fbpx

Confira 7 dicas para comprar um apartamento

6 minutos para ler

Investir no setor imobiliário é um desejo muito comum para boa parte das pessoas, especialmente por conta dos inúmeros benefícios que o segmento pode proporcionar em termos de segurança patrimonial, tranquilidade financeira e valorização. Por isso, reunimos aqui algumas dicas valiosas para comprar um apartamento.

Esse é um momento no qual você não deve errar, tendo em vista que suas escolhas e decisões podem impactar, preferencialmente de maneira positiva, a sua vida por muitos anos ou mesmo décadas. Nesse processo, muitas dúvidas e inseguranças costumam surgir.

Por isso, vamos ajudar você. Quer descobrir como fazer a escolha do jeito certo? Então, não deixe de conferir nossas dicas para comprar o primeiro imóvel!

1. Faça um planejamento financeiro

A primeira etapa para qualquer pessoa que esteja pensando em comprar imóvel consiste na elaboração de um bom planejamento financeiro. Afinal, por mais que esse seja um segmento excepcional e um investimento seguro, propriedades não custam pouco e, somente com uma boa organização do seu orçamento, você poderá fazer a melhor aquisição possível.

Sendo assim, comece definindo suas metas e prazos realistas. Caso você ainda não tenha uma reserva, não perca tempo e comece a poupar dinheiro para dar de entrada em um financiamento. Uma planilha pode ajudar muito na visualização dos seus recursos. É possível fazer esse controle no papel ou digitalmente, adicionando gastos fixos, despesas e sua renda total.

2. Aprenda mais sobre o mercado

O passo seguinte nas nossas dicas para comprar apartamento é aprender um pouco mais sobre o mercado imobiliário. Sobretudo após organizar o seu fluxo de caixa e juntar dinheiro para a entrada, é bem provável que você não queira arriscar o seu dinheiro, não é mesmo? Por isso, ganhar conhecimento e entender melhor sobre o ramo é uma ação imprescindível.

Trata-se de um ramo dinâmico e rico em possibilidades. A partir de um olhar mais atento, você pode encontrar ótimas oportunidades, gastando menos para adquirir algo proveitoso e, ao longo do tempo, aumentar seu patrimônio com a valorização de imóvel. Uma boa ideia é apostar em bairros em desenvolvimento, que estejam recebendo investimentos públicos e privados.

3. Observe suas principais necessidades

Não dá para comprar um imóvel sem observar quais são as suas necessidades, suas expectativas, seus anseios e suas demandas com essa importante aquisição. O local precisa estar de acordo não apenas com o seu bolso, mas também com o seu estilo de vida, uma vez que você e, se for o caso, seus familiares viverão ali e organizarão suas rotinas a partir dessa decisão.

Para quem vai morar sozinho, por exemplo, flats e unidades com 1 quarto podem ser uma escolha prática, dinâmica e de baixo custo. Quem tem filhos pequenos deve priorizar um número maior de cômodos e áreas comuns. Já quem conta com animais de estimação não pode abrir mão de um espaço para eles, como áreas de serviço ou uma varanda.

4. Analise as formas de pagamento

Levando em conta que os preços dos imóveis não costumam ser baixos, sobretudo nos grandes centros urbanos, é muito difícil que as pessoas tenham toda a quantia necessária para fazer o pagamento à vista. Sendo assim, é natural que existam muitas maneiras de fazer a aquisição, como os financiamentos habitacionais ou feitos com a própria construtora.

Por isso, é bastante recomendável analisar atentamente as suas possibilidades. Se você tem o nome limpo e é cliente antigo de um banco, por exemplo, é provável que o gerente ofereça boas condições, como juros mais baixos e prazos maiores. Busque as instituições bancárias de sua preferência e faça simulações.

5. Busque por localizações estratégicas

Muitos especialistas consideram a localização como a característica mais importante de um imóvel — e eles têm muitos motivos para isso. Afinal, você já deve ter percebido que mesmo unidades muito similares em metragem e acabamento podem ter preços completamente distintos dependendo da cidade, do bairro ou, até mesmo, da rua.

Além disso, você deve considerar suas próprias demandas em relação ao local, como o deslocamento para o seu trabalho ou para a escola das crianças, se for o caso. É crucial, também, que os moradores sejam bem atendidos por comércios e serviços essenciais: farmácias, padarias, restaurantes, estabelecimentos de saúde e assim por diante.

6. Escolha entre novos ou usados

Uma dúvida muito comum entre quem está pensando em comprar um apartamento é escolher entre a aquisição de um novo ou um usado. Naturalmente, ambos têm suas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas. A decisão mais correta, portanto, vai depender do seu orçamento e das suas demandas, seus anseios, suas necessidades e expectativas.

Os imóveis na planta vêm chamando a atenção do mercado, pois costumam custar um pouco menos e contam com instalações modernas, em perfeita sintonia com o estilo de vida que as pessoas levam hoje em dia. Os mais antigos, por outro lado, costumam estar em localizações tradicionais, mas isso costuma cobrar o seu preço na hora da aquisição.

7. Contate um seguro de imóvel

Por fim, a última das dicas para comprar um apartamento é contratar um seguro residencial. Esse é um hábito muito comum em diversos países, mas só começou a se popularizar por aqui recentemente. Com uma boa apólice, você poderá dormir tranquilo e terá o suporte necessário em caso de algum problema no local.

Existe uma grande variedade de coberturas que podem caber no seu bolso e serem feitas de acordo com as suas necessidades. Você pode personalizar o plano conforme o seu perfil e sua propriedade. Também é fundamental encontrar uma empresa com credibilidade e experiência no segmento, como a VERAZ Corretora de Seguros.

Essas foram as nossas dicas para comprar um apartamento. Como você pôde ver, essa escolha depende de uma série de fatores, que farão com que encontre um imóvel adequado para as suas demandas e em sintonia com as suas possibilidades financeiras. Não perca mais tempo, comece a juntar dinheiro e adquira um patrimônio seguro e valorizado para o seu futuro!

Nossas dicas contribuíram para o seu planejamento? Restou alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Então, que tal fazer um comentário aqui no post?

Posts relacionados

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This