fbpx

Passo a passo: o que você precisa para se tornar um investidor imobiliário

6 minutos para ler

O setor de imóveis é um dos ramos mais prestigiados no Brasil e consegue ter um bom perfil de segurança e grande potencial de valorização, mesmo quando o país está passando por crises ou problemas em sua economia. Pensando nisso, preparamos este passo a passo com tudo o que você precisa para se tornar um investidor imobiliário.

Existem muitas vantagens de se tornar um, sobretudo se você ampliar os seus conhecimentos sobre o setor e souber como encontrar as principais oportunidades dessa área, que são bastante numerosas e podem oferecer uma rentabilidade surpreendente. Continue lendo e descubra como fazer isso.

1. Faça um bom estudo de mercado

O primeiro passo para se tornar um investidor imobiliário consiste em começar a estudar o mercado e ampliar seus conhecimentos sobre o segmento. Afinal, somente dessa maneira você poderá conhecer as propriedades, compreender o potencial de valorização de um imóvel, descobrir boas oportunidades e até mesmo fugir de eventuais furadas.

Felizmente, a internet facilita muito esse desafio, pois existem diversos conteúdos disponíveis sobre os mais variados assuntos dentro do ramo. Você pode acompanhar blogs de empresas e profissionais da área, buscar artigos e até mesmo fazer cursos ou assistir palestras. Opções não faltam e, o melhor de tudo, é que boa parte delas são gratuitas.

2. Organize bem as suas finanças

O passo seguinte para se tornar um investidor imobiliário consiste em organizar bem as suas finanças. Isso é muito importante, até porque não dá para investir muito se você estiver com dívidas ou minando o seu orçamento em outras frentes. Faça um pequeno balanço da sua situação atual, até para saber quanto e quando você poderá ealocar recursos.

Além disso, verifique se há alguma coisa que você possa fazer para se colocar em uma posição mais forte para investir, como aumentar sua produtividade no trabalho ou até mesmo obter uma renda extra, que possa ser destinada para esse segmento. O ideal é ter as economias pessoais bem consolidadas, para poder aplicar tanto quanto puder.

3. Não hesite em começar aos poucos

Depois de conhecer melhor o mercado e de estar bem-organizado financeiramente, chegou a hora de começar a investir. No entanto, esse é um momento de ser um pouco mais precavido e ir entrando aos poucos no setor, com bastante calma, inteligência e dando um passo de cada vez, até para que os seus resultados sejam sólidos em curto, médio e longo prazos.

Com o passar do tempo, você vai ganhando segurança e mais certeza sobre o que está fazendo, podendo investir mais. O ideal é procurar por unidades com preços mais baixos, como lotes e terrenos, ou que tenham maior potencial de valorização, como empreendimentos residenciais e condomínios na planta.

4. Tenha uma mentalidade de empresário

Outro ponto essencial para se tornar um investidor imobiliário é ter uma mentalidade de empresário. Para que suas aplicações sejam mais seguras e rentáveis, não há espaço para emoção ou decisões baseadas em sentimentos, mas sim para uma grande dose de racionalidade, responsabilidade e tino comercial.

Em última instância, o seu objetivo principal é o de ter lucros. Sendo assim, se certifique de criar e estabelecer as bases necessárias para isso. Não basta sair apreensivo e adquirir a primeira propriedade que chamar a sua atenção. Assim como faria no mundo dos negócios, tenha certeza que é uma oportunidade válida e que merece ser aproveitada.

5. Escolha o tipo certo de propriedade

Agora, chegou a hora de escolher um imóvel propriamente dito. Felizmente, o mercado brasileiro é bastante rico em opções e você pode escolher uma que caiba no seu bolso e, ao mesmo tempo, tenha excelente potencial de valorização e rentabilidade. Unidades na planta, por exemplo, costumam ter bons preços e ótimas condições de pagamento.

Os lotes e terrenos também são alternativas que estão fazendo bastante sucesso nos últimos tempos. Além de custarem menos do que propriedades já edificadas, você pode ir construindo de acordo com as suas possibilidades, avançando a obra quando receber algum dinheiro extra e parando pelo tempo que precisar quando estiver com o orçamento mais apertado.

6. Construa relacionamentos no ramo

Como em qualquer área do mercado, o setor imobiliário também é feito de networking e bons conhecimentos na área ajudam a encontrar boas oportunidades e conhecer alternativas com excelentes possibilidades de valorização. Um dos pontos fortes de qualquer investidor é saber negociar, escolhendo bem as palavras, que podem culminar em grandes negócios.

Por mais que você estude e aquilate suas habilidades, você não precisa ter sucesso sozinho e, felizmente, existem muitas pessoas e empresas dispostas a ajudar. Construa relações proveitosas e conecte-se com elas, ficando próximo de quem tem bons níveis de credibilidade, experiência, autoridade, confiabilidade e competência nesse setor de tanto potencial.

7. Aposte em uma incorporadora confiável

Por fim, para se tornar um investidor imobiliário, um excelente caminho é você apostar em uma incorporadora confiável. Esse tipo de empresa oferece uma oportunidade incrível para quem está começando no ramo, visto que unidades na planta costumam ser modernas, dinâmicas e têm um dos mais elevados potenciais de valorização do segmento.

Ao ter uma empresa desse porte ao seu lado, essa missão fica muito mais simples e você tem a certeza de que o seu dinheiro está seguro e aportado no lugar certo. Para fazer a melhor escolha, você pode recorrer, mais uma vez, à internet, buscando informações sobre a qualidade dos antigos empreendimentos, opiniões de clientes e assim por diante.

Ao seguir esse passo a passo, você terá tudo o que você precisa para se tornar um investidor imobiliário. Embora esse seja um mercado complexo, também é repleto de boas opções, oferecendo segurança patrimonial e um grande potencial de rentabilidade, principalmente em médio e longo prazos!

Gostou de aprender o passo a passo que você precisa para se tornar um investidor imobiliário? Quer contar com a ajuda de uma empresa com a mais alta credibilidade no mercado e experiência em construir empreendimentos do mais alto padrão? Então, não perca mais tempo, entre em contato conosco e fale com um de nossos profissionais!

Posts relacionados

Deixe um comentário