Como escolher uma luminária para a sala? Confira 6 dicas!

6 minutos para ler

A sala é um lugar da sua casa por onde todos passam. Afinal, ela geralmente é o espaço em que ficam as visitas e, quando é ampla, pode abrigar até a mesa de jantar. Por isso, a decoração e iluminação desse cômodo são muito importantes. Afinal, precisam refletir a sua personalidade e garantir o conforto para ele ser usado. Sendo assim, é preciso cuidado na hora de escolher itens essenciais, como a luminária da sala.

Neste post, entenda por que esse objeto é tão importante. Saiba também 6 dicas que separamos para você escolher a ideal. Boa leitura!

Por que usar uma luminária na sala?

Uma luminária na sala pode parecer um simples objeto, mas faz toda a diferença na utilidade que o cômodo tem, como também na sensação que ele transmite. Isso porque ela complementa a iluminação natural e pode ser criada para cumprir várias finalidades.

Por exemplo, a mais óbvia é a iluminação completa do espaço. Mas, além disso, quando tem um foco específico, a luminária pode ser usada para ler em uma poltrona, ou fazer outra atividade, sem ter que acender todas as luzes. Com isso, você economiza energia e direciona a luz para ficar mais confortável; sem prejudicar os olhos.

Outra questão é que, hoje em dia, você encontra muitas luminárias com diferentes tipos e tamanhos; que podem ser um objeto ideal para a decoração. Aliás, fazer a escolha certa dessa peça ajuda a tornar o estilo que você gosta mais dinâmico, já que pode servir como um elemento diferente. Por exemplo, quem adora o estilo industrial, com cores fortes e uso de metal, pode contrastá-lo com um lustre mais clássico, como luminária da sala.

Como escolher a luminária da sala com 6 dicas?

Como é útil e com grande potencial de transformar um espaço, você precisa de atenção na hora de escolher a luminária da sala. Nesse caso, vale a pena seguir as 6 dicas que separamos. Confira!

1. Examine os outros elementos

Você pode ter uma ideia bem formada de qual luminária para sala quer ter. Porém, o objeto em si pode não colaborar com o ambiente, ou até prejudicá-lo. Sendo assim, em vez de olhar isoladamente, é preciso analisar como a luminária vai ficar com os outros elementos e o próprio espaço. Assim, você chega a uma conclusão melhor se deve ou não usá-la.

Por exemplo, em salas com móveis grandes e escuros, que conferem um visual mais pesado ao cômodo, luminárias grandes podem sobrecarregar a composição. Já opções menores e espalhadas por diversos locais podem iluminar melhor cantos específicos, além de deixar o visual mais leve.

2. Analise o formato

Existem luminárias redondas, quadradas, com bases finas, pendentes…Enfim, são vários os formatos que você pode encontrar. Por isso, é importante considerá-los também na hora de criar a composição.

Por exemplo, se você gosta de um estilo moderno e quer um clima aconchegante para a sala, optar por luminárias redondas e com luzes amarelas, é uma opção. Já para uma sala mais formal, trabalhar com estilos quadrados e linhas bem definidas traz seriedade.

Por sua vez, uma composição mais equilibrada pode ser criada com o contraste de formas nos móveis e na luminária. Por exemplo, se seu sofá é quadrado, use luminárias de chão com cúpulas redondas. Já se mesas e estofados têm linhas mais amigáveis, use luminárias pendentes.

3. Pense no tipo de luminária

Você pode encontrar luminárias de chão, de mesa, de teto e várias outras peças. Assim, também precisa considerar este aspecto para saber qual escolher. No teto com pé direito alto, por exemplo, você pode apostar em um lustre, que traga personalidade ao espaço e remeta a um estilo clássico.

Já em mesas e estantes, você pode escolher a luminária da sala com foco difuso ou direcionado, como o tradicional abajur. Se usado em painéis, por exemplo, esse tipo pode iluminar cantos estratégicos, criando visuais bonitos e dando foco a outros objetos. Por sua vez, uma arandela na parede é útil para controlar a luz e ocupar pouco espaço, também oferecendo uma luz mais direcionada.

4. Determine o tamanho ideal

Se sua sala é um pouco vazia, vale a pena apostar em luminárias grandes para preencher o espaço. Nesse caso, elas combinam muito bem com quem gosta de um estilo minimalista. Porém, se a sala já tem muitas peças, o ideal é encontrar luminárias que se integrem ao ambiente. Nesse caso, você pode usar spots em paredes e no teto, onde não há móveis, e apenas uma ou duas peças maiores em mesas, ou no chão para complementar.

5. Leve em conta o design

Você vai encontrar a luminária para a sala de vários tipos. Versões modernas podem explorar cores e formatos, até transformando-a em um objeto de decoração diferente. Já nos modelos tradicionais de luminária, você pode escolher as com design mais variado, a fim de tornar seu espaço mais personalizado.

Por exemplo, em uma sala moderna, você pode substituir uma luminária de teto no centro da sala, por opções com bulbos e fios. Afinal, mesmo sendo simples, esse tipo tem um visual dinâmico, ao mesmo tempo em que remete ao estilo industrial, sem deixar o ambiente pesado.

6. Considere o custo-benefício

No caso do custo-benefício, você não pode considerar apenas o preço da luminária, mas também o seu gasto com energia. Por exemplo, em uma sala de visitas, em que você não fica com frequência, usar uma luminária maior pode ser a escolha certa.

Já em uma sala multiuso, investir em um projeto mais elaborado, com vários pontos de luz, pode atender melhor suas necessidades; seja no sofá vendo televisão, numa poltrona lendo um livro, ou em uma mesa, trabalhando.

A luminária da sala é um objeto simples, mas tem muito potencial de decoração e é importante para iluminar corretamente o espaço. Por isso, você precisa saber escolhê-la muito bem. Dessa forma, vale a pena buscar inspirações nas redes sociais e no Pinterest, especialmente em perfis de iluminação e design de interiores. Já para comprar, visitar lojas de luminárias pode garantir uma ampla variedade para você escolher.

Gostou do post? Siga a gente no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Pinterest e Youtube para acompanhar mais conteúdos!

Posts relacionados

Deixe um comentário