fbpx

Como comprar apartamento na planta? Confira 3 melhores dicas

6 minutos para ler

Muita gente vem voltando a sua atenção para o setor imobiliário e vendo no segmento uma oportunidade de fazer um investimento extremamente seguro, tanto para ter retornos financeiros no futuro quanto para simplesmente deixar o aluguel para trás. Por isso, preparamos este post com as melhores dicas para comprar apartamento na planta.

Para fazer a melhor escolha, é interessante entender um pouco melhor como funciona o processo e quais são as maiores vantagens de adquirir propriedades ainda em fase de obra, que oferecem preços mais atrativos e outros benefícios, como possibilidade de personalização. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto.

 Como funciona a compra de apartamento na planta?

Como o próprio nome já diz, a compra de um imóvel na planta é aquela que é realizada ainda na fase de construção. É uma modalidade bastante popular em muitos locais, pois conta com diversos benefícios e atende às demandas de um tipo de cliente específico, que está pensando a longo prazo e não tem tanta pressa para se mudar.

Geralmente, é uma construtora ou incorporadora que toca o projeto e negocia as unidades disponíveis. A relação entre essas partes, portanto, é de clientes e fornecedores. A empresa escolhe o local, adquire o terreno, providencia as devidas autorizações junto ao poder público e toca o projeto, calculando o custo de cada apartamento e determinando seus preços.

Por que vale a pena?

Se você ainda deseja saber por que investir em imóvel na planta é uma excelente opção, saiba que não faltam motivos para isso. Uma delas, como dissemos acima, é que você pode negociar diretamente com a construtora ou incorporadora. Como a empresa é diretamente interessada em vender, até para capitalizar o projeto, as condições podem ser bem interessantes.

Além disso, o próprio fato de ainda estar na fase de obras já garante um melhor preço e grande potencial de valorização, desde a entrega das chaves. Você também terá grande facilidade em personalizar a sua unidade, solicitando mudanças na planta, mexendo algumas paredes de lugar, mudando a pintura nos ambientes e caprichando na decoração.

Quais as melhores dicas e práticas?

Agora que você já está se convencendo de que vale a pena comprar um apartamento na planta, é importante entender de que maneira você deve fazer isso e quais são os passos necessários para que o seu investimento traga o melhor retorno para o seu perfil. Confira, portanto, algumas das melhores dicas e práticas para isso.

1. Defina os seus objetivos

O primeiro passo para quem deseja comprar apartamento na planta consiste em definir os próprios objetivos. Afinal, você precisa saber quais as suas motivações para fazer uma aquisição tão grande, que deverá trazer impactos positivos por muitos anos, mas também demandará um grande esforço e algum planejamento.

Você pode, por exemplo, se propor a juntar uma quantia todos os meses, até para entender se terá dificuldades em arcar com as parcelas ou se elas caberão no seu orçamento. Outro ponto importante é dar uma ajustada nas finanças, cortando aquelas despesas desnecessárias da rotina e renegociando dívidas antigas, se for o caso.

2. Veja as opções disponíveis

Depois de definir os seus objetivos e dar aquela conferida no orçamento, você deve partir para entender quais as alternativas disponíveis no mercado imobiliário da sua cidade, caso pretenda continuar morando por aí. Como o mercado imobiliário brasileiro é bastante aquecido e continue em alta mesmo em tempos de crise, é provável que não faltem opções.

Não é raro achar empreendimentos em construção em bairros novos ou nos quais você não tem familiaridade. Avalie a localização e veja se essa não é uma boa oportunidade de se mudar para um local diferente, em que você terá menos despesas e mais qualidade de vida. Porém, não se esqueça de dar uma olhada no entorno e verificar a vizinhança.

3. Pesquise sobre a construtora

Não dá para comprar uma propriedade, ainda que em fase de obras, sem ter a certeza de que você está lidando com uma empresa idônea, não é mesmo? Infelizmente, pela própria valorização do segmento, não é raro vermos pessoas que investiram muito dinheiro e acabaram enfrentando sérios problemas com atrasos ou até calotes.

Por outro lado, existem formas fáceis de se precaver contra isso. A internet democratizou as informações e você pode pesquisar sobre as construtoras e incorporadoras sem sequer sair de casa. Procure dar uma olhada nos projetos antigos, ver se existem reclamações de outros clientes e checar a credibilidade da instituição no mercado imobiliário local.

Quais cuidados tomar?

Como dissemos acima, um dos cuidados que você precisa tomar é o de verificar o histórico da construtora ou incorporadora. No entanto, pensando no projeto propriamente dito, você também deve adotar algumas atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença no futuro. Um deles, por exemplo, é o de verificar a planta do apartamento.

Você pode obter excedentes informações a partir do chamado memorial descritivo, que exibe, de forma oficial, todos os dados relativos ao empreendimento, mostrando quais são os materiais que serão utilizados, os detalhes do projeto e assim por diante. Aliás, é recomendável guardá-lo, para usar de prova, caso haja alguma discordância no futuro.

Por que usar o serviço Bild Design após a compra?

Pronto! Você chegou até aqui e já comprou o seu apartamento na planta. É provável que esteja querendo aproveitar as vantagens de uma aquisição tão vantajosa, mas é preciso saber que o trabalho está apenas começando: você deverá acompanhar as etapas da obra e, mais do que isso, preparar o imóvel para o seu estilo de vida.

Nesse momento, a Bild Design pode ser a sua melhor parceira. Trata-se de um serviço de personalização de imóveis, feitos por uma empresa com total experiência e credibilidade no segmento. Você poderá dar o seu toque pessoal ao local, usando apenas produtos de ótima qualidade e materiais diferenciados, das melhores marcas do mercado.

Gostou de conhecer essas incríveis dicas para comprar apartamento na planta? Quer conferir mais conteúdos como este? Então, que tal curtir a nossa página no Facebook?

Posts relacionados

Deixe um comentário