fbpx

Conheça quais são as etapas de acabamento da obra e o que isso significa na prática

6 minutos para ler

Seja na casa nova, seja na atual, dar aquela repaginada em certos ambientes é sempre algo satisfatório e motivador, concorda? Porém, quase sempre, quando a gente pesquisa por ideias e modelos de decoração e arrumação na internet, tudo é lindo e perfeito!

Já na prática, é preciso atentar a alguns aspectos e prezar pela máxima qualidade do projeto. E é justamente por isso que aconselhamos conhecer bem o profissional ou a empresa contratada, acompanhar o andamento do trabalho e, em especial, ficar de olho em todas as etapas de acabamento da obra.

Afinal, é esse processo final da entrega do projeto que podemos considerar como a cereja do bolo em uma obra bem-feita.

Sendo assim, para não ter erro, nós separamos algumas dicas essenciais sobre quais são e como acompanhar de perto essas etapas de acabamento de seu projeto. Vamos conferir?

Afinal, o que define o acabamento de obra e qual a importância de acompanhá-lo?

Como bem destacamos, as referências de decoração e obras que encontramos em fotos na internet são sempre perfeitas e maravilhosas. Mas, na prática, nem sempre é assim, certo?

Aliás, tudo vai depender de uma série de fatores envolvidos no projeto, mas principalmente da capacitação de quem vai realizar a obra e da qualidade dos materiais utilizados.

Mas vamos lá! É preciso entender que uma obra se divide em diferentes etapas, desde o seu planejamento, até a entrega final. E, nesse caminho, há diferentes processos e profissionais especializados para entregar um melhor trabalho finalizado, como arquitetos, engenheiros, pedreiros, pintores, carpinteiros e instaladores.

No caso das etapas de acabamento da obra, isso vai depender muito de cada projeto. Porém, de uma forma geral, podemos considerar que esse processo tem início a partir da parte bruta da obra, ou seja, quando as estruturas já estão prontas e passam a precisar de cuidados mais estéticos, como revestimento, pintura, textura, detalhes, forração etc.

E quais são exatamente as etapas de acabamento de uma obra?

Vale reforçar que cada projeto é único. Logo, não há uma receita pronta ou etapas obrigatórias para o acabamento de sua obra. Sendo assim, a melhor definição para isso é considerar o acabamento como “o jeito que quero minha casa no final da obra”.

Para entender melhor como tudo isso é variável, listamos a seguir algumas dessas etapas e explicamos como elas podem mudar em cada caso. Confira!

Revestimento de pisos e paredes

Para começar a nossa lista de etapas de acabamento da obra, nada mais óbvio do que iniciar pelos pisos e paredes. Afinal, são partes estruturais do projeto; dessa forma, precisam de um capricho mais detalhado.

E como já destacamos, não se prenda a um único padrão ou solução! Há infinitas possibilidades aqui para dar um acabamento legal ao seu piso, desde os mais tradicionais como revestimentos de cerâmica, até os mais finos como porcelanato. Há também os rústicos como madeira, e os mais brutos, como o caso de um cimento queimado.

Para as paredes vale o mesmo! Variadas tintas, texturas, revestimentos, entre outras alternativas de acabamento, podem ser bem-vindas de acordo com o gosto e o orçamento do proprietário.

O importante aqui é ter boas ideias e referências, mas é fundamental priorizar a contratação de mão de obra especializada e não economizar na qualidade dos materiais.

Forração de teto

Seguindo a mesma linha de raciocínio anterior, a forração de tetos é outro exemplo flexível nas etapas de acabamento de uma obra. Afinal, como as paredes e pisos, ninguém precisa seguir um único padrão estético.

Pelo contrário! Há muitas possibilidades a serem pensadas, como gesso, madeira, PVC, bambu, isopor etc. Até mesmo estruturas mais rústicas, como as telhas e madeiras aparentes, podem dar um acabamento interessante ao projeto, desde que o conjunto faça algum sentido dentro do ambiente.

Pintura interna e externa

Por mais que haja bons profissionais do tipo “faz tudo” no mercado, a etapa de pintura e acabamento deve ser realizada por alguém experiente e capacitado.

É bom reforçar isso porque, em geral, muitas obras residenciais no Brasil são realizadas por um mesmo profissional: o pedreiro geral. Nesse caso, é preciso ter a garantia de que a pessoa realmente tem a devida capacidade de entregar o projeto, conforme você especificou.

Caso contrário, não hesite em separar as atividades e buscar um pintor profissional para essa etapa, que saiba, por exemplo, realizar a preparação da superfície, proteção de algumas partes, determinar as tintas apropriadas e as demãos necessárias, dentre outros fatores.

Instalações elétricas

Apesar de a parte elétrica integrar a estruturação bruta da obra, inevitavelmente, elementos da rede precisarão ganhar um acabamento adequado, como as tomadas, bocais, luminárias e ventiladores.

Além da questão estética, é preciso levar em consideração a segurança desses componentes. Portanto, mesmo para o acabamento, prefira sempre materiais de boa qualidade, que sejam resistentes e que combinem com o conjunto geral do ambiente.

Portas e janelas

Para finalizar as principais etapas de acabamento da obra, as janelas e portas também precisam de uma atenção especial. Afinal, esse tipo de instalação também precisa levar em consideração o material usado, a disposição do ambiente e o espaço disponível.

Aliás, há uma infinidade de modelos que podem ser trabalhados também, como portas de correr, basculantes, vazadas e sanfonadas. Além disso, existem materiais diversos disponíveis no mercado, como madeira, alumínio, ferro, vidros, policarbonato, entre outros. Sabendo disso, reforçamos a ideia de buscar também profissionais e empresas especializadas nessa área para não ter erros ou arrependimentos pós-obra.

Em resumo, essas são algumas etapas de acabamento de obra e como cada uma delas precisa de atenção e cuidados especiais, devendo se prezar principalmente pela qualidade e capacitação de quem realiza o projeto. Além disso, nunca abra mão de um bom arquiteto e de materiais de referência para cada processo realizado!

Curtiu? Se você quer mais ideias ou até mesmo encontrar a casa de seus sonhos, já pronta ou com um projeto que tem a sua cara, não deixe de conferir os lançamentos e obras da Bild. Converse agora com um de nossos consultores e realize o seu maior desejo!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This