longo de todo o processo: desde a aprovação do crédito até o registro do contrato em cartório.

Venha você também morar em Bauru! Nossa Central de Negócios está pronta para receber você e ajudá-lo a escolher o melhor imóvel! 

A Bild possui mais de 6 mil unidades lançadas nas cidades em que estamos presentes: Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Uberlândia.

Aproveite e leia nosso conteúdo sobre o setor imobiliário após a pandemia. Você sabe qual o momento certo de investir no seu imóvel? 

Posts relacionados

Deixe um comentário