fbpx

Decoração industrial: 6 elementos que não podem faltar!

4 minutos para ler

Em 1950, a decoração industrial apareceria pela primeira vez nas residências nova-iorquinas. Naquela época, antigas construções de fábricas e frigoríficos passaram a ser ocupadas por artistas que procuravam uma opção mais acessível de moradia. 

Os espaços internos dos imóveis  conhecidos como lofts  se destacavam pela área ampla e pé-direito alto e, aos poucos, recebiam novos materiais e acessórios para evidenciar a original aparência rudimentar.

Ficou com vontade de saber mais sobre o estilo? Então, venha conferir 6 elementos que não podem faltar na decoração industrial!

1. Concreto, madeira e tijolo

Paredes, forros e pisos desgastados vêm à mente quando pensamos em um ambiente de indústria, certo? Pois a melhor forma de obter esse efeito na decoração é investir em grandes superfícies de concreto ou de tijolo aparente. A falta de acabamento permite manter todos os detalhes dos materiais expostos.

A madeira também é bem-vinda nesse estilo, principalmente se for obtida a partir de processo de demolição. Ela pode aparecer nos itens de mobiliário  camas, estantes, cadeiras — e também em elementos fixos, como escadas e corrimãos.

2. Espaços integrados

A estrutura de um galpão de fábrica é funcional e visa aproveitar ao máximo cada espaço. Por causa disso, uma das principais características do estilo industrial é a integração de ambientes que podem acumular diferentes funções.

Quanto menos paredes e divisórias, mais fácil decorar o apartamento com esse tema. O ideal é trabalhar com a disposição dos móveis para separar áreas sem limitar a visão do observador. Se o local tem pé-direito duplo, vale instalar um mezanino para criar níveis distintos dentro do local de moradia.

3. Acessórios metalizados

O acabamento metalizado é outro recurso que não pode faltar! Seja em pequenos acessórios, como bandejas, vasos, castiçais, esculturas e utensílios de cozinha ou até mesmo em partes do mobiliário ou do sistema de iluminação. 

Existem diversas luminárias — de mesa, de piso, de parede, pendente— em tons de ouro, prata ou cobre para compor esse tipo de decoração. Eletrodomésticos coloridos e com brilho também são permitidos para trazer um toque moderno, a exemplo de batedeiras, cafeteiras e liquidificadores.

4. Paleta de cores neutras

Seguindo a aparência do concreto, do tijolo e da madeira, a decoração industrial prioriza paletas de cores neutras. Portanto, tons de cinza, grafite, chumbo, branco, creme, bege, marrom e preto são ideais para os revestimentos do piso, teto e parede.

Quem gosta de um toque alegre não precisa desanimar. Afinal, cores vivas, como amarelo, vermelho, roxo e laranja podem aparecer nos tecidos das cortinas, mantas, almofadas e tapetes. O ideal é escolher tecidos macios, como aqueles feitos de lã e algodão.

5. Estrutura e instalações aparentes

A estrutura da cobertura, as vigas e as colunas de sustentação devem ficar em evidência para criar uma atmosfera industrial. Isso também vale para as tubulações das instalações elétricas e hidráulicas, que criam linhas interessantes sobre superfícies verticais e horizontais.

Outros elementos, como aparelho de ar-condicionado, cabos de internet, fios da televisão e demais equipamentos também podem ficar aparentes. Quando a solução é intencional, fica fácil compor arranjos diferenciados e que harmonizem com o estilo.

6. Iluminação natural

Diferente da luz artificial que clareia como um todo, a iluminação natural entra por aberturas específicas, criando jogos de luz e sombra. Essa característica possibilita criar áreas de penumbra que são bastante comuns em fábricas e galpões.

Nesse sentido, um projeto de arquitetura que prevê grandes aberturas é perfeito para compor residências inspiradas no estilo industrial. O ideal é que sejam portas e janelas de vidro combinadas com cortinas leves, que ajudam a manter tudo iluminado. 

Para dividir ambientes, a dica é investir em biombos e painéis vazados que, além de permitirem a entrada da luz ao longo do dia, também garantem a continuidade visual.

E então? Já definiu se a decoração industrial é a escolha certa para o seu lar? Enquanto pensa nessa possibilidade, aproveite para conhecer os diferentes tipos de apartamento e suas características!

Posts relacionados

Deixe um comentário