fbpx

Conheça os melhores parques de Ribeirão Preto

4 minutos para ler

Os parques de Ribeirão Preto são famosos pela infraestrutura e belezas naturais. O município está localizado a 315 quilômetros da cidade de São Paulo e recebe muitos turistas interessados nas suas atrações.

Devido à vida corrida nos centros urbanos, as pessoas buscam cada vez mais opções de lazer que resgatem os momentos em família e o contato com a natureza. Por isso, trouxemos uma lista dos melhores parques da cidade. Confira!

1. Über Parque Sul — Roberto Francói

Projetado pelo arquiteto Marcus Cotrim, em parceria com os espanhóis Francisco e Damian Ribas, o Parque Roberto Francói teve o design inspirado nos mais renomados parques mundiais.

Inaugurado em junho de 2017, possui 18 mil metros quadrados de área verde e mirante com vista para o município. As crianças podem se divertir nos brinquedos do playground ou andar de bicicleta no circuito feito especialmente para elas, enquanto os pais se exercitam nos aparelhos de ginástica. Pretende caminhar com seu bichinho de estimação? O local conta com bebedouros para animais, caso sintam sede.

Permanecer conectado nas redes sociais também não é problema para quem frequenta o local. Ele tem Wi-Fi gratuito por toda sua extensão. Com ideias inovadoras, esse é o único parque da cidade totalmente acessível, proporcionando mobilidade e diversão para todos os visitantes. Um verdadeiro paraíso localizado entre os prédios da Zona Sul!

2. Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali

Popularmente conhecido como Parque Curupira, o complexo ambiental reúne todos os dias centenas de pessoas que amam praticar esportes. Com 152 mil metros quadrados, um terreno repleto de trilhas, lagos, pedreiras e cachoeiras, é um dos maiores parques de Ribeirão Preto.

Os visitantes caminham por um terreno que possui uma depressão rochosa, resultado de erupções vulcânicas ocorridas há mais de 60 milhões de anos. Incrível, não? Também podem observar diversos animais, como peixes, patos, pica-paus e saguis. Paineiras, ipês, aroeiras e palmeiras completam o cenário deslumbrante.

Para apresentações, a área de eventos, de 15 mil metros quadrados, tem disponível um palco e espaço com capacidade para 20 mil pessoas. O estacionamento possui capacidade para 200 veículos e fica próximo à entrada, garantindo o conforto dos frequentadores.

3. Parque Dr. Luis Carlos Raya

Aberto ao público em 2004, o Parque Dr. Luis Carlos Raya é outra excelente opção de lazer para quem quer curtir a natureza com a família. São 40 mil metros quadrados de extensa área verde, localizada onde era uma antiga mina de basalto.

O complexo é bem estruturado, dispõe de caminhos asfaltados, banheiros e área de alimentação com mesas e bebedouros. Aparelhos de ginástica, brinquedos para as crianças e pistas para quem deseja correr ou caminhar garantem as atividades ao ar livre.

Há ainda gramados, um lago e duas cascatas, com as mais variadas espécies de peixes.

4. Bosque/Zoológico Fábio Barreto

O espaço abriga o zoológico municipal e é uma das atrações preferidas pelas crianças. Atualmente, são 900 animais de 119 espécies diferentes, como veados, jacarés e cervos. O urso-de-óculos Renan é a atração do lugar. De uma espécie em extinção, ele foi eleito mascote do zoológico, por votação.

Recentemente, foi inaugurado um aquário com 56 espécies de peixes brasileiros e capacidade para 186,5 mil litros de água. Para os que buscam tranquilidade, o bosque tem um jardim japonês e uma bela vista promovida pelo mirante de 45 metros de altura.

Além de proporcionar o contato com a fauna, o zoológico desempenha um trabalho importante de educação ambiental, ensinando estudantes de diversas idades sobre conscientização ecológica. O curso é gratuito e pode ser feito nos meses de janeiro e julho.

Gostou de saber mais sobre os parques de Ribeirão Preto? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer!

Posts relacionados

Deixe um comentário