fbpx

Decoração para apartamento pequeno: 7 dicas para ampliar os espaços

6 minutos para ler

Uma das grandes demandas do setor imobiliário nos dias de hoje, sobretudo nos centros urbanos, é por unidades que não sejam muito grandes, mas que consigam oferecer um estilo de vida dinâmico e prático para os seus moradores. Por isso, muita gente se preocupa em saber como não errar na decoração para apartamento pequeno.

O lado bom é que, ao seguir algumas práticas simples, você consegue ampliar os espaços, tornando o imóvel muito mais aconchegante e passando a impressão de que a metragem é bem maior do que realmente é. Tem interesse em descobrir como fazer isso? Então, não deixe de conferir todas as dicas a seguir!

1. Aposte em paredes mais claras

Uma das dicas mais úteis em relação à decoração para apartamentos pequenos é apostar em paredes claras. As tonalidades pastéis já são uma grande tendência de decoração, mas é preciso saber que elas não apenas contribuem com um aspecto mais neutro e contemporâneo. Esses tons clarinhos também ajudam a trazer uma percepção de maior amplitude nos ambientes.

Mas isso não quer dizer que você deve sair pintando tudo de branco. Basta combinar as opções claras e neutras disponíveis com o seu gosto pessoal. Dá para escolher entre os tons mais claros de cinza, bege, rosa e até mesmo de amarelo. Essa é uma forma inteligente de aumentar, iluminar e energizar os espaços.

2. Conheça o poder dos espelhos

Da mesma forma que os tons claros dão uma sensação de amplitude em ambientes menores, os espelhos são outro conhecido recurso de design de interiores. Isso porque eles são capazes de passar uma percepção de que até os cômodos mais pequenos são espaçosos. Por isso, vale a pena saber usar o poder da reflexão da luz a seu favor — mas sem brigar com os outros itens da decoração.

Na sua sala de estar, por exemplo, você pode colocar uma peça de espelho grande e com uma bela moldura. Já em espaços mais discretos, como o banheiro, dá para aplicar modelos menos rebuscados e mais minimalistas. Uma alternativa interessante e moderna é utilizar vários fragmentos distribuídos na parede, em vez de uma peça única.

3. Conte com uma boa iluminação

Não dá para falar de dicas úteis de decoração para apartamento pequeno sem mencionar a iluminação, não é mesmo? Uma boa estratégia nesse sentido ajuda na valorização de qualquer imóvel e, de quebra, pode mudar completamente a percepção de tamanho dos ambientes. Afinal, a luz bem utilizada pode conferir desde mais amplitude e até uma sensação de aconchego.

As suas escolhas devem considerar preferências pessoais e o estilo da decoração, tendo em vista que os pontos de luz são capazes de promover criatividade, disposição e, com isso, um lugar mais agradável. São muitas opções no mercado, como spots, fitas de LED e luminárias, de forma a evitar uma única lâmpada no teto — que tende a gerar a impressão de um ambiente menor.

4. Invista em móveis multifuncionais

A escolha estratégica dos móveis é imprescindível para qualquer imóvel, mas isso é ainda mais relevante quando falamos de um apartamento pequeno. O lado bom disso é que, hoje em dia, existem muitas opções disponíveis no mercado, que podem se encaixar perfeitamente em ambientes com pouca metragem e se acomodar no espaço enxuto.

A mobília multifuncional vem sendo uma alternativa interessante, pois permite que mais funções sejam contempladas com uma só peça. Isso pode ser visto em camas que têm baús na parte de baixo, estantes com escrivaninha de trabalho acoplada, mesas de centro com gavetas, painéis de TV com prateleiras, pias com espaço para lavadora e assim por diante.

5. Integre melhor os ambientes

Apartamentos pequenos precisam ter, obrigatoriamente, uma boa integração de ambientes. Essa é uma excelente tática para ampliar visualmente o seu imóvel, pois, as paredes e divisórias ocupam espaço, por mais finas que sejam. Dessa maneira, você deve eliminá-las ao máximo, apostando no conceito aberto e usando a própria decoração para separar os cômodos.

Muitos dos imóveis de alto padrão da atualidade simplesmente não apresentam separação, e isso acaba sendo uma tendência urbana, que deixa o lugar com um aspecto descolado e prático. Entre a cozinha e a sala, por exemplo, o limite pode ser estipulado com uma bancada ou um balcão, completados com banquinhos para refeições rápidas.

6. Aproveite bem todos os espaços

Não dá para ter um apartamento pequeno sem aproveitar bem todos os espaços, não é verdade? Além disso, um dos grandes problemas desse tipo de imóvel é a falta de locais de armazenagem. Isso pode ser solucionado ou, pelo menos, minimizado. Pense bem, você só vai perceber quantas coisas tem quando não tiver onde guardá-las!

Diante dessa realidade, invista em prateleiras, nichos e ganchos. Essas são soluções simples, eficazes e que não impactam as suas finanças pessoais. Uma composição estratégica dessas peças, brincando com estilos e tamanhos diferentes, pode proporcionar um visual leve e um belo efeito decorativo, servindo até como alternativa para quadros e outros itens.

7. Seja um morador organizado

Por fim, a última das nossas dicas úteis de decoração para apartamento pequeno tem relação com o seu próprio comportamento. Você precisa manter a organização de tudo! Até porque, pouco adianta contar com as melhores soluções se você mesmo deixa tudo pelo caminho, abandona seus artigos pessoais pelos cantos e larga tudo espalhado pelo chão.

Além disso, é preciso desapegar. Livre-se dos excessos e de tudo aquilo que você não usa mais. Com o que sobrar, você pode pensar em separar por categorias, até para ter uma melhor noção da quantidade de artigos que possui. Com a visão do todo, será mais fácil decidir o que fica e o que será doado ou descartado, por exemplo.

Ao seguir estas dicas para ampliar os espaços, você tem tudo para acertar na hora de fazer uma bela decoração para apartamento pequeno. Busque inspirações e técnicas inteligentes, visando a versatilidade e a amplitude dos ambientes. Com isso, mesmo um imóvel com metragem enxuta pode ser extremamente confortável e funcional.

Gostou de aprender sobre decoração de apartamento pequeno? Então, confira também como ter um apartamento com móveis planejados!

Posts relacionados

Deixe um comentário