fbpx

Dicas para deixar seu imóvel mais sustentável

6 minutos para ler

A sustentabilidade é um dos temas mais em voga nos últimos tempos, e até mesmo as empresas estão buscando uma melhor sintonia com o conceito, de forma a atrair mais clientes e ganhar credibilidade. No entanto, você também pode fazer isso na sua vida pessoal, sobretudo se seguir as nossas dicas sobre como ter um imóvel mais sustentável.

Por meio de atitudes simples e algumas mudanças pontuais você pode reduzir seus impactos no meio ambiente e deixar sua casa ou apartamento mais em sintonia com a natureza, fazendo parte dessa tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no setor imobiliário. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue a leitura!

Como ter um imóvel mais sustentável?

Para começar o conteúdo, vamos dar algumas dicas práticas para que você possa deixar seu imóvel mais sustentável. Acompanhe.

Comece pela iluminação

Não dá para falar em imóvel mais sustentável nos dias de hoje sem falar em iluminação. Afinal, a energia elétrica é responsável por parte das despesas de qualquer propriedade e demanda um esforço da cadeia produtiva, que pode, dependendo da matriz, ser mais ou menos poluente. De qualquer forma, pequenas mudanças dão grandes resultados.

Se você trocar as lâmpadas tradicionais por modelos fluorescentes ou de LED, elas vão consumir muito menos e sua conta ficará bem menor. Outra dica excelente é apostar na instalação de sensores de movimento, principalmente nos espaços de passagem, que acendem quando alguém passa e são pouquíssimo perceptíveis em termos de decoração .

Regule o consumo de água

Muito vem se falando que a água potável vem diminuindo em todo o planeta e o seu uso racional é uma das principais demandas para uma sociedade sustentável. Mesmo que a oferta seja enorme no local em que você vive, não custa nada fazer algumas mudanças pontuais no seu consumo, até porque muitas delas são bem simples de serem efetuadas.

Uma boa ideia é apostar em utensílios de qualidade, mas que economizem recursos, como torneiras e chuveiros de baixo fluxo. Muitas descargas também contam com dois botões de acionamento, de acordo com as necessidades que foram feitas. Instalar um sistema de reaproveitamento de chuva é outra ótima opção, que pode ser usada em ambientes externos.

Aposte em áreas verdes

Um imóvel mais sustentável precisa ter uma pequena área verde. Mesmo que você more em apartamento ou sua casa não tenha muito espaço disponível, existem soluções que podem trazer um ar todo especial para o seu dia a dia. Quem tem varanda, por exemplo, pode criar um belo jardim para cultivar suas plantas favoritas.

Se esse não for o seu caso, as hortas verticais estão fazendo muito sucesso ultimamente e podem oferecer bons temperos para suas refeições. Essa, aliás, é uma das grandes tendências em decoração de interiores, que pode ser completada por um pequeno projeto de iluminação, direcionando spots para os vasos e espécies mais bonitas.

Quais os benefícios de ter um imóvel mais sustentável?

Você já aprendeu como ter um imóvel mais sustentável. Entretanto, caso ainda não esteja convencido, vamos mostrar alguns dos benefícios de fazer tal escolha. Veja a seguir.

Economia de recursos

Se o fato de não fazer mal para a natureza ainda não convenceu você de ter um imóvel mais sustentável, não tem problema. Essa é uma ideia que ainda vem sendo cultivada e ganhando seu espaço na mente das pessoas, sobretudo nos maiores centros urbanos. No entanto, é bem provável que a economia de dinheiro desperte o seu interesse.

O fato é que as mudanças que você fizer podem pesar positivamente no seu bolso, como vimos nos exemplos da conta de energia ou do consumo de água. Com um uso mais eficiente dos recursos, pode sobrar capital para que você invista no que bem entender, curta com sua família ou até mesmo complete a parcela do seu financiamento.

Maior qualidade de vida

Outro dos mais celebrados benefícios que viver em um imóvel mais sustentável pode proporcionar atualmente é conferir uma melhor qualidade de vida para os moradores. O local em que vivemos tem, obviamente, uma tremenda influência em nosso dia a dia, estabelecendo reflexos significativos tanto em nossa saúde física quanto mental.

Sendo assim, fugir dos excessos de consumo e apostar em uma propriedade equilibrada traz muitas vantagens. A hortinha, por exemplo, pode oferecer temperos e especiarias muito saborosas, mas que contam com diversos fitoquímicos e antioxidantes, que contribuem para uma dieta mais saudável para você e sua família.

Mais consciência ambiental

Passar valores para os próprios filhos é algo de suma importância para o ser humano e, logicamente, isso também precisa ser feito em relação ao meio ambiente. A ideia por trás de um imóvel mais sustentável também é essa: fazer com que as próximas gerações estejam em melhor sintonia com os recursos finitos que o planeta os oferece.

As ações e hábitos sustentáveis são cruciais até mesmo para quem não se interessa tanto pela consciência ambiental, uma vez que ocorre junto a um verdadeiro movimento global na busca por um pouco mais de sustentabilidade. Quando isso ainda pode fazer bem para suas finanças e o seu bolso, melhor ainda, não é verdade?

Quando uma edificação pode ser caracterizada como um Green Building?

Você sabia que a sustentabilidade em imóveis e arquitetura pode ser atestada? É justamente a isso que se propõe o selo Green Building, que é atribuído a edificações que considerem os critérios relacionados à ações sustentáveis do ponto de vista social, ambiental e econômico, considerando toda a sua vida útil.

Na prática, a sintonia com o meio ambiente é avaliada desde a concepção, passando pela obra, uso, operação e eventuais reformas. É uma maneira de mudar práticas e a imagem de um setor altamente poluente, amenizando os impactos socioambientais das atividades da construção civil e no mercado imobiliário.

Agora você já sabe como ter um imóvel mais sustentável. Vá fazendo pequenas mudanças e adequando sua casa, de forma a reduzir os seus impactos e os de sua família na natureza!

Gostou de conhecer essas dicas de como ter um imóvel mais sustentável? Quer fazer negócios com uma empresa que valoriza o meio ambiente? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário