Conheça as etapas de construção de um empreendimento

Quando acompanhamos a construção de um empreendimento, parece que o tempo para! Mas, na verdade, o que acontece é que existem muitas etapas pelas quais uma obra precisa passar até ser concluída. Vamos conhecê-las?

1 – O princípio de tudo

A primeira parte de uma obra consiste nos serviços preliminares, tais como: sondagem, projetos, construção do tapume, instalação provisória de água, instalação provisória de energia e construção do canteiro de obra, observando as normas pertinentes para atender os funcionários que trabalharão na obra.

2 – Fundação

Logo após as primeiras providências, vem a parte da infraestrutura que consiste na construção da fundação, que variam com o tipo de solo e podem ser tubulão, sapatas, hélice contínua, entre outros; tratamentos com lençol freático (caso exista), execução das redes enterradas de esgoto/drenagem e concretagem do piso do subsolo.

3 – Estrutura / Vedação

Logo após, vem a supraestrutura, com a construção de: pilares, vigas e lajes. Com a estrutura concretada e seus escoramentos retirados começa a etapa de vedação onde as paredes, vergas e contravergas, são executadas.

4 – Esquadrias

Chegamos à metade das etapas, e a construção já ganha forma com a instalação de esquadrias de alumínio.

Em algumas obras as esquadrias são instaladas logo após a alvenaria (caixilho protegido), já em outras, as esquadrias são instaladas posteriormente (Caixilho com contramarco).

5 – Instalações elétricas

Chegou a vez de deixar a parte elétrica em dia e os fios e cabos são passados.

6 – Revestimento

É hora de partir para o revestimento, fazendo o chapisco, emboço e reboco e gesso liso. Nos locais onde temos dry wall as placas são instaladas

7 – Impermeabilização.

Nessa etapa algumas áreas são impermeabilizadas.

8 – Instalações hidrossanitárias

Nessa etapa, são instalados pex, tubos, registros e prumadas

9 – Cerâmica

Para deixar tudo pronto para a finalização, só falta a instalação de pisos, azulejos, soleiras e rodapés.

10- Instalações elétricas

Chegou a vez de deixar a parte elétrica em dia! Depois dessa etapa terminar, as tubulações, caixas, fios, tomadas e disjuntores estarão devidamente instalados.

11 – Instalações

Nessa etapa os forros de gesso são instalados e as portas de madeira são colocadas em seus lugares.

13 – Pintura

Para finalizar, é hora de deixar tudo bonito por dentro e por fora! E, claro, com as cores mais bonitas. Seladores, massa corrida, tintas e solventes entram em ação! 😉 É feita também uma limpeza fina geral para poder entregar a obra.

 

Ufa! Chegamos ao final! Viu quanta coisa precisa ser feita para que seu imóvel fique prontinho?

Deixe um comentário

Share This