fbpx

Economia em casa: conheça essas 7 incríveis para poupar dinheiro!

6 minutos para ler

É muito comum que os brasileiros enfrentem eventuais problemas em suas finanças pessoais, até mesmo pelo fato de o país passar por turbulências e crises que conseguem abalar o orçamento de qualquer um. Por isso mesmo, você não pode deixar de conhecer as incríveis dicas para poupar dinheiro e fazer economia em casa que separamos!

Felizmente, com algumas ações simples e atitudes pontuais, é possível reverter esse cenário e ganhar um pouco mais de tranquilidade para o dia a dia, sem ter que fazer grandes sacrifícios ou mudar o estilo de vida da sua família. Continue lendo o artigo e descubra como fazer isso!

1. Corte os gastos desnecessários

O primeiro passo para poupar dinheiro e fazer economia em casa consiste, obviamente, em cortar os gastos desnecessários. Existem muitas despesas que passam despercebidas todos os meses, mas que, quando somadas, têm um tremendo impacto no orçamento. Portanto, esse é um item primordial, que deve iniciar esse seu desafio de poupar dinheiro.

Se você mora em um condomínio que oferece áreas de lazer e sala de ginástica, por exemplo, por que não aproveitá-los? Com isso, você pode cortar a mensalidade da academia ou do clube, especialmente se você não os frequenta com frequência. O mesmo princípio vale para o pacote da TV a cabo, planos exorbitantes de celular e assim por diante.

2. Prepare as refeições em casa

Os pedidos de delivery aumentaram muito nos últimos anos, sobretudo com a popularização de aplicativos que oferecem esse tipo de serviço com total praticidade. No entanto, isso também aumentou consideravelmente as despesas de muitas famílias com pedidos em restaurantes, que acabam gerando uma grande despesa no final do mês.

Quando você prepara as refeições em casa, você ganha muito mais que uma mera economia. Essa é uma oportunidade de reunir a família e de aprender algo novo. Além disso, você pode priorizar alimentos naturais e mais saudáveis, como frutas, legumes, verduras, hortaliças, carnes magras, peixes, sementes e o que mais vocês gostarem de saborear!

3. Compare os preços de produtos

Comparar minuciosamente o preço dos produtos que você e sua família consomem, especialmente aqueles com maior frequência, é algo que pode impactar muito positivamente o seu orçamento e seu planejamento financeiro. Para isso, você pode adotar algumas estratégias, como fazer anotações em papel ou no bloco de notas do celular.

Com o passar do tempo, você vai aprender quais são as lojas ou mercados que oferecem valores mais atrativos ou que fazem promoções interessantes. Por mais banal e simples que isso possa parecer, é algo que pode fazer toda a diferença e serve como uma das principais dicas de economia doméstica que você pode fazer no dia a dia.

 4. Evite as compras por impulso

Uma das maiores dificuldades de pessoas que não conseguem economizar são as compras por impulso. Isso é algo muito comum entre os brasileiros, mas que pode impactar muito negativamente no orçamento mensal e trazer problemas sérios, como endividamentos e geração de despesas completamente desnecessárias para a pessoa.

O cartão de crédito é um dos motivos para isso, visto que, ao comprarmos com ele, dificilmente temos a real percepção do valor que está sendo gasto, principalmente quando parcelamos. Sendo assim, procure refletir antes de qualquer aquisição mais robusta e priorize pagar com outros meios, como o débito ou, sobretudo, dinheiro em espécie.

5. Use eletrodomésticos econômicos

Uma opção muito interessante para os clientes nos dias de hoje é o uso de eletrodomésticos com a chamada classificação A. Esse é um selo dado pela agência reguladora do setor de energia no Brasil, que atesta que aqueles equipamentos estão em conformidade com as melhores práticas do mercado e economizam energia quando comparados a outros modelos.

Além disso, a redução nos gastos com eletricidade é uma das principais dicas de economia doméstica, sendo um detalhe que faz a diferença na sua conta ao final do mês. Converse com a família para que evitem deixar as luzes acesas em ambientes que vocês não estão, reduzam o tempo no banho, prefiram lâmpadas de LED e usem o máximo da capacidade da máquina de lavar.

6. Renegocie as suas dívidas antigas

É quase impossível fazer economia em casa se você estiver tendo que arcar com juros de dívidas antigas todos os meses, não é verdade? Por isso, uma das dicas mais importantes que temos para você que deseja organizar suas finanças e poupar algum dinheiro é: faça todo o possível para renegociar com seus credores e eliminar os seus débitos.

Como eles também são interessados em receber, é bem provável que ofereçam boas condições, como parcelamentos facilitados ou grandes descontos à vista. Vale a pena usar o décimo terceiro salário ou o adiantamento das férias para fazer a liquidação dos valores, vender algum item ou até mesmo pedir ajuda para amigos e familiares.

7. Envolva sua família nesse desafio

Por fim, se você não mora sozinho, não dá para enfrentar esse desafio de economizar sem envolver os outros membros da sua família, não é mesmo? Por isso, converse com todos e tentem se entender nesse sentido, uma vez que, mesmo que a iniciativa seja individual, os benefícios serão para todos, ainda mais se vocês tiverem um objetivo em comum.

Você pode propor a realização de uma viagem, a aquisição de um item que vocês queiram ou até um investimento em um imóvel melhor no futuro, que gerará mais patrimônio para todos. Controlar as finanças é um desafio e, por mais que isso possa soar um clichê, vocês só terão sucesso se estiverem unidos dentro de um mesmo propósito.

Ao seguir essas dicas, você estará pronto para poupar dinheiro e fazer economia em casa. Com o passar do tempo, essas ações virarão hábitos e você poderá ter finanças mais saudáveis, mas sem grandes impactos na sua rotina ou no estilo de vida da sua família.

Gostou de conhecer essas incríveis dicas para poupar dinheiro e fazer economia em casa? Então, que tal repassar essas informações e compartilhar o artigo em suas redes sociais?

Posts relacionados

Deixe um comentário