fbpx

Lista de utensílios de cozinha básica: o que não pode faltar na sua?

6 minutos para ler

Montar uma casa é uma tarefa tão desafiadora quanto prazerosa, uma vez que podemos escolher os artigos que melhor se encaixam no nosso gosto pessoal, mas também precisamos considerar a funcionalidade e diversas outras características. Pensando nisso, preparamos essa lista de utensílios de cozinha básica, mostrando o que não pode faltar na sua!

É muito importante planejar adequadamente as compras para um novo imóvel, sobretudo quando você estiver pensando nos itens que vão compor esse ambiente tão relevante e decisivo para sua saúde, qualidade de vida e até para as suas finanças. Continue lendo e descubra como ter uma cozinha completa na sua casa.

Jogo de facas

Um bom jogo de facas ajudará a aumentar a sua produtividade na cozinha e a sua capacidade de preparar pratos saborosos, mesmo que isso demande que você corte alimentos difíceis, como carnes vermelhas, legumes crus ou frutas robustas. Por isso, você deve escolher com inteligência e não hesitar em investir nesses importantes utensílios de cozinha.

Existem boas opções no mercado, com kits que contemplarão as práticas mais comuns do seu dia a dia no seu novo imóvel, com modelos serrilhados para pães, lâminas grandes para proteínas, versões mais curtas para vegetais e até aquelas bem pequenas para frutas. Dê preferência para marcas confiáveis e conhecidas do público.

Eletrodomésticos

A aquisição dos eletrodomésticos não pode faltar na lista de utensílios básicos de uma cozinha. Afinal, eles são muito importantes para tudo o que você for preparar ou guardar e, de quebra, ainda impactarão na sua rotina e até nas suas economias, permitindo que você faça novos pratos, conserve refeições por muito mais tempo ou pague menos na conta de luz.

Pensando pelo lado das despesas, o mais recomendável é apostar naquelas marcas e modelos que contam com selos de alta eficiência de energia. Entre as aquisições mais importantes, estão a geladeira, fogão, micro-ondas, liquidificador, batedeira, cafeteira, espremedor de frutas, processador, fritadeira, freezer e uma pequena balança para pesar os alimentos.

Vasilhas

Não dá para pensar em uma cozinha sem vasilhas. Atualmente, elas podem ser feitas de diversos materiais, mas as mais populares ainda são as de plástico, pela sua praticidade, ou as de vidro, que unem elegância e resistência. São muitas marcas disponíveis no mercado e, procurando bem, é possível encontrar preços muito atrativos.

A sua utilização primordial é o armazenamento de alimentos, como feijão, carnes e legumes, que podem ir para a geladeira ou o congelador. Existem versões com maior resistência, que podem ser adequadas para o uso no micro-ondas, por exemplo. Com isso, você poderá aquecer ou até mesmo descongelar as suas refeições.

Mixer

É praticamente impossível, nos dias de hoje, ter uma cozinha de alto padrão sem ter um mixer, não é mesmo? Esse é um utensílio extremamente prático e que pode ser de grande valia para os mais variados perfis de moradores, tendo em vista que possibilita e traz muito mais praticidade para o preparo de diversos alimentos.

Para quem está em busca de mais saúde e bem-estar, o mixer ajuda a fazer sucos de frutas, bater legumes e criar deliciosos purês. Já para os mais sofisticados, pode ser um bom auxiliar na elaboração de deliciosos cremes, molhos, coquetéis, mousses e milkshakes. Ele pode, eventualmente, substituir o liquidificador e a batedeira.

Louças

Mais do que meros utensílios de cozinha, a escolha adequada das louças podem fazer delas verdadeiros objetos de decoração em uma casa ou apartamento. Existem jogos incríveis, que têm a capacidade de combinar com o perfil dos moradores, além do estilo adotado para o cômodo, as cores das paredes, os móveis do ambiente e assim por diante.

Os pratos, por exemplo, são imprescindíveis e devem ser adquiridos em quantidade suficiente para a família e o número de convidados que vocês costumam receber. O mesmo vale para os copos e as xícaras, que servem para servir chá e café. Não se esqueça também das tigelas e travessas, que podem ser de cerâmica, vidro, porcelana e inox.

Tábuas

As tábuas também precisam figurar em qualquer lista de utensílios de cozinha básica, uma vez que são fundamentais para o preparo e manuseio de uma série de alimentos. Elas servem para o corte de carnes, legumes, verduras, temperos e uma série de ingredientes, imprescindíveis para um cardápio completo e saboroso.

Os modelos de madeiras nobres estão fazendo sucesso, mas exigem alguns cuidados de manutenção, precisando ser seladas em 24 horas antes do uso, com um pouco de óleo dos dois lados. Também existem opções de plástico, que são bem mais baratas, bem como as de vidro ou até mesmo de mármore, que são práticas e bonitas.

Panelas

As panelas também são, naturalmente, um dos utensílios mais importantes e mais utilizados em uma cozinha básica. Nos dias de hoje, existem diversos modelos e opções disponíveis no mercado, mas o número e a variedade que você precisa comprar dependerá de uma série de fatores, como os tipos de comida que você prefere, se você mora sozinho ou com outras pessoas.

Uma chapa ou frigideira, por exemplo, são de grande praticidade para o preparo de carnes, frituras e omelete. Já as de pressão tendem a ser mais úteis para quem tem um pouco mais de experiência culinária. Não se esqueça também que as versões com teflon ou outros antiaderentes demandam uma espátula de silicone ou uma colher de pau para não arranharem.

Esses são alguns dos utensílios de cozinha básica que não podem faltar na sua! Antes de comprá-los, você deve levar em consideração as suas preferências, o seu estilo de vida, o número de moradores da casa e, logicamente, o orçamento disponível. Pesquise um pouco e pense bem para adquirir tudo o que você precisa para preparar e conservar seus alimentos.

Gostou de conhecer esta pequena lista de utensílios de cozinha básica? Ficou por dentro do que não pode faltar na sua? Então, que tal aumentar os seus conhecimentos sobre o assunto e conferir também o nosso outro artigo de blog que fala sobre as cinco dicas que você precisa para planejar sua mudança?

Posts relacionados

Deixe um comentário