fbpx

Quer economizar energia em casa? Listamos como você pode fazer!

4 minutos para ler

Por causa de maus hábitos ou falta de conhecimento, muitas pessoas perdem a oportunidade de economizar energia em casa. O fato é que procurar maneiras de reduzir o consumo não só permite poupar dinheiro, como também contribui para a preservação dos recursos naturais.

Se você quer uma residência mais sustentável e econômica, não deixe de acompanhar as dicas deste post. Listamos várias atitudes que podem fazer a diferença no valor da conta de luz. Acompanhe e saiba como diminuir despesas!

1. Invista em lâmpadas mais eficientes

A simples troca das lâmpadas incandescentes por modelos mais eficientes pode representar uma economia energética de até 80%. As fluorescentes ou de LED costumam ser mais caras, mas o investimento compensa em longo prazo.

Para aproveitar melhor a potência das lâmpadas, considere pintar paredes e forros com cores claras, que refletem melhor a luz. Se utilizar luminárias e lustres, mantenha-os sempre limpos para que a claridade chegue aos ambientes sem bloqueios.

2. Evite abrir a geladeira a todo momento

Esse conselho você provavelmente já ouviu por aí, mas será que realmente é preciso ter cuidado com o uso da geladeira? A resposta é sim! Afinal, cada vez que a porta se abre o ar gelado escapa, fazendo com que o eletrodoméstico trabalhe mais para repor a refrigeração — nesse processo, o consumo da energia aumenta.

Portanto, nada de ficar indeciso em frente à geladeira. Pegue tudo o que precisa e guarde o máximo de itens de uma só vez. Se possível, mantenha as prateleiras sempre cheias (refrigerador vazio tende a gastar mais) e evite guardar panelas ou travessas ainda quentes, pois elas exigem mais energia para o resfriamento.

3. Priorize eletrodomésticos com selo de economia

Aparelhos e eletrodomésticos antigos costumam ter alto consumo energético, mas nem todos os modelos novos são realmente econômicos. Uma boa maneira de garantir um produto de qualidade é avaliar se ele possui selo Procel de Economia de Energia.

Esse selo indica os equipamentos com os melhores níveis de eficiência energética dentro de diferentes categorias. A classificação varia entre A (mais eficiente) e E (menos eficiente), e pode ser muito útil na escolha de um produto. Quando for às lojas, priorize modelos com selo A e garanta economia financeira por muitos anos.

4. Agilize no banho para economizar energia em casa

Essa é uma dica que a família inteira deve colocar em prática — especialmente no inverno, quando aumenta a vontade de permanecer mais tempo na água quente. Isso porque o chuveiro é responsável pela maior parte do consumo de energia elétrica de uma residência.

A situação piora quando as pessoas resolvem tomar vários banhos por dia, sem se preocuparem com o tempo total da ducha. Para reduzir o impacto de tais hábitos, procure limitar cada banho a 10 minutos, seja com o auxílio de um despertador ou de um celular.

5. Tire os aparelhos sem uso da tomada

Você tem aparelhos que, mesmo quando desligados, permanecem conectados na tomada? Isso vale para a televisão, aparelho de som, micro-ondas, computador, ar-condicionado, entre outros. Se a resposta foi afirmativa, saiba que está gastando mais do que deveria no fim do mês.

Manter equipamentos sem uso em contato com a rede elétrica (modo stand-by) tende a aumentar o consumo energético. Você pode até pensar que o excedente é irrelevante, mas já imaginou o gasto com todos os aparelhos mantidos em todos os cômodos ao longo de um mês? Se não, repense! Não custa nada prevenir esse tipo de despesa.

6. Acumule peças de roupas para lavar e passar

Você também pode fazer com que o momento de cuidado com as roupas seja mais econômico e sustentável. Para isso, é importante acumular o máximo de peças antes de iniciar o processo de lavagem. Assim, poderá tirar proveito da capacidade máxima do equipamento e evitar outras operações (que incluem novos enxágues e maior consumo de energia).

Siga a mesma lógica quando for passar as roupas com o ferro: acumule várias peças e passe todas de uma vez. O aparelho ainda mantém o calor durante 10 minutos após ser desligado, portanto, aproveite esse período para passar peças mais delicadas.

Que tal começar a praticar essas dicas hoje para economizar energia em casa? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude amigos e familiares a economizarem também!

Posts relacionados

Deixe um comentário