fbpx

Dúvidas sobre como escolher imóvel? Confira 5 dicas!

4 minutos para ler

Na procura pelo imóvel ideal, muitas pessoas se confundem em meio a tantas opções disponíveis no mercado. Dúvidas em relação aos aspectos a observar são frequentes. Não é para menos, já que essa decisão é muito importante.

Antes de fechar negócio, é fundamental ter certeza de que o imóvel pretendido atende realmente às suas necessidades e é financeiramente viável.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 5 dicas para que você saiba como escolher imóvel e tome a melhor decisão. Confira!

1. Conheça a região

Uma boa dica para escolher seu imóvel é reunir o máximo de informações possíveis sobre a região. É interessante conferir a infraestrutura local, verificando a existência e a proximidade de serviços estratégicos, como hospitais, supermercados, escolas e padarias, entre outros.

A segurança, cada vez mais, é um fator que merece atenção redobrada. Além de conversar com os moradores, pesquise na internet notícias sobre a região. Áreas mais propensas a alagamentos ou enchentes devem ser evitadas.

2. Leve em conta os deslocamentos

Uma dica essencial para a manutenção da sua qualidade de vida é verificar a facilidade do deslocamento para seu local de trabalho. Não deixe de conferir se as vias de acesso garantem um trajeto tranquilo e, também, as opções de transporte público disponíveis na região, que podem ser úteis mesmo que você possua um carro.

3. Visite o imóvel em horários diferentes

Não se apresse em fechar o negócio, por mais que a oferta seja tentadora. Pelo contrário, não hesite em visitar o imóvel tantas vezes forem necessárias, para assegurar uma escolha segura. Durante o dia, observe a incidência de luz solar e a ventilação no ambiente.

À noite, atente para a segurança do local. Verifique se os pontos de acesso ao imóvel são bem iluminados e dê preferência aos locais mais movimentados e com vizinhança próxima. Se a ideia for adquirir uma casa, evite as que fiquem ao lado de terrenos baldios.

4. Confira a situação legal do imóvel

Antes de decidir pela compra do imóvel, dê uma atenção especial aos aspectos legais da propriedade. Visite o Cartório de Registro de Imóveis e verifique se a situação do bem está regular e se a pessoa que está negociando possui plenos poderes para fazê-lo. Na prefeitura, é possível obter informações sobre a existência de débitos atrasados, que podem trazer dores de cabeça no momento da compra.

5. Avalie suas condições financeiras

Por mais que o imóvel atenda às suas expectativas, avaliar suas condições financeiras é fundamental para um bom negócio. Faça todas as simulações possíveis e tenha certeza de que a compra está realmente dentro de seu orçamento. Se for o caso, não esqueça de incluir a taxa de condomínio em suas projeções.

Não são raros os casos em que a realização do sonho do imóvel próprio se transforma em um verdadeiro pesadelo, por conta de problemas financeiros. É preciso lembrar que a compra de um imóvel é, geralmente, um compromisso de longo prazo, cujos efeitos são sentidos por um bom tempo.

Com essas dicas, esperamos ter ajudado você a entender como escolher imóvel e a realizar o seu sonho. Avalie com calma as opções existentes e, certamente, encontrará a que melhor atende às suas necessidades.

Gostou desse post? Tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário