fbpx

Vale a pena investir no mercado imobiliário atualmente?

6 minutos para ler

Investir no mercado imobiliário é uma das formas mais certeiras de multiplicar o dinheiro. Contudo, em tempos de pandemia, muitos se perguntam se o setor se mantém atraente e próspero. E, pode-se dizer que sim, mas é preciso saber enxergar as oportunidades. 

Nesse contexto, percebemos que o coronavírus vai adiar uma alta mais significativa no mercado imobiliário.  Portanto, perceber essas oportunidades pode estar um pouco mais difícil. No entanto, determinados efeitos podem ser determinantes para apenas uma retomada, mas um crescimento do setor. 

O primeiro deles um dos mais significativos é a queda na taxa básica de juros (Selic) da economia brasileira. Essa, teve o 9º corte consecutivo anunciado em agosto de 2020, e está em 2% ao ano. É o índice mais baixo desde o início da série histórica, pelo Banco Central, em 1996.

Além disso, o cenário atual leva muitas pessoas a venderem imóveis ou fundos imobiliários, muitas vezes a preços menores, o que pode gerar ótimas chances de negócio. Assim, quem investe com foco no longo prazo pode ganhar bastante dinheiro.

Outro fator que deve refletir positivamente no mercado imobiliário no futuro, é o ritmo do setor com a pandemia. Como estamos em um período de poucos investimentos na construção civil, deve ocorrer uma escassez na oferta de novos empreendimentos em breve e, com isso, os poucos imóveis lançados valorizam.

Siga a leitura e saiba, com mais detalhes, por que investir no mercado imobiliário é uma das melhores formas de lidar com seu dinheiro, mesmo durante a pandemia.

Vantagens de investir no mercado imobiliário

Se você está começando a se interessar pelo setor imobiliário, precisa conhecer algumas das principais vantagens de investir nele. Dessa maneira, é fácil compreender porque essa é uma opção rentável. Confira!

Investimento seguro

Investir no mercado imobiliário costuma trazer retorno, uma vez que imóveis são bens que valorizam com o tempo. O setor enfrenta ciclos de alta e baixa e, como se trata de um bem fixo, ele se sustenta em momentos críticos se recuperando posteriormente.

Ainda, a segurança também está no fato de que um imóvel é uma propriedade pessoal, ou seja, o proprietário tem uma garantia constitucional sobre o bem. Ninguém pode invadir ou tomar a propriedade sem razões legais.

Planejamento de futuro

Investir em imóveis  é pensar no seu futuro, dos seus filhos e até mesmo de seus netos. É o tipo de aquisição que engorda o patrimônio, pois tem valor efetivo. Algo que não se repete na compra de um carro, por exemplo. 

Além disso, pode servir tanto para abrigar a família por um longo período, como para alugar e gerar renda extra. Um mesmo imóvel pode oferecer renda para três a quatro gerações. Ainda que seja mais antigo, uma reforma é capaz de devolver o aspecto de novo.

Nesse cenário, a maior parte das pessoas costuma reformar o imóvel quando os problemas começam a aparecer, o que evita a deterioração e a desvalorização.

Demanda constante em aluguéis

A criação de programas de financiamento, como o Minha Casa Minha Vida, mudou um pouco o cenário, mas a demanda por imóveis ainda é muito alta no Brasil, com alta procura por moradia através de aluguéis.

Ainda existem pessoas que não querem morar muito tempo no mesmo lugar e outras que não podem porque o trabalho exige mudanças constantes de cidade. Sem falar nos indivíduos que pensam em comprar um imóvel residencial, mas não conseguem por falta de dinheiro. Em todos esses casos, é melhor alugar do que comprar.

Como investir em imóveis e quais valem a pena

Ser um investidor no mercado de imóveis pode ser altamente lucrativo, mas você precisa olhar para os negócios de um modo diferente. 

Nos tópicos a seguir, explicamos o que você precisa para iniciar em um dos mercados mais sólidos. Ou seja, falamos sobre como investir em imóveis que valem a pena.

Cabeça de investidor

O primeiro passo para investir no mercado imobiliário é fazer uma mudança comportamental. Os imóveis não podem mais ser vistos de acordo com o seu gosto pessoal sobre beleza ou localização.

Agora, você não é o comprador final que compra para morar. É preciso ter olhos de investidor e se comportar como um. Não espere a ocasião de realizar seus sonhos aparecer em anúncios na internet ou no jornal. Você precisa aguçar a visão para encontrá-las.

Valorização

Qualquer imóvel pode ser visto como uma oportunidade, pois boas reformas o deixam mais valorizado e, consequentemente, o lucro aumenta. Como investidor, sua tarefa é achar locais subvalorizados, mas com potencial de valorização.

Nem sempre a condição atual de um imóvel representa seu real valor. Há casos no mercado em que grandes modificações podem mudar e muito o preço final de um local. 

Como todo investidor, você deve ter uma visão de negócio pensando em como um imóvel pode agregar na sua renda e na sua liberdade financeira.

Risco

Todo investimento apresenta riscos. Mas, se você possui um planejamento financeiro, fez sua reserva de emergência, e estuda o mercado, os riscos serão menores.

Por isso, é fundamental se preparar para fazer as escolhas corretas e se errar, estando preparado financeiramente, terá tempo, suporte e condições para passar pela situação e revertê-la.

Invista com o pensamento de que há três características em todos os investimentos: rentabilidade, segurança e liquidez. E saiba que você nunca terá as três características te favorecendo de uma vez só.

Longo prazo

Para quem busca investir no mercado imobiliário, considerando ganhos de longo prazo, há situação está favorável. O setor sempre terá demanda, pois todos precisam de um local para morar.

É essencial aproveitar esse momento econômico pelo qual todos passam. Há diversos imóveis subvalorizados, seja por erros de precificação ou devido a uma maior oferta. Entender esses ciclos entre oferta e demanda ajudará na sua tomada de decisão.

Se você procura imóveis com potencial de valorização para investir no mercado imobiliário, lembre-se de contar com uma incorporadora e construtora confiável, que facilite o investimento e tenha empreendimentos de qualidade.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This