fbpx

Confira 5 dicas criativas para decoração de quarto infantil

4 minutos para ler
A decoração de quarto infantil é aquela que toda família se dedica a fazer com muito carinho. Embora os pais se preocupem com diversas questões para criar um ambiente aconchegante aos filhos, sempre tem algo importante que pode passar despercebido, como a posição das tomadas, acabamento dos móveis e equipamentos utilizados.
 
Para garantir que você não esqueça nada, elaboramos este post com 5 dicas para compor um dormitório bonito e adequado às necessidades das crianças. Acompanhe!

1. Priorize conforto e segurança

Um quarto decorado nos mínimos detalhes se torna um refúgio divertido e acolhedor para os pequenos. O problema é que eles tendem a querer explorar cada cantinho desse ambiente, e isso pode ser perigoso.

Para evitar acidentes, mantenha as tomadas escondidas atrás dos móveis ou troque-as por modelos altos, que ficam fora do alcance. Outra alternativa é usar placas de segurança próprias para tomada. Elas cobrem o equipamento e são de difícil remoção.

Outros cuidados que podem ser tomados:

  • instalação de telas nas janelas;
  • aplicação de protetores de porta;
  • grades em berço, beliche e bicama;
  • utilização de piso macio/emborrachado.

2. Acerte na escolha dos móveis

A decoração de quarto infantil é composta por peças básicas, como guarda-roupa, cômoda, cama ou berço e criado mudo. Dependendo da área disponível, você também pode investir em jogo de mesinha com cadeiras, pufes e poltronas.

Mas atenção: os móveis desse espaço devem ser funcionais e resistentes. Ou seja, nada de escolher modelos feitos com materiais frágeis ou que quebrem com facilidade, como o vidro. A madeira, MDP ou MDF são excelentes opções e têm bom custo-benefício.

Algumas camas e berços ainda trazem nichos e gavetas para guardar objetos e roupa de cama. Com relação ao design, prefira peças com linhas curvas e bordas arredondadas. Se não for possível, a saída é instalar protetores de quina nos cantinhos pontiagudos.

3. Invista em cores e revestimentos na parede

Dormitório infantil sem elementos coloridos não tem graça, certo? Porém, não é interessante preencher o lugar com muitos acessórios e itens decorativos, pois eles podem causar acidentes e contribuir para que a bagunça se instale rapidamente.

Nesse caso, o ideal é caprichar na composição das paredes. Você pode usar pintura em um único tom, fixar adesivos ou papel de parede, colar tecidos e até aplicar peças de revestimento diferenciadas, como pastilhas ou cerâmicas estampadas.

Outra ideia interessante é criar móbiles suspensos e pendurá-los no teto do quarto ou em frente às janelas. Falando em janela, você tem a possibilidade de cobri-la com uma persiana colorida  ótima para complementar paredes brancas com tons vivos.

4. Use brinquedos na decoração de quarto infantil

Cansou de ver pecinhas e pelúcias espalhadas pela casa? Pois saiba que é possível dar uma nova utilidade aos ursinhos, carrinhos, bonecos e jogos do seu filho. Em vez de guardá-los em armários e baús, por que não exibi-los em nichos e prateleiras?

A solução fica interessante, dá um toque divertido ao quarto e libera espaço para que outras coisas sejam armazenadas nos locais de depósito dos brinquedos. Para a criança, fica até mais fácil identificar e encontrar o item desejado na hora de brincar.

5. Invista na iluminação indireta

A iluminação certa pode devolver o sono às crianças que têm dificuldade para dormir. Para isso, vá além das lâmpadas centralizadas no teto do cômodo. Você pode incluir luminárias, fazer um projeto com spots embutidos em gesso ou instalar cordões de luzes.

A claridade emitida a partir de diferentes pontos cria iluminação indireta e mantém o ambiente visualmente confortável. Com esses recursos, a decoração de quarto infantil com certeza contribuirá para uma noite mais tranquila.

Gostou das ideias deste post? Para complementar o assunto, confira as nossas dicas para decorar um belo quarto de casal!

Posts relacionados

Deixe um comentário