É muito bom passar o tempo de folga no conforto de casa. Vez ou outra, porém, vale a pena dar uma saída para animar a rotina e mandar o tédio embora. O bom é que muitas cidades oferecem variedade de entretenimento para os habitantes e turistas se divertirem. Uma prova disso está na facilidade para curtir o lazer em Marília.
Você vai visitar ou pretende morar nessa cidade do interior paulista? Ela fica na parte centro-oeste do Estado, a uma distância de 443 km da capital, e abriga diversos atrativos. Como tem atividades para todos os gostos e bolsos, atrai vários perfis interessados em comprar ou alugar um imóvel na região.
Que tal descobrir o que vale a pena fazer por lá? Continue a leitura, pois listamos 6 programas imperdíveis!
1. Exercício com Bike Sharing
Nada melhor que conhecer os principais pontos da cidade enquanto movimenta o corpo. Para isso, você pode apostar no empréstimo de bicicletas compartilhadas do município. Isso mesmo! Uma das novidades mais recentes dentro da categoria de lazer em Marília é o sistema conhecido como Bike Sharing.
Trata-se de um serviço gratuito, que funciona todos os dias da semana, de segunda à sexta das 9h às 20h, sábado das 9h às 17h e domingo das 8h às 12h. Ele pode ser utilizado a partir da entrega de um documento de identificação ao grupo responsável pela disponibilização das bicicletas. São 10 equipamentos disponíveis em modelos para adultos e crianças, usados para pedaladas de até 1 hora.
A iniciativa partiu da Bild Desenvolvimento Imobiliário, que escolheu o Jardim Tangará como área ideal para sediar o projeto esportivo. Agora, além de uma atividade recreativa, os habitantes também terão bons equipamentos para gastar calorias, fortalecer a saúde e combater o sedentarismo.
2. Visita ao Bosque Municipal Rangel Pietraroia
Quem já passou por diferentes cidades de São Paulo sabe que áreas verdes não faltam para alegrar os dias dos apaixonados por natureza. Em Marília, o destaque fica por conta de uma grande área desapropriada em 1942, que se transformou em um importante espaço público de lazer, descanso e até estudo via excursões.
Conhecido como Bosque Municipal Rangel Pietroroia, o local homenageia um empresário e vereador do município. Tem 20 hectares de mata fechada, composta por diversas espécies vegetais latifoliadas. Também é lar de vários animais silvestres, como sagui, cotia, gambá e lagarto, além dos bichos presentes em seu mini-zoo.
Você pode explorar o ambiente a qualquer dia da semana, entre as 6h e as 18h, percorrendo as inúmeras trilhas ou fazendo pausas em áreas abertas. Há estruturas de parquinho para distrair a criançada e muitos cantos sombreados, onde os visitantes fazem seus lanches e repõem as energias.
3. Caminhada na Avenida das Esmeraldas
Se a intenção é curtir o lazer em Marília sem precisar percorrer longas distâncias, aposte na famosa Avenida das Esmeraldas. Ela foi inaugurada em 1984 e é contornada por um conjunto incrível de estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, sorveterias, lojas e excelentes restaurantes.
Também há o Shopping Esmeralda para quem gosta de consumir nesse tipo de complexo, acessando estruturas de cinema, área kids, lojas e praça de alimentação. O diferencial, porém, fica por conta da parte externa da localização, que contém uma pista de caminhada com mais de 3 km de extensão.
Aproveite uma manhã ou tarde tranquila para andar pela Avenida e contemplar o charme de vários atrativos, como a via-férrea desativada e as grandes árvores. O toque natural não se perde em meio ao cinza urbano, já que existem canteiros gramados e áreas de jardim em frente às construções.
4. Passeio no Estádio Abreuzão
Localizado na Avenida Vicente Ferreira está o maior complexo esportivo de Marília. Estamos falando do Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, popularmente conhecido como Abreuzão — homenagem a um dos fundadores do município. Ele fica aberto diariamente, das 8h às 18h, ou durante horários de jogos que envolvem agendamento prévio.
Para quem ama ver partidas de futebol, o local representa um excelente ponto de encontro para confraternizar com os amigos. Apesar de ter mais de 50 anos, está muito bem conservado e possui capacidade de 15.010 pessoas. Isso significa que acomoda com conforto quem mora na cidade, os atletas e grupos vindos de outros destinos.
5. Banhos na Fazenda Floresta
Os dias mais quentes abrem espaço para uma ótima alternativa de lazer em Marília. Isso porque a cidade tem várias fazendas com estrutura para banho em cachoeiras, cascatas e piscinas naturais. É só aumentar a temperatura que muita gente começa a se deslocar para o campo, com o objetivo de se refrescar e admirar belas paisagens.
Na Fazenda Floresta, por exemplo, você encontra diversos pontos com água para mergulhar ou molhar os pés. Também há passeios por trilhas ecológicas, áreas de pesca (com carpas, tilápias e outros peixes) e locais apropriados para piquenique. Se preferir, o visitante ainda pode investir no café da tarde da fazenda, que serve iguarias típicas da região.
6. Agito da vida noturna
Não poderiam faltar atividades para quem é fã da noite. Seja um happy hour descontraído após o trabalho, seja uma atração com muita dança, sempre tem algo interessante acontecendo. A variedade, novamente, favorece o padrão de vida de diferentes pessoas e certamente inclui programas alinhados ao seu orçamento
Confira exemplos de espaços para incrementar o lazer em Marília:
- Chaplin — é referência de boa gastronomia por servir pizzas e buffet com música ao vivo, além de disponibilizar suas instalações para a produção de eventos;
- Doctor Beer — serve rótulos de cervejas artesanais e importadas para quem não abre mão das melhores bebidas, sem contar que promove shows de diversas bandas;
- Duda’s Karaokê — tem a atmosfera ideal para reunir a galera que gosta de soltar a voz, fazer coreografias e degustar lanches acompanhados de bons drinks;
- Orly Bagueteria — perfeito para quem tem vontade de café colonial completo a qualquer horário, já que serve pães, bolos, sucos, tortas e sobremesas até as 22:30h.
E aí? Já definiu qual tipo de atividade fará parte do seu roteiro de lazer em Marília? Para não perder os atrativos de seu interesse, pesquise sobre os horários de funcionamento ou entre em contato com os administradores dos respectivos lugares. Isso vai ajudar na montagem do planejamento e na distribuição de horários adequados para curtir cada programa.
Se você gostou do artigo e acredita que possa ser útil a outras pessoas, compartilhe-o nas redes sociais para que chegue à sua rede de contatos!