fbpx

Cuidados com o apartamento: decoração e manutenção do lar

6 minutos para ler

O ambiente em que estamos inseridos tem forte influência na nossa qualidade de vida, podendo estimular ou atrapalhar nossa produtividade, sensação de acolhimento e até nosso senso de humor. Diante de tal realidade, aprender como trazer ideias inovadoras para a decoração da sua casa pode fazer toda a diferença.

O lado bom disso tudo é que, através de algumas adaptações e mudanças pontuais, você pode fazer com que o imóvel onde reside seja ressignificado, ficando em melhor sintonia com suas demandas, expectativas, preferências e necessidades. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue sua leitura!

Qual a importância da decoração no ambiente da casa?

Um ambiente bem decorado não é apenas um lugar bonito, com os móveis da moda e as últimas tendências em design. O mais importante é fazer com que o local traga harmonia e equilíbrio para aquilo que se propõe, com a melhor distribuição e consonância de elementos diante das expectativas das pessoas que por ali passam e ficam.

Pensando nisso, separamos alguns benefícios da decoração no ambiente da casa. Confira a seguir.

Promoção de bem-estar e saúde

Atualmente, quase todo mundo está em busca de um pouco mais de saúde. São tempos estressantes, nos quais a correria das grandes cidades e preocupações com a vida corporativa vem sendo um baque no organismo de qualquer um. Por isso, parte da importância da decoração no ambiente da casa está em constituir uma espécie de refúgio.

Ao escolher um sofá ou uma cadeira, por exemplo, você deve considerar o número e tamanho das pessoas que irão utilizá-los. Quem gosta de ler, por outro lado, pode apostar em janelas amplas e claraboias, que deixam a claridade natural entrar com facilidade. Além disso, um espaço mal iluminado pode gerar desconforto e até agravar problemas na visão.

Mais personalidade nos detalhes

Parte da importância de decorar o ambiente da casa está em dar mais personalidade aos detalhes. Afinal, o lugar em que você vive deve ser um reflexo das suas características, até para que você se sinta realmente bem por ali. Além disso, um design bem elaborado consegue proporcionar uma harmonia agradável aos nossos sentidos.

Vale lembrar que isso vale tanto para uma imensa e tradicional propriedade quanto para a decoração de um apartamento pequeno. O relevante é deixar os cômodos confortáveis e práticos, em sintonia com o estilo de vida dos moradores. Não se esqueça que pouco adianta focar em peças caras e apenas pela moda se os usuários não se sentirem acomodados no local.

Potencial de valorização do imóvel

Não dá para falar da importância da decoração no ambiente da casa sem dizer que isso ajuda muito no potencial de valorização do imóvel. Isso é notório no setor imobiliário, visto que existem profissionais voltados exatamente para o “home staging”, que consiste em fazer pequenos reparos e alterações na propriedade para vendê-la por muito mais.

Você pode extrapolar o conceito e utilizá-lo em seu próprio benefício, fazendo algumas melhorias em estrutura, mobília e acabamento. Ainda que sua prioridade não seja uma eventual negociação, é sempre bom saber que você está tornando o lugar mais agradável e, de quebra, está reforçando o patrimônio da sua família.

Como pensar na decoração inovadora na arquitetura para sua casa?

Se você chegou até aqui, você já descobriu a importância da decoração no ambiente da casa. Sendo assim, é muito provável que já esteja querendo fazer algumas mudanças ou melhorias no seu imóvel. Pra ajudá-lo nesse desafio, separamos algumas dicas simples. Continue lendo e descubra quais são!

Faça a iluminação de acordo com ambiente

O primeiro passo para pensar na decoração inovadora na arquitetura para sua casa é ficar atento a cada ambiente, de maneira separada. Isso é muito importante porque cada local tem sua função e suas características, devendo manter certa consonância com o resto do imóvel, mas sempre respeitando as próprias peculiaridades.

Nos quartos, por exemplo, a iluminação deve ser suave, para não atrapalhar os momentos de sono e descanso. O mesmo princípio não se aplica à cozinha ou áreas de trabalho, nas quais você precisará enxergar muito bem. Nesses casos, acrescentar luzes de LED ou spots embutidos em pontos estratégicos pode ser um bom caminho.

Decore cômodo a cômodo da propriedade

O mesmo princípio que se aplica às questões de iluminação deve ser utilizado para os outros parâmetros decorativos. São muitos detalhes a serem pensados e qualquer planejamento fica mais simples se for feito por partes, não é mesmo? A decoração sala de estar, por exemplo, deve considerar não apenas moradores, como eventuais visitas de amigos e parentes.

Já o quarto, que é um cômodo mais íntimo, pode refletir exclusivamente as demandas e necessidades de quem vai utilizá-lo, expondo toda a personalidade dos donos. Use suas cores favoritas e, na hora de comprar a cama, avalie a estética, a qualidade e o tamanho, uma vez que existe uma boa variedade de modelos no mercado.

Capriche ao escolher as cores das paredes

Por fim, não dá para falar em decoração sem falar nas cores das paredes. Nenhuma casa bonita ou de alto padrão sobrevive a uma paleta inadequada, especialmente se ela não refletir o melhor do bom gosto dos proprietários. Um erro muito comum é simplesmente apostar no que está na moda, sem considerar que isso é relativo.

Embora as tendências apontem para tonalidades mais contemporâneas e neutras, como bege, branco, terracota e cinza claro, isso não quer dizer que você não possa exprimir sua personalidade, com alguma parcimônia. Lembre-se que distintas matizes e “nuances” transmitem diferentes sensações a quem está no local.

Ao seguir essas ideias inovadoras para a decoração da sua casa, você deixará o ambiente muito mais agradável e condizente com o estilo de vida que pretende levar. De quebra, ainda estará valorizando o imóvel e garantindo um patrimônio maior para sua família!

Gostou de aprender como trazer ideias inovadoras para a decoração da sua casa? Quer conferir mais posts como este? Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramPinterest e Twitter!

Posts relacionados

Deixe um comentário