Horta orgânica em apartamento: 6 dicas para fazer a sua

6 minutos para ler

 

Montar uma horta orgânica em apartamento é uma excelente ideia para quem gosta de tratar de hortaliças, afinal, além de ser uma atividade relaxante, melhora de maneira significativa a qualidade de vida do indivíduo. Porém, muitas pessoas apesar de terem vontade de vivenciar essa experiência em suas casas por falta de conhecimento e por acharem que o valor a ser investido é alto, acabam desistindo.

Diante disso, vale a pena saber um pouco mais sobre o plantio orgânico, afinal, ter o contato direto com a natureza e colocar a mão na terra para retirar o próprio alimento fresquinho é uma prática bem gratificante.

Gostou do post apresentado? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades sobre esse assunto!

O que é uma horta orgânica?

A principal característica dessa horta está no cultivo de alimentos sem afetar a natureza e as pessoas que são responsáveis pelo trato dessas hortaliças. Dessa maneira, os alimentos são feitos com técnicas sustentáveis, ou seja, não é usado nenhum tipo de aditivo químico para que as hortaliças e as pessoas que vão alimentar esses insumos não sejam prejudicados, isso porque substâncias cancerígenas podem ser encontradas nesses produtos.

Nesse sentido, tudo é feito de maneira consciente e saudável, observando e respeitando as leis da natureza bem como a preservação dos recursos naturais. Assim, as hortas orgânicas fornecem aos indivíduos alimentos isentos de substâncias tóxicas, como é o caso dos fertilizantes.

Quais as principais dicas de como fazer uma horta orgânica em casa?

Criar uma horta orgânica em casa não é uma missão impossível como muitas pessoas acham, é preciso apenas de planejamento e organização, afinal, o custo e o espaço utilizado varia de acordo com o tamanho e gosto de cada morador. Listamos abaixo algumas dicas de como montar uma horta, seja em casa ou em apartamento.

1. Escolha o local

Um dos primeiros passos para montar uma horta é saber onde ela ficará, é preciso otimizar o espaço e avaliar se o lugar será propício, visto que esse ambiente precisa receber luz solar de pelo menos 5 horas por dia. Além disso, é preciso estar protegido de ventos e ser um local de fácil acesso.

Uma informação importante, caso a sua casa tenha um espaço mais aberto, é possível comprar telas de sombrite para combater a luz solar intensa ou até mesmo instalar também nessa horta espécies grandes, como arbustos a fim de que elas sirvam de barreira contra o sol.

2.Preparo do solo

Preparar o solo é uma das etapas mais importantes, pois é por meio dela que a planta inserida receberá os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Portanto, o solo precisa ser fofo e fértil para que as hortaliças consigam receber todos os insumos que precisam. Além disso, é preciso atentar quanto à irrigação, ele precisa estar úmido mas ao mesmo tempo não pode ficar encharcado para não proliferar bactérias.

3. Otimização do espaço

Um passo importante é escolher o espaço disponível. Nesse sentido, é preciso ter em mente de qual forma se pretende cultivar as espécies. Quando a opção é plantar diretamente no solo, é necessário organizar os canteiros e pensar na sustentação deles, como o uso de pneus ou tijolos.

4. Escolha das plantas e vasos

Parece ser uma tarefa fácil, mas é preciso ficar atento na hora de escolher os recipientes para colocar as plantas, visto que cada uma tem um formato e tamanho diferentes. Por exemplo, vasos maiores são indicados para o alecrim, rabanetes e rúculas.

Tente escolher plantas que são fáceis de cultivar, como alecrim, hortelã, cebolinha e salsa. A dica principal é escolher mudas, pois elas são mais fáceis de manusear, afinal, o seu desenvolvimento e cultivo são bem rápidos.

5. Sementes e brotos

Para as pessoas que estão começando agora a lida com hortas e buscam resultados mais rápidos, o ideal é começar com brotos. Tome cuidado na hora de plantar a fim de não danificar as raízes, afinal, são um pouco frágeis. Faça buracos grandes para que os brotos se encaixem perfeitamente, logo após pressione o substrato ao redor e regue com água.

6. Horário de regar

Esse processo também precisa de muita cautela, afinal, existem uns horários mais propícios para ser feito o regadio. A preferência é no início da manhã ou no final da tarde, evitando a evaporação da água. Assim, com uma drenagem correta a sua planta conseguirá se desenvolver bem.

Quais os cuidados a serem tomados com a horta orgânica?

É preciso ficar por dentro dos tratos culturais para o bom êxito da sua horta orgânica, afinal, ela pode variar de acordo com o tipo de plantação, as espécies, a iluminação e o espaço. Somado a isso, é preciso ficar vigilante quanto a umidade do solo, controlando-o com areia, húmus e matéria orgânica ou por um sistema de gotejamento.

Além disso, é importante capinar o solo e retirar ervas daninhas, pois elas podem “roubar” nutrientes das suas plantas. Em alguns casos, é indicado fazer o tutoramento do crescimento das hortaliças com o intuito de que elas não fiquem sem direcionamento.

Outra coisa que precisa ser pontuada é a adubação, isso porque é necessário acrescentar no intervalo de seis em seis meses substrato orgânico no vaso, e ao término de um ano, essas espécies devem ser substituídas por outras.

Quando o assunto é produzir insumos orgânicos, é importante que seja realizada a prevenção e controle de pragas, afinal, caso você espere a praga aparecer para tentar fazer o controle, o desgaste será imenso. Por isso, é válido pesquisar sobre receitas, ingredientes e métodos para fazer esse controle de maneira efetiva.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a horta orgânica em apartamento, como fazer e quais os cuidados precisam ter para preservá-la, tente montar um espaço em sua casa para organizar esse canteirinho, afinal, nada melhor do que ter contato com a natureza dentro do próprio lar.

Gostou do conteúdo apresentado? Então, não perca tempo e aproveite para entrar em contato conosco e ficar por dentro de mais novidades sobre o cultivo de horta orgânica.

Posts relacionados

Deixe um comentário