fbpx

5 dicas incríveis para decorar sua mesa para a ceia de natal!

6 minutos para ler

Um lugar para comemorar e deixar na lembrança momentos felizes. Uma bela mesa de natal decorada sem dúvida gera ainda mais valor a esse momento tão importante do ano, celebrado na companhia de familiares e amigos.

Por isso, pensar nos mínimos detalhes pode fazer com que a mesa de natal fique ainda mais bonita e elegante, deixando o ambiente alegre e aconchegante.

Se você tiver dúvidas de como arrumá-la, não se preocupe! Neste blog post, iremos fornecer ótimas dicas. Confira!

Defina o estilo da decoração de sua mesa de natal

Antes de qualquer coisa, é preciso definir o estilo de decoração que mais combina com você e seus convidados para arrumar uma mesa de natal fantástica. Neste caso, apresentamos três conceitos:

Mesa estilo clássico

Dos estilos de decoração de mesa de natal este é o mais tradicional. Nele, utiliza-se acessórios na cor vermelha ou bordô, como guardanapos e sousplat. É comum também usar aquelas bolas que não foram para o pinheirinho em vasos transparentes.

Outro item que não pode faltar é o pisca-pisca, que pode até ser colocado dentro de garrafas de vinho vazias. Coloque-as no centro da mesa para dar um clima especial à sua refeição.

Mesa estilo descontraído

A única regra desse estilo de mesa de natal é garantir uma ceia alegre e despojada. Neste caso, vale usar diferentes peças com figuras e estampas diferentes, arranjos de flores e vasilhames bonitos. As cores estão liberadas, já que o importante é criar um clima extrovertido, mas com um toque de elegância que impressiona a todos.

Mesa estilo sofisticado

Este estilo busca recursos com cores mais neutras em itens como pratos, sousplats e toalhas de mesa. O toque natalino aparece no uso de acessórios discretos como castiçais com velas ou arranjos de flores, dando sofisticação e leveza ao ambiente.

5 dicas para sua decoração de mesa de natal 

mesa de natal decorada
Detalhes na decoração da mesa de natal

1. Os detalhes fazem a diferença

Para a mesa de natal ficar perfeita é importante prestar atenção aos pequenos detalhes. Por isso, sites ou mesmo redes sociais de compartilhamento de fotos podem oferecer boas referências e inspirações.

Ah, só cuide para não exagerar, e lembre-se que o conforto na hora da ceia é o mais importante. Para acertar, arrume primeiro os pratos e talheres e, depois, os ornamentos decorativos de Natal.

2. Use toalhas ou sousplat

Dependendo do estilo de sua mesa de natal é possível usar apenas um ou outro, embora os dois juntos também seja uma boa ideia. No caso da toalha, ela ajuda a proteger seu móvel de eventuais acidentes com comidas e bebidas durante o jantar. Sem falar que as toalhas dão um toque mais aconchegante ao ambiente.

Já o sousplat serve de base para a hora de troca de pratos, e também protege seu móvel da superfície quente dos mesmos.

3. Surpreenda seus convidados

Quer impressionar seus convidados? Uma boa ideia é colocar cartões especiais de natal marcando cada lugar com uma mensagem personalizada. Considere, se possível, uma distância de 60 cm entre cada prato. Assim, todos ficarão confortáveis durante a refeição.

4. Cada utensílio tem seu lugar

Para a decoração de mesa de natal ficar harmoniosa é importante você observar se cada utensílio está em seu lugar. 

Por exemplo, se for usar o sousplat, coloque-o primeiro. Acima dele vai o prato principal; e acima deste, o prato de entrada. Agora, se você utilizar o jogo americano, não é aconselhado o uso do sousplat.

Na questão das taças, preste atenção ao tipo de bebida que irá servir. Vinhos tintos, por exemplo, devem ser colocados em taças maiores. Já para os espumantes utilizam-se as taças flûte.

Para não errar a distribuição de talheres, organize-os da seguinte forma: facas e colheres de sopa ao lado direito, garfos do lado esquerdo e talheres de sobremesa acima do prato. A posição correta é conforme o uso de fora para dentro e as lâminas devem estar voltadas para o lado de dentro. 

5. De importância ao centro de mesa

Este é, sem dúvida, o ponto de atenção de seus convidados. Uma dica legal é usar flores que combinem com a decoração. Também é indicado montar um belo centro de mesa com pinhas, velas e folhagens.

Para os pratos da ceia, arrume um aparador ou mesa auxiliar. Afinal, ninguém vai querer desfazer um centro de mesa montado com tanto carinho, não é mesmo?

Alimentos que não podem faltar em uma ceia de natal

Chegamos ao momento tão esperado: a ceia. Este é o principal atrativo do natal, junto com a troca de presentes, é claro. 

A seguir, apresentamos algumas opções típicas da época, mas fica a critério de cada um personalizar seu próprio cardápio, adicionando um ingrediente secreto ou dando um toque especial passado de geração para geração.

  • Tábua de frios: esta é uma excelente opção para ajudar a controlar a fome dos convidados até a hora da ceia;
  • Pães e castanhas: esse é um costume que vem da Europa e da Ásia, e que também é uma boa ideia antes da chegada do jantar;
  • Peru: é a atração do Natal, principalmente nos países da América.;
  • Farofa: um excelente acompanhamento, que inclui frutas secas, nozes e amêndoas. Por aqui, é possível substituir com castanha do Brasil e de caju;
  • Arroz de natal: um prato tradicional em nosso país, pode ter adição de ingredientes sortidos como cenoura, ervilha e a controversa uva-passa;
  • Salpicão: a mistura de frango ou peru com maionese e frutas diversas é a atração de muitas mesas de natal pelo país desde os anos 1950;
  • Frutas: é uma opção leve e saudável, dando contraste em alguns pratos. O abacaxi e a manga são ótimas pedidas para a época;
  • Panetone: o “pão de Toni” foi criado em Milão, por volta do ano 1400. Conta a história que ele surgiu do erro de um padeiro, que sem querer colocou uvas passas na massa do pão. Para tentar consertar, o homem adicionou frutas cristalizadas, manteiga e ovos. A receita fez tanto sucesso que é presença garantida até os dias de hoje. Para os amantes do chocolate, tem a versão de chocotone; 
  • Sobremesa: a mais clássica de todas é a rabanada, mas também é possível apostar em um delicioso mousse de chocolate. Apesar disso, cada família tem uma receita especial, então vale desde a mais simples, como um sorvete, até tortas mais incrementadas.  

Em um primeiro momento, pode parecer complicado montar uma mesa de natal decorada. Mas, não tenha medo! Siga as dicas que passamos, e adicione uma pitada de carinho, que tudo ficará pronto para receber seus amigos e familiares com uma ceia deslumbrante.

E lembre-se: a Bild está sempre de olho nas tendências em decoração para que você torne o seu novo imóvel um lar!

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário