7 passos de como montar um closet no seu apartamento

6 minutos para ler
Ter mais organização na nossa moradia é algo extremamente saudável, que ajuda não apenas a deixar os ambientes mais confortáveis e aconchegantes, como também pode facilitar a rotina do dia a dia. Pensando nisso, preparamos esse post mostrando quais são os passos necessários para montar um closet no seu apartamento.

Esse pode ser um recurso imprescindível e bastante valioso para quem tem muitas roupas espalhadas por aí ou conta com exigências de vestimentas por conta da profissão, por exemplo, exigindo determinados padrões e muito cuidado na arrumação. Continue lendo e descubra como fazer isso!

1. Defina o espaço

O primeiro passo para montar um closet no seu apartamento é, obviamente, definir um espaço para isso. Ainda que você ache que não tenha o imóvel ideal para contar com esse tipo de ambiente, o fato é que ele pode ser criado mesmo em metragens pequenas e, eventualmente, até em um cômodo fora do seu quarto.

Qualquer cantinho já pode ser o suficiente para montar a estrutura, bastando usar um pouco de criatividade e estratégia. Entre as opções mais comuns, estão a área atrás da cama, embaixo de uma escada, um banheiro muito espaçoso, uma parede sem uso e assim por diante. O importante é partir para a ação e aproveitar o local ao máximo!

2. Use os materiais certos

Um bom closet deve se integrar perfeitamente com o resto do espaço e, para isso, você precisa usar os móveis e materiais certos, não é mesmo? Eles precisam acomodar bem as suas roupas e acessórios, não apenas no sentido de guarda-las, mas também de conferir organização e facilitar na hora em que você precisar de algum item.

Por isso, a marcenaria sob medida sempre é uma opção a ser considerada. Se você quer uma solução prática e pouco dispendiosa, o famoso MDF pode ser a escolha perfeita, tanto para closets grandes quanto para os pequenos. Suas partes poderão ser revestidas com laminados de cores neutras, para destacar as peças e valorizar o conteúdo.

3. Escolha as divisórias

Usado o MDF ou outro recurso para montar o seu closet, você precisa também escolher de que maneira as divisórias vão ser distribuídas no local. Via de regra, o mais comum é apostar em nichos e prateleiras, que contribuem para a organização e uma fácil visualização das peças. Você pode fechar o espaço com portas de correr de vidro, por exemplo.

Aqueles itens com características especiais, que podem ser delicados ou muito valiosos, como relógios, gravatas e roupas íntimas, por exemplo, podem ser agrupados em gavetas mais baixas ou mais altas, dependendo da sua preferência e do acesso que o local terá para crianças ou animais de estimação, que poderiam danificar os objetos.

4. Aposte na personalização

A incitação de um closet contribui bastante para a valorização de imóvel, ainda que a sua intenção primordial não seja essa e você só esteja pensando na organização e praticidade que o ambiente pode proporcionar. No entanto, isso não impede que você aposte na personalização do local, deixando o espaço com a sua cara.

Na prática, isso quer dizer que você pode colocar porta-retratos com fotos de sua preferência, quadros com um estilo de arte que tenha a ver com seu estilo de vida e outros objetos do gênero. Se a metragem permitir e você tiver algum artigo de família, como uma cômoda ou uma penteadeira mais antiga, nada impede você de também colocá-las por lá.

5. Capriche na decoração

Além dos pequenos itens que citamos acima e daqueles que você já poderia ter antes, vale a pena pensar em comprar outros, sobretudo os que podem fazer a diferença na decoração para apartamentos pequenos. Caixas organizadoras dentro dos nichos ou sobre as prateleiras, por exemplo, podem conferir charme e muita praticidade para o local.

A ideia é aproveitar ao máximo a área e a verticalidade do ambiente, com detalhes criativos e funcionais. Os cabideiros são uma grande tendência no momento, que ajudam bastante na ambientação. Para quem não abre mão do conforto ou precisa colocar sapatos desafiadores, colocar um tapete e um pufe macio sobre o piso pode ser bem interessante.

6. Valorize a funcionalidade

Um dos benefícios de um closet no seu apartamento é, como já dissemos, a excepcional funcionalidade que ele pode oferecer para o seu dia a dia. Por isso, você deve apostar nesse conceito, valorizando decisões que deixem a sua rotina mais prática e dinâmica, especialmente se você não tem tempo a perder por conta da sua carreira profissional.

Sendo assim, você deve armazenar os itens de uma maneira que facilite as suas escolhas, colocando, por exemplo, peças similares no mesmo local. Isso significa as camisas em sequência nos cabides, os calçados nos sapateiros, artigos menores nas gavetas e assim por diante. O critério utilizado para separar as coisas, portanto, deve ser claro e objetivo.

7. Tenha soluções econômicas

Você quer aproveitar todos os benefícios de um closet no seu apartamento, mas não tem muito dinheiro para gastar com isso? Não se preocupe: é possível montar esse tipo de ambiente sem grades recursos, apostando em soluções práticas e econômicas. No entanto, para isso, você precisará de boa criatividade e olhos atentos.

Antes de mais nada, tenha em mente que as lojas que vendem materiais e artigos de decoração sempre tem promoções, sobretudo quando estão mudando de coleção e precisam esvaziar o estoque. Além disso, o reaproveitamento de alguns itens, como pallets e caixas, não só é de graça, como também podem deixar o imóvel mais sofisticado e sustentável.

Como você pôde ver, montar um closet no seu apartamento é uma tarefa que exige alguns cuidados, mas perfeitamente possível se você souber usar uma dose de criatividade e fizer escolhas inteligentes em termos de decoração. Observe o seu imóvel e veja se não existe um espaço, um cantinho ou uma parede na qual você possa aplicar esse conceito!

Gostou de conhecer os principais passos de como montar um closet no seu apartamento? Quer conferir outros conteúdos relacionados com o setor imobiliário, inteiramente grátis e em primeira mão? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário