Existem no mercado diversos modelos de cuba para serem inseridas no seu banheiro. Para escolher a melhor opção, é necessário analisar suas necessidades e seu gosto. Sendo assim, é preciso ressaltar que as pias não são determinantes apenas para a beleza do banheiro, mas também, para a funcionalidade.
Nesse sentido, saiba que ao escolher a cuba, é essencial levar em consideração o tamanho do banheiro. É fundamental manter a proporção com ambiente para que ela não atrapalhe o local. Além do mais, é preciso ter atenção às recomendações do modelo escolhido. Continue a leitura e saiba 7 modelos de cuba para usar em seu banheiro novo!
Quais os 7 modelos de cuba para usar no banheiro novo?
Há diferentes modelos de cubas, assim, fica fácil escolher o mais satisfatório para o seu banheiro. Existem alguns ótimos tanto para espaços maiores quanto para lavabos pequenos. Confira!
1. Cuba de embutir
A cuba de embutir é um modelo clássico e discreto, pois é um item instalado dentro da bancada. Para isso, é necessário realizar um corte na pedra, no formato da cuba.
Ela é inserida por baixo, o que permite uma maior espaço na bancada, mas um pequeno espaço dentro do gabinete. Para conseguir um resultado satisfatório, é indicado colocar torneiras de bica baixa.
2. Cuba de apoio
Caso seu banheiro seja pequeno, uma boa ideia é adquirir um cuba de apoio. Ela deve ser inserida em cima da bancada, que pode ter uma tamanho menor, uma vez que a base da cuba só precisa ficar apoiada. Desse modo, é necessário apenas o espaço de dez centímetros para instalar a torneira e o frontão.
Saiba que esse modelo de cuba chama muito atenção, pois é capaz de deixar o banheiro com um aspecto mais sofisticado. Para utilizá-la, é indicado instalar a bancada um pouco mais baixa do que a forma tradicional, além de precisar colocar torneiras diretamente na parede, ou de bica mais elevada.
3. Cuba para sobrepor
As cubas de sobrepor consistem em um modelo mais robusto e proporcionam um excelente acabamento para o banheiro. Esse modelo precisa ficar apoiado, e não colocado na parte de baixo da bancada, assim, ela ocupa menos espaço no lavabo.
Esse tipo de cuba é uma ótima opção para quem deseja itens ousados, visto que consiste em uma peça diferenciada e com um visual mais atraente. Lembre-se de que é essencial realizar a manutenção da cuba regularmente. É indicado que ela seja limpa com água e sabão, e produtos não abrasivos. Evite a utilização de produtos com cloro.
4. Cuba de piso
A cuba de piso é muito utilizada em banheiros de grande circulação. Ela permite que o banheiro fique com mais espaço, uma vez que não precisa de uma bancada para ser inserida.
O sifão, nesse caso, não fica visível, visto que o modelo de piso é colocado diretamente no chão. Essa cuba é um item muito moderno e estiloso, mas muito raro no mercado e, normalmente, é mais caro que os outros modelos.
5. Cuba de semiencaixe
A cuba de semiencaixe é indicada para quando o banheiro ou o lavabo é pequeno, visto que possibilita o uso de uma bancada com formato mais estreito. Você pode encontrar no mercado modelos com o furo para a inserção da torneira, que é o mais comum, mas pode encontrar sem esse espaço, também. Nos dois tipos, é necessário uma torneira de bica baixa.
6. Cuba de parede
Caso você tenha apenas um banheiro, ou deseje instalar uma cuba sem gabinete, o modelo mais satisfatório é o de parede. Também chamada de cuba suspensa, já que é inserida diretamente na parede, sem a necessidade de uma bancada. Por esse motivo, na maioria das vezes, é ótima para espaços pequenos.
7. Cuba esculpida
A cuba esculpida é elaborada com o mesmo material da bancada, seja de cimento queimado, seja pedra, silestone, nanosglass e marmomoglass. Por essa razão, ela pode ser criada conforme o seu desejo, mas o valor muda. Ela pode ser feita com a profundidade e comprimento desejados.
Quais os principais materiais de cuba?
A cuba pode ser de diferentes materiais. No momento de realizar a compra é que você vai fazer a escolha. Para isso, é fundamental avaliar com atenção. Confira!
Cuba de vidro
A cuba de vidro é muito utilizada em banheiros. Ela é uma ótima opção para quem deseja um visual mais moderno.
É possível encontrar a cuba de vidro em diversos modelos e formatos. Ela é indicada para banheiros com menos circulação de pessoas, já que é um material frágil. Desse modo, ela é mais utilizada em banheiros sociais.
Cuba de marmorite
A cuba de marmorite é mais barata, e é fabricada com um mistura de minerais e pedras naturais — isso faz com que ela dure mais tempo. Diversos formatos podem ser produzidos com esse material. Quem deseja economizar, essa pode ser uma ótima opção.
Cuba de louça
A cuba de louça pode ser criada com cerâmica ou porcelana. É o material mais utilizado, sendo normalmente produzido nas cores branca e preta. Além disso, é produzida com a mistura de alguns materiais, como argila e quartzo.
Esse tipo de material deve ser esmaltado e forneado. Dessa forma, elas são duráveis e impermeáveis, e isso dificulta o surgimento de possíveis rachaduras e quebras, além de suportar muito bem a umidade.
Cuba de metal
Se o seu lavabo apresenta uma característica mais industrial, uma ótima opção é a cuba de metal. Geralmente, ela é produzida com cobre ou aço inox.
O aço é mais indicado para banheiros com elevada circulação, visto que dura mais tempo. O cobre é um material mais utilizado em banheiros sociais, e deixa a cuba superestilosa, mas menos resistente à água.
Como vimos, existem no mercado diversos modelos de cubas para serem inseridas em seu banheiro novo e com diferentes materiais. É preciso avaliar o ambiente e suas necessidades para fazer a melhor escolha. Saiba que é preciso que ela seja inserida com muito cuidado e atenção, para que não existam possíveis contratempos.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram!